Junior Mayer Posted March 17, 2012 at 09:17 PM Report #444387 Posted March 17, 2012 at 09:17 PM Menor lance único é um sistema de leilão, no qual o apostador informa um valor que ele acredita será o menor e único, ou seja, não possui repetição. O ganhador leva o produto leiloado pelo valor que foi apostado. Escreva um sistema para cadastrar os lances dos apostadores (um apostador pode apostar vários lances), cada aposta deverá conter: data da aposta (obter do sistema), nome do apostador, telefone para contato e o valor apostado. Ao final o sistema deverá fazer a verificação das apostas e identificar o menor valor apostado e único. Caso haja, o sistema exibirá o nome do apostador, telefone para contato e o valor apostado. No caso de não haver ganhador, o sistema deverá exibir uma mensagem indicando o prêmio está acumulado. O prêmio equivale a 60% (sessenta) do montante arrecadado com os lances. Logo abaixo esta o meu código. Não conseguir. Quem quiser aproveita, corrigir os bugs e concluir agradeço. program lance_unico; uses crt,dos; type Tdata = record dia,mes,ano: integer; end; type TApostador = record nome : string[20]; lance: real; fone : string[10]; data:Tdata; end; var arquivo: file of TApostador; reg:TApostador; opcao:char; qtde_depois, qtde_antes: integer; dia,mes,ano,dia_semana:word; procedure menu_principal; var i:integer; begin clrscr; //tabela com menu principal for i := 30 to 60 do begin textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,8); write(#196); textbackground(1); textcolor(1); gotoxy(i,9); write(#196); textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,10); write(#196); textbackground(1); textcolor(1); gotoxy(i,11); write(#196); textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,12); writeln(#196); end; textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(36,8); writeLN(' MENU PRINCIPAL '); textbackground(1); textcolor(14); gotoxy(34,9); writeLN(' 1 - CADASTRAR APOSTAS '); textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(34,10); writeLN(' 2 - LISTAR APOSTAS '); textbackground(1); textcolor(14); gotoxy(34,11); writeLN(' 3 - EXIBIR GANHADOR '); textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(34,12); writeLN(' 4 - SAIR DO JOGO '); end; procedure cadastrar_apostadores; begin //nomear o arquivo assign(arquivo,'c:\Users\JUNIOR\Downloads\Unititled1.pas'); //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, não houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro, arquivo foi criado rewrite(arquivo); write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); write ('Informe o valor do lance:(De 0.01 a 100.00 R$): '); readln (reg.lance); while(reg.lance <=0 ) or (reg.lance >100) do begin writeln('lance invalido!'); write('digite o valor correto: '); readln (reg.lance); end; write('Informe Fone:'); readln (reg.fone); getdate(ano, mes, dia, dia_semana); reg.data.ano:=ano; reg.data.mes:=mes; reg.data.dia:=dia; // obter a quantidade de registros, antes de gravar qtde_antes := filesize(arquivo); // deslocar para o final do arquivo seek(arquivo, filesize(arquivo)); //persistir no arquivo write(arquivo,reg); // obter a quantidade de registros, depois de gravar qtde_depois := filesize(arquivo); if (qtde_depois > qtde_antes) then writeln('Registro gravado com sucesso!') else writeln('Erro: Registro nao gravado com sucesso!'); close(arquivo); end; procedure listar_apostas; var i:integer; begin //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, não houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write(' nao existe apostas feitas') else begin // deslocar para o início do arquivo seek(arquivo, 0); for i := 1 to filesize(arquivo) do begin // ler do arquivo read(arquivo, reg); // exibir a informação que foi lida writeln('REG',i - 1,':NOME : ', reg.nome,' LANCE: ', reg.lance:2:2); writeln(' TELEFONE: ', reg.fone,' DATA: ', reg.data.dia,'/',reg.data.mes,'/',reg.data.ano); writeln('========================================'); writeln; end; end; close(arquivo); end; procedure verificar_ganhador; var i,j,posicao,qtd:integer; menor_lance:real; begin //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, nao houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write('nao existe aposta') else begin menor_lance:=100; qtd:=0; //deslocar para o início do arquivo seek(arquivo, 0); for i := 1 to filesize(arquivo) do begin // ler do arquivo read(arquivo, reg); if(reg.lance < menor_lance) then begin qtd:= qtd +1; menor_lance:= reg.lance; posicao:= i-1; end; end; end; //deslocar para posicao do ganhador no arquivo seek(arquivo,posicao); //ler o registro ganhador read(arquivo,reg); writeln('ganhador: ', reg.nome); writeln('menor_lance:',menor_lance:2:2); close(arquivo); end; begin clrscr; repeat clrscr; menu_principal; writeln; gotoxy(34,14); write('digite sua opcao: '); opcao:=readkey; writeln(opcao); textbackground(0); case (opcao) of '1': begin textcolor(12); writeln; writeln('CADASTRAR APOSTAS'); writeln; textcolor(9); cadastrar_apostadores; end; '2': begin textcolor(12); writeln; writeln(' APOSTAS CADASTRADAS '); textcolor(9); listar_apostas; end; '3': begin textcolor(12); writeln; writeln(' GANHADOR '); textcolor(9); verificar_ganhador; end; '4': begin textcolor(12); writeln; write(' volte sempre'); end; end;//fim do case readkey; until(opcao='4'); end.
