Jump to content

Fórum

Pseu
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal, a minha questão é "simples".

Tenho um fórum alojado num servidor gratuito, e como tenho a intenção de reforçar a sua segurança, pretendo construir um de raíz e alojá-lo num sistema .com ou .pt.

O que me suscita a dúvida é o seguinte. Onde fazê-lo e como fazê-lo? Este layout, por exemplo, agrada-me. Em que site/empresa o fizeram? Quais são os custos anuais?

Podes ver em baixo que é SMF:

'SMF 2.0.2 | SMF © 2011, Simple Machines'

Penso que devido a haver muito bom software de fóruns gratuito tipo phpBB, MyBB, SMF... e pagos como IPboard ou Vbulletin, não vale a pena estar a fazer um fórum de raiz, a não ser que queiras fazer pela experiência.

Tens que registar um domínio e mete-lo a apontar par ao teu servidor. Normalmente, as empresas de alojamento fazem isto por ti, os pacotes de alojamento, tipicamente incluem um domínio e já está configurado.

Depois é instalares um software de fóruns lá. Há muitos. A esmagadora maioria são escritos em php e usam bases de dados mysql, como é o caso do SMF que é usado neste site. Esses serviços de alojamento gratuito de fóruns, tipicamente usam software gratuito.

Pesquisa por free forum software e vê qual é que tem as características que tu queres.

Ao "fórum de raíz", estava a referir-me a puder ter um, onde me fosse possível mexer em tudo, adicionar novas funcionalidades (adicionar um chat por exemplo), mudar e instalar templates, modificá-lo, etc. Fazer tudo sem os entraves que o "forunsgratis", onde o meu está sediado, actualmente me coloca.

Começo a perceber aos poucos o que me explicaram. Isto porque não me sinto tão ambientado no mundo da informática.

E já agora, há alguma empresa de alojamento que me aconselham? Que seja segura, credível e com bons preços?

E sobre os pacotes... não faço ideia de quanto tráfego e espaço gasta o fórum que tenho, nem sei onde seja possível ver isso. E digo isto porque depois é crucial na escolha do pacote. Só posso adiantar que em 1 ano e meio tem 30000 mensagens e 200 utilizadores. :S

Obrigado pelas respostas.

Só precisas de alojamento com php e mysql para correr o phpbb.

Essas opções que já incluem o software instalada costumam ser mais limitativas. 10 gigas tambem é um pouco apertado hoje em dia. Pessoalmente acho que não vale a pena estar a preferenciar alojamento em portugal porque a qualidade é no geral mediocre. Péssimos uptimes, lentidão, crateras de segurança, etc.

Mas isto já estou a entrar no domínio de preferências pessoais.

Atenção que a esses 36 euros anuais acresce IVA, logo 36 * 1.23 = 44.28. O espaço de base de dados também pode ser limitativo (50 MB são para todas as mensagens, mensagens entre utilizadores, preferências de utilizador, ...), exceto ficheiros enviados pelos utilizadores, que ocupam espaço em disco (1 GB).

No painel de controlo do teu fórum não tem alguma secção de estatísticas de base de dados, ou tráfego gerado pelos utilizadores? Na secção de ajuda estão presentes estes limites?

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

softklin, não aparece pois como disse é um fórum gratuito e bastante limitado, logo não dá para aceder a nada disso.

E será que me podem sugerir alguns? Portugueses de preferência...

Abraço.

softklin, não aparece pois como disse é um fórum gratuito e bastante limitado, logo não dá para aceder a nada disso.

E será que me podem sugerir alguns? Portugueses de preferência...

Abraço.

Fizeste-me dar uma olhadela pelas principais ofertas em portugal. Já há uns anitos que não dava uma olhadela nisso. Não fazia ideia que em pleno 2012 se continuem a vender planos com 10gigas de tráfego.

O portugal a programar (se ainda não mudou) usa os serviços da trigonosfera.

Os planos parecem-me muito mais equilibrados, em destes deve chegar-te para os gastos com boa folga:

https://www.trignosfera.pt/alojamentos/bronze

Boas novamente povo,

Então é o seguinte:

Eu e uns amigos tinhamos um fórum alojado num servidor gratuito, mas foi à vida porque o servidor foi hackeado. Então gostariamos de re-activá-lo, mas para não voltar a correr o mesmo risco decidimos alojá-lo num servidor pago onde a segurança de certa forma é maior. É é aqui que se prende a minha dúvida.

Em que serviço de hospedagem está este? Qual o pacote que vocês usam (espaço no disco + tráfego)? Pergunto isto porque não tenho noção de quanto o antigo gastava e como este é de grande dimensão (face ao que tinha) é possível estabelecer uma comparação. E era porreiro ter uma ideia para não pagar a mais.

Se me puderem esclarecer agradecia. Grande abraço.

Na altura em que eu fazia parte do staff aqui do p@p, era uma parceria especial. O tráfego andava por volta dos cento e tal gigas por mês mas a esmagadora maioria do tráfego eram donwloads da revista programar e de anexos.

Se não tiveres funcionalidade de upload e download de ficheiros e se usares um software leve, com um tema com poucas imagens, consegues fóruns gigantescos com pouco tráfego. Mas não aconselho menos de 100 gigas para nada. Se por acaso um link para o teu site vai parar às fofocas do facebook, lá se vai o teu tráfego. 100 gigas de tráfego hoje em dia não é nada e custa tuta e meia.