Jump to content

Duvida com ficheiros

einstein

Recommended Posts

pretendo criar um programa que abra um ficheiro com o nome definido pelo utilizador e que o imprima no ecra, so que este programa so esta a funcionar para as primeiras palavras de cada linha. O que devo alterar para ler a linha toda?

O código é o seguinte :

#include<stdio.h>
#include<stdlib.h>

int main () {

char ficheiro[80];
char linha[80];
char valor[80];	
FILE * fp;

printf("Indique o nome do ficheiro\n");
scanf("%s",ficheiro);	
fp=fopen(ficheiro,"r");
if (fp == NULL){
	printf("ficheiro nao existente\n");
	exit(0);
}
else {
	while(fgets(linha, 80, fp)!= NULL){		
		sscanf(linha," %s",valor);
		printf("%s\n",valor);
	}
fclose(fp);
}
exit(0);
}

Em relação ao comprimento das string. Qual deve ser?

O código está a ler um máximo de 79 caracteres de cada linha terminada com um newline (ASCII 0x0A). Se sabes o número de caracteres da maior linha podes substituir o 80 por esse valor + 1.

Se não sabes isso escolhes um valor arbitrário grande (1024 ou coisa assim) ou carregas o ficheiro em blocos (por exemplo de 16K), procuras as linhas uma a uma no bloco e copia-as para uma lista de strings, que depois imprimes. Tens de prever que as linhas podem atravessar dois blocos carregados consecutivamente e nesse caso terás de copiar o início dessa linha para o topo do bloco e preencher apenas o resto do bloco.

Já agora, podes usar o fscanf em vez do par fgets e sscanf.

O fgets() lê a linha toda, incluindo o \n.

Depois, com o sscanf() é que "perdes" o que vem depois da primeira palavra.

Deixa de fazer o sscanf() e imprime o conteudo de linha directamente:

while (fgets(linha, sizeof linha, fp)) {
    printf("%s", linha); /* linha contem '\n' */
}

Se uma linha for maior que o espaço disponível, a vez seguinte que corre o ciclo vai buscar o resto da linha.

Outra maneira é fazeres o sscanf() mas aceitares espaços: o "%s" ignora espaços antes e depois das strings.

Para isso usa o "%79c" ou "%79[^\n]". Podes substituir o 79 por um asterisco e passar o valor para argumento

sscanf(linha, "%*c", sizeof valor - 1, valor);

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

O fgets() lê a linha toda, incluindo o \n.

Depois, com o sscanf() é que "perdes" o que vem depois da primeira palavra.

Deixa de fazer o sscanf() e imprime o conteudo de linha directamente:

while (fgets(linha, sizeof linha, fp)) {
    printf("%s", linha); /* linha contem '\n' */
}

Se uma linha for maior que o espaço disponível, a vez seguinte que corre o ciclo vai buscar o resto da linha.

Outra maneira é fazeres o sscanf() mas aceitares espaços: o "%s" ignora espaços antes e depois das strings.

Para isso usa o "%79c" ou "%79[^\n]". Podes substituir o 79 por um asterisco e passar o valor para argumento

sscanf(linha, "%*c", sizeof valor - 1, valor);

Muito obrigado pela resposta da primeira forma funciona. Agora da segunda forma que referiste se eu usar o"%79c", quando o programa vai ler o ficheiro, nao funciona correctamente repetindo algumas partes . . .

Agora da segunda forma que referiste se eu usar o"%79c", quando o programa vai ler o ficheiro, nao funciona correctamente repetindo algumas partes . . .

Oops ... erro meu, sorry.

O "%c" não termina as string correctamente, isto é, não escreve o '\0' no fim da string.

Mas o fgets() funciona e é, a meu ver, a função que melhor se adequa para ler linhas. O "%[]" e o "%c" eram mais como exemplos de outras formas que poderás ver em algum código.

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Oops ... erro meu, sorry.

O "%c" não termina as string correctamente, isto é, não escreve o '\0' no fim da string.

Mas o fgets() funciona e é, a meu ver, a função que melhor se adequa para ler linhas. O "%[]" e o "%c" eram mais como exemplos de outras formas que poderás ver em algum código.

Ah . Ok . Então usando o fgets e sscanf não existe nenhuma maneira?

Ah . Ok . Então usando o fgets e sscanf não existe nenhuma maneira?

Tens que especificar melhor o que pretendes.

Se pretendes ler e tratar linhas o fgets() é o melhor; se pretendes ler linhas e depois separá-las em palavras, fgets() seguido de sscanf("%*s") é uma boa hipótese; se pretendes ler linhas e depois separá-las em inteiros, fgets() seguido de strtol() é uma boa hipótese; ... ... se pretendes tratar a informação sem a noção de linhas, o fgets() provavelmente não deve ser uma boa escolha ...

What have you tried?

Tens que especificar melhor o que pretendes.

Se pretendes ler e tratar linhas o fgets() é o melhor; se pretendes ler linhas e depois separá-las em palavras, fgets() seguido de sscanf("%*s") é uma boa hipótese; se pretendes ler linhas e depois separá-las em inteiros, fgets() seguido de strtol() é uma boa hipótese; ... ... se pretendes tratar a informação sem a noção de linhas, o fgets() provavelmente não deve ser uma boa escolha ...

Apenas pretendo ler e tratar linhas.