thoga31 Posted March 17, 2012 at 09:20 PM Report #444389 Posted March 17, 2012 at 09:20 PM Logo abaixo esta o meu código. Não conseguir. Quem quiser aproveita, corrigir os bugs e concluir agradeço. Não estás a conseguir... o quê, exactamente? Agradeces porque assim te faziam a paparoca toda - detectar os erros, corriji-los e colocar aqui o código novo. Por isso, o que é que não está a funcionar e em que parte do código é que não está a funcionar correctamente? Desbobina isso. Knowledge is free!
Junior Mayer Posted March 17, 2012 at 09:32 PM Author Report #444390 Posted March 17, 2012 at 09:32 PM Não estou conseguindo validar os dados. Por exemplo: Na parte nome só aceitar letras e na parte valor só aceitar números, se digitar algo diferente voltar e pedir denovo. No final pegar o menor lance e único e colocar com vencedor, o Nuno aqui do forum me deu uma dica bacana mas não conseguir fazer. Já lendo aqui um livro achei interessante pegar os menores e repetidos lances e separar, dai sobrariam os lances que não se repetem, neles percorria para ver qual o menor, então seria o campeão. E fazer a soma das apostas e colocar 60% para o ganhador. Se alguém puder usar meu código e conseguir agradeço.
nunopicado Posted March 17, 2012 at 09:57 PM Report #444393 Posted March 17, 2012 at 09:57 PM Como eu disse, para o primeiro problema tens de usar o val para impedir letras ao ler o valor. Para o segundo, fazer uma pesquisa completa para verificar potenciais duplicatas. 1º problema Em primeiro lugar, livra-te do While neste caso. Sempre que tens de fazer algo pelo menos uma vez (no caso, ler o input do utilizador), deves usar o Repeat (salvo alguma situação especial). . . var s:String; ErrCode:integer; Invalido:Boolean; . . . write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); repeat write ('Informe o valor do lance:(De 0.01 a 100.00 R$): '); readln (s); // Le o input do utilizador para uma string Val(s,reg.Lance,ErrCode); // Converte a string para um valor real em reg.Lance: Se correr bem, ErrCode será 0 Invalido:=(ErrCode>0) or (reg.Lance<0.01) or (reg.Lance>100); // Verifica se o valor inserido é valido if Invalido then writeln('lance invalido!'); // Se não for, avisa o utilizador until not Invalido; // Repete até encontrar um valor válido. write('Informe Fone:'); readln (reg.fone); . . . Para o segundo problema, sugiro ordenar os registos todos por valor do lance, do menor para o maior. Depois, é só encontrar o primeiro que seja diferente do anterior e do seguinte. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 17, 2012 at 10:27 PM Author Report #444398 Posted March 17, 2012 at 10:27 PM Valeu Nuno!!! 🙂 Deu certo em lance, como faço para colocar em reg.nome não aceitar números só letras, de preferencia mais de três. E em reg.fone tb, cria o repeat para cada um? E sobre comparação no final não estou conseguindo, esta é a verdade. O raciocínio eu entendi. Mas colocar no Pascal é que não consigo. Obrigado Nuno.
thoga31 Posted March 17, 2012 at 10:48 PM Report #444404 Posted March 17, 2012 at 10:48 PM Verifica se só tem letras e tem o número mínimo de caracteres function OnlyLetters_And_HigherThanLimit(Line : String; Limit : word) : Boolean; var i : integer; begin if (Length(Line) >= Limit) then begin // está acima do limite mínimo? OnlyLetters := true; for i:=1 to Length(Line) do begin if (Line[i] in ['0'..'9']) then // tem algarismos? OnlyLetters := false; end; end else OnlyLetters := false; end; Knowledge is free!
nunopicado Posted March 17, 2012 at 11:04 PM Report #444409 Posted March 17, 2012 at 11:04 PM - Dos testes se é só letras é como disse o Thoga. - Sim, tens de fazer um repeat para cada um. - Criar um array para guardar os dados: Exemplo: var ListaOrdenada:array[1..100] of TApostador; Uma vez todos os registos no array, corre um algoritmo de ordenação (Bubblesort por exemplo) no array (se não souberes nenhum, fica atento ao forum, vou ver se faço um e crio um tópico à parte para ele) Depois com um ciclo começas a pesquisar o array. Dentro do ciclo, testas o lance da posição actual com o anterior e o proximo. Se algum deles for igual, passa ao proximo. Se ambos forem diferentes, é esse que precisas. Por fim, mostras o valor. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 17, 2012 at 11:47 PM Author Report #444415 Posted March 17, 2012 at 11:47 PM Nuno, tenha calma comigo, como explicado minha situação é complicada. Olha o que vc me mandou, coloquei e ficou perfeito. write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); repeat write ('Informe o valor do lance:(De 0.01 a 100.00 R$): '); readln (s); // Le o input do utilizador para uma string Val(s,reg.Lance,ErrCode); // Converte a string para um valor real em reg.Lance: Se correr bem, ErrCode será 0 Invalido:=(ErrCode>0) or (reg.Lance<0.01) or (reg.Lance>100); // Verifica se o valor inserido é valido if Invalido then writeln('lance invalido!'); // Se não for, avisa o utilizador until not Invalido; // Repete até encontrar um valor válido. write('Informe Fone:'); readln (reg.fone); Sobre o que thoga31 colocou não conseguir acrescentar aqui. Teria como fazer usando este meu código como o Nuno fez? E só ficaria faltando a ultima parte com o lance menor e único. Aqui no meu só mostra o menor. procedure verificar_ganhador; var i,j,posicao,qtd:integer; menor_lance:real; begin //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, nao houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write('nao existe aposta') else begin menor_lance:=100; qtd:=0; //deslocar para o início do arquivo seek(arquivo, 0); for i := 1 to filesize(arquivo) do begin // ler do arquivo read(arquivo, reg); if(reg.lance < menor_lance) then begin qtd:= qtd +1; menor_lance:= reg.lance; posicao:= i-1; end; end; end; Obs.: O que significa Agradeces porque assim te faziam a paparoca toda e Desbobina isso.
nunopicado Posted March 18, 2012 at 12:06 AM Report #444416 Posted March 18, 2012 at 12:06 AM Nuno, tenha calma comigo, como explicado minha situação é complicada. Tudo calmo... 🙂 Mas como não sabemos o teu nivel de conhecimento de pascal, por vezes podemos dizer algo que esteja acima. Olha o que vc me mandou, coloquei e ficou perfeito. Ainda bem. Para os restantes é inserires aquela função do Thoga no programa, e depois testar: repeat write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); if not OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3) then writeln('Nome inválido...'); until OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3); // = True se a string só tiver letras e for maior que 3 repeat write ('Informe o valor do lance:(De 0.01 a 100.00 R$): '); readln (s); // Le o input do utilizador para uma string Val(s,reg.Lance,ErrCode); // Converte a string para um valor real em reg.Lance: Se correr bem, ErrCode será 0 Invalido:=(ErrCode>0) or (reg.Lance<0.01) or (reg.Lance>100); // Verifica se o valor inserido é valido if Invalido then writeln('lance invalido!'); // Se não for, avisa o utilizador until not Invalido; // Repete até encontrar um valor válido. write('Informe Fone:'); readln (reg.fone); E só ficaria faltando a ultima parte com o lance menor e único. Aqui no meu só mostra o menor. Divide o problema em vários. Por exemplo, este método é talvez o mais simples: 1ª questão: Recolhes numa matriz todos os valores únicos e a sua posição no ficheiro - Sabes trabalhar com arrays e matrizes? Se sim, é só usares um ciclo FOR para ler todos os dados do ficheiro, e de cada vez que lês um registo, percorres a matriz (com outro ciclo FOR por exemplo). Se encontrar na matriz o valor lido, apaga-o de lá. Se não o encontrar, insere-o lá. 2ª questão: Procuras na matriz qual o menor valor. 3ª Questão: mostras o valor Dos 3 problemas, qual é que tens duvidas? PS: paparoca significa papa ou comida. Ter a paparoca feita é uma expressão que significa não ter trabalho a fazer algo. Desbobina é uma palavra usada para indicar a alguém para se explicar melhor, para falar mais. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 18, 2012 at 01:02 AM Author Report #444423 Posted March 18, 2012 at 01:02 AM o teu nivel de conhecimento de pascal Fiz o projeto ate aqui com livro aqui do meu lado, estou vendo tudo agora. Como dizemos por aqui: " A NECESSIDADE FAZ O SAPO PULAR." Coloquei no meu projeto: repeat write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); if not OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3) then writeln('Nome inválido...'); until OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3); // = True se a string só tiver letras e for maior que 3 Onde coloco este aqui: function OnlyLetters_And_HigherThanLimit(Line : String; Limit : word) : Boolean; var i : integer; Não estou sabendo onde colocar no meu projeto. Por isso esta dando erro. Se puderes fazer como acima agradeço. E sobre: - Sabes trabalhar com arrays e matrizes? Estou lendo aqui agora, fiz uns exemplos e estou meio sem entender. Sempre que me ajudar com alguma dica, coloca no projeto como exemplo. E sobre as palavras foi bom, vai enriquecer meu vocabulário agora. Mais uma vez obrigado pela atenção! 🙂
nunopicado Posted March 18, 2012 at 01:26 AM Report #444426 Posted March 18, 2012 at 01:26 AM O que o Thoga te deu foi uma função prontinha. Terás de a colocar antes dos procedimentos todos: . . . var arquivo: file of TApostador; reg:TApostador; opcao:char; qtde_depois, qtde_antes: integer; dia,mes,ano,dia_semana:word; <--- É aqui que inseres o código do Thoga procedure menu_principal; var i:integer; begin . . . Do outro problema: Dizes que estás meio sem entender. Qual parte (das 3 que te mostrei)? Sugiro-te que leias o tutorial de pascal cá do forum, de autoria do Thoga, que explica muito bem as bases do Pascal. Depois de o estudares, terás a tarefa muito facilitada. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 18, 2012 at 02:44 AM Author Report #444428 Posted March 18, 2012 at 02:44 AM Nuno, estou fazendo errado com certeza, olha como fiz: var s:String; ErrCode:integer; Invalido:Boolean; arquivo: file of TApostador; reg:TApostador; opcao:char; qtde_depois, qtde_antes: integer; dia,mes,ano,dia_semana:word; function OnlyLetters_And_HigherThanLimit(Line : String; Limit : word) : Boolean; var i : integer; procedure menu_principal; var i:integer; begin e a outra parte: // houve erro, arquivo foi criado rewrite(arquivo); repeat write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); if not OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3) then writeln('Nome inválido...'); until OnlyLetters_And_HigherThanLimit(reg.Nome,3); // = True se a string só tiver letras e for maior que 3 repeat write ('Informe o valor do lance:(De 0.01 a 100.00 R$): '); readln (s); // Le o input do utilizador para uma string Val(s,reg.Lance,ErrCode); // Converte a string para um valor real em reg.Lance: Se correr bem, ErrCode será 0 Invalido:=(ErrCode>0) or (reg.Lance<0.01) or (reg.Lance>100); // Verifica se o valor inserido é valido if Invalido then writeln('lance invalido!'); // Se não for, avisa o utilizador until not Invalido; // Repete até encontrar um valor válido. Fica mostrando erro. Entendi os FOR, só não sei como fazer.
nunopicado Posted March 18, 2012 at 10:48 AM Report #444432 Posted March 18, 2012 at 10:48 AM Está a dar erro porque não inseriste a função completa. Tens a certeza que fizeste o resto do programa? 🙂 ? Como fizeste os vários procedimentos, terás de inserir a função: var s:String; ErrCode:integer; Invalido:Boolean; arquivo: file of TApostador; reg:TApostador; opcao:char; qtde_depois, qtde_antes: integer; dia,mes,ano,dia_semana:word; function OnlyLetters_And_HigherThanLimit(Line : String; Limit : word) : Boolean; var i : integer; begin if (Length(Line) >= Limit) then begin // está acima do limite mínimo? OnlyLetters := true; for i:=1 to Length(Line) do begin if (Line[i] in ['0'..'9']) then // tem algarismos? OnlyLetters := false; end; end else OnlyLetters := false; end; procedure menu_principal; var i:integer; begin . . . O outro problema (e mesmo a função que o Thoga fez) é mais complexo, é certo, mas é mesmo por isso que precisas de o perceber bem, caso contrário quando chegares à aula, o professor vai ver aquilo e se desconfiar que não foste tu, vai-te perguntar sobre como fizeste, e aí sim, estás tramado ( = ferrado 😄 ). Eu, e os outros do forum, podemos ajudar-te, mas se fizermos simplesmente o procedimento todo, não estarás a aprender nada, e estarás a colocar em risco toda a avaliação dessa aula. Vamos por partes. Daqueles três pontos que falei para resolveres o problema, vamos começar por resolver o primeiro: Citação 1ª questão: Recolhes numa matriz todos os valores únicos e a sua posição no ficheiro - Sabes trabalhar com arrays e matrizes? Se sim, é só usares um ciclo FOR para ler todos os dados do ficheiro, e de cada vez que lês um registo, percorres a matriz (com outro ciclo FOR por exemplo). Se encontrar na matriz o valor lido, apaga-o de lá. Se não o encontrar, insere-o lá. Já sabes declarar a matriz? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
thoga31 Posted March 18, 2012 at 05:46 PM Report #444472 Posted March 18, 2012 at 05:46 PM Aproveito para informar que, na minha função, OnlyLetters deve ser substituído pelo nome da função, OnlyLetters_And_HigherThanLimit. Isto porque o nome original era OnlyLetters e só depois reparei que era necessário limite mínimo de caracteres. 🙂 Knowledge is free!
nunopicado Posted March 18, 2012 at 06:05 PM Report #444481 Posted March 18, 2012 at 06:05 PM Aproveito para informar que, na minha função, OnlyLetters deve ser substituído pelo nome da função, OnlyLetters_And_HigherThanLimit. Isto porque o nome original era OnlyLetters e só depois reparei que era necessário limite mínimo de caracteres. 🙂 LOL, nem reparei. De qualquer maneira, convém o Junior usar a tua função para análise, e depois criar uma dele, caso contrário poderá ter problemas! "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 18, 2012 at 06:10 PM Author Report #444484 Posted March 18, 2012 at 06:10 PM Aqui troquei o nome da função e fiz alguns ajustes e funcionou. Se digitar numero não funciona e se digitar duas letras tb não funciona. 🙂 Vamos agora para o menor e único, aqui esta quase saindo. Um abraço.
nunopicado Posted March 18, 2012 at 06:22 PM Report #444488 Posted March 18, 2012 at 06:22 PM Vamos agora para o menor e único, aqui esta quase saindo. Isso é que eu gosto de ouvir... 🙂 "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
nunopicado Posted March 18, 2012 at 06:28 PM Report #444490 Posted March 18, 2012 at 06:28 PM Já agora Junior, uma dica: Se tentares listar os apostadores antes de os cadastrares (por exemplo, se saiste do programa e voltaste a entrar), dá erro. A mesma coisa se tentares ver o vencedor. Isto acontece porque estás a fazer o Assign ao ficheiro no procedimento de cadastrar, o que está mal. O Assign deverá ser feito logo no programa principal, antes de qualquer outra coisa. É aí que testas se o ficheiro existe, e crias um novo se não existir, e por fim fechas o ficheiro. Assim, ele estará pronto para fazer o reset em qualquer dos procedimentos que chames. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Junior Mayer Posted March 18, 2012 at 06:50 PM Author Report #444496 Posted March 18, 2012 at 06:50 PM Valeu Nuno! 🙂 Está corrigido.
Junior Mayer Posted March 18, 2012 at 08:31 PM Author Report #444511 Posted March 18, 2012 at 08:31 PM Fiz o seguinte: Criei outro arquivo binário auxiliar para guardar os mesmos valores dos lances do arquivo principal; Depois fiz um for i e dentro dele um for j comparado os valores do arquivo principal com o arquivo auxiliar. Bugs: 1 - Quando clico em lista ele não lista. 2 - Quando clico em Ganhador ele não mostra. 3 - Não sei se o FOR esta do jeito que vc me pediu. program lance_unico; uses crt,dos; type Tdata = record dia,mes,ano: integer; end; //ARQUIVO AUXILIAR type TLance = record nome2 : string[20]; lance_unico:real; fone2 : string[10]; data2:Tdata; end; type TApostador = record nome : string[20]; lance: real; fone : string[10]; data:Tdata; end; var s:String; ErrCode:integer; Invalido:Boolean; arquivo: file of TApostador; reg:TApostador; arq_auxiliar: file of TLance; reg2:TLance; opcao:char; qtde_depois, qtde_antes: integer; dia,mes,ano,dia_semana:word; function letras(Line : String; Limit : word) : Boolean; var i : integer; begin if (Length(Line) >= Limit) then begin // está acima do limite mínimo? letras := true; for i:=1 to Length(Line) do begin if (Line[i] in ['0'..'9']) then // tem algarismos? letras := false; end; end else letras := false; end; procedure menu_principal; var i:integer; begin clrscr; //nomear o arquivo assign(arquivo,'c:\teste.pas'); //nomear o arquivo auxiliar assign(arq_auxiliar,'c:\auxiliar.binario'); //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, não houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro, arquivo foi criado rewrite(arquivo); //tentar abrir o arquivo auxiliar {$I-} reset(arq_auxiliar); {$I+} // verificar se arquivo auxiliar foi aberto if (IOResult <> 0) then // houve erro, arquivo foi criado rewrite(arq_auxiliar); //tabela com menu principal for i := 30 to 60 do begin textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,8); write(#196); textbackground(1); textcolor(1); gotoxy(i,9); write(#196); textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,10); write(#196); textbackground(1); textcolor(1); gotoxy(i,11); write(#196); textbackground(7); textcolor(7); gotoxy(i,12); writeln(#196); end; textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(36,8); writeLN(' MENU PRINCIPAL '); textbackground(1); textcolor(14); gotoxy(34,9); writeLN(' 1 - CADASTRAR APOSTAS '); textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(34,10); writeLN(' 2 - LISTAR APOSTAS '); textbackground(1); textcolor(14); gotoxy(34,11); writeLN(' 3 - EXIBIR GANHADOR '); textbackground(7); textcolor(0); gotoxy(34,12); writeLN(' 4 - SAIR DO JOGO '); end; procedure cadastrar_apostadores; begin repeat write ('Informe Seu Nome:'); readln (reg.nome); reg2.nome2:=reg.nome; if not letras(reg.Nome,3) then writeln('Nome invalido...'); until letras(reg.Nome,3); // = True se a string só tiver letras e for maior que 3 repeat write ('Informe o valor do lance: '); readln (s); reg2.lance_unico:= reg.lance; Val(s,reg.lance,ErrCode); // Converte a string para um valor real em reg.Lance: Se correr bem, ErrCode será 0 Invalido:=(ErrCode>0) or (reg.Lance<0.01) or (reg.Lance>100); // Verifica se o valor inserido é valido if Invalido then writeln('lance invalido!'); // Se não for, avisa o utilizador until not Invalido; // Repete até encontrar um valor válido. write('Informe Fone:'); readln (reg.fone); reg2.fone2:=reg.fone; getdate(ano, mes, dia, dia_semana); reg.data.ano:=ano; reg.data.mes:=mes; reg.data.dia:=dia; reg2.data2.ano:=ano; reg2.data2.mes:=mes; reg2.data2.dia:=dia; // obter a quantidade de registros, antes de gravar qtde_antes := filesize(arquivo); // deslocar para o final do arquivo seek(arquivo, filesize(arquivo)); seek(arq_auxiliar, filesize(arq_auxiliar)); //persistir no arquivo write(arquivo,reg); write(arq_auxiliar,reg2); // obter a quantidade de registros, depois de gravar qtde_depois := filesize(arquivo); if (qtde_depois > qtde_antes) then writeln('Registro gravado com sucesso!') else writeln('Erro: Registro nao gravado com sucesso!'); close(arquivo); close(arq_auxiliar); end; procedure listar_apostas; var i,j:integer; begin //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, não houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write(' nao existe apostas feitas') else begin // deslocar para o início do arquivo seek(arquivo, 0); for i := 1 to filesize(arquivo) do begin // ler do arquivo read(arquivo, reg); // exibir a informação que foi lida writeln('REG',i - 1,':NOME : ', reg.nome,' LANCE: ', reg.lance:2:2); writeln(' TELEFONE: ', reg.fone,' DATA: ', reg.data.dia,'/',reg.data.mes,'/',reg.data.ano); writeln('========================================'); writeln; end; end; // ABRIR O ARQUIVO AUXILIAR /SO TESTANDO SE ELE GRAVOU NO SEGUNDO ARQUIVO writeln; writeln; {$I-} reset(arq_auxiliar); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, não houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write(' nao existe apostas feitas') else begin writeln (' REGISTRO 2'); writeln; // deslocar para o início do arquivo seek(arq_auxiliar, 0); for j := 1 to filesize(arq_auxiliar) do begin // ler do arquivo read(arq_auxiliar, reg2); writeln('REG',i - 1,':NOME : ', reg2.nome2,' LANCE: ', reg2.lance_unico:2:2); writeln(' TELEFONE: ', reg2.fone2,' DATA: ', reg2.data2.dia,'/',reg2.data2.mes,'/',reg2.data2.ano); writeln('========================================'); writeln; end; end; close(arquivo); close(arq_auxiliar); end; procedure verificar_ganhador; var i,j,posicao,qtd_igual:integer; menor:real; begin clrscr; menor:=100;// maior valor possivel,qualquer lance sera menor ou igual //tentar abrir o arquivo binario {$I-} reset(arquivo); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, nao houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write('nao existe aposta'); //tentar abrir o arq auxiliar {$I-} reset(arq_auxiliar); {$I+} // verificar se arquivo foi aberto, ou seja, nao houve erro if (IOResult <> 0) then // houve erro write('nao existe aposta'); //deslocar para o inicio dos arquivos seek(arquivo, 0); seek(arq_auxiliar, 0); for i := 1 to filesize(arquivo) do begin qtd_igual:= 0; for j:= 1 to filesize(arq_auxiliar) do begin read(arquivo, reg); // ler do arquivo,essa parte que t dando problema, read(arq_auxiliar, reg2); // se tirar, o programa executa a opcao 3,porem executa errado if (reg.lance = reg2.lance_unico) then qtd_igual:= qtd_igual + 1; //para um lance ser diferente dos outros a qtd // que ser igual a 1,que e o proprio numero no outro arquivo end;//fim do j if(qtd_igual = 1) then //so existe um numero igual,que e ele mesmo no outro arquivo if( reg.lance < menor)then begin menor:= reg.lance; posicao:= i; //posicao do menor no arquivo end; end;//fim do for i writeln('a quantidade de lances iguais e;', qtd_igual); if(menor=100) then //nao tem lance unico write('nao houve menor lance unico') else writeln('menor valor e unico: ',menor:2:2); //deslocar para posicao do ganhador no arquivo seek(arquivo,posicao); //ler o registro ganhador read(arquivo,reg); writeln('ganhador: ', reg.nome); writeln('menor_lance:',menor:2:2); close(arquivo); close(arq_auxiliar); end; begin clrscr; repeat clrscr; menu_principal; writeln; gotoxy(34,14); write('digite sua opcao: '); opcao:=readkey; writeln(opcao); textbackground(0); case (opcao) of '1': begin textcolor(12); writeln; writeln('CADASTRAR APOSTAS'); writeln; textcolor(9); cadastrar_apostadores; end; '2': begin textcolor(12); writeln; writeln(' APOSTAS CADASTRADAS '); textcolor(9); listar_apostas; end; '3': begin textcolor(12); writeln; writeln(' GANHADOR '); textcolor(9); verificar_ganhador; end; '4': begin textcolor(12); writeln; write(' volte sempre'); end; end;//fim do case readkey; until(opcao='4'); end.
Recommended Posts