Jump to content

Separadores de Directórios em diferentes SOs

pwseo
 Share

Recommended Posts

NOTA: Tópico dividido (mensagem original).

Outros compiladores Pascal sem acesso à ExtractFilePath

function GetExePath:String;[/quote]
var
   s,r:String;
   i:integer;
   Copia:boolean;
begin
   s:=ParamStr(0); // Atribuimos à variável S o caminho completo do executável
   r:=''; // Limpa a variável de resultado
   Copia:=False;  // Assume à partida que não é para copiar caracteres
   i:=length(s);  // Atribui a i o tamanho do caminho completo
   repeat
      if s[i]='\' then Copia:=True;  // Quando encontrar a primeira '\' activa a cópia (a contar da direita para a esquerda)
      if Copia then r:=s[i]+r;  // Se já tiver encontrado uma '\' (já descartou o ficheiro), copia o caracter lido para a variável de resultado
      dec(i);  // Anda para trás um caracter
   until i=0;  // Pára quando I for 0
   GetExePath:=r;  // Devolve o resultado
end;

Coloca-se aqui um problema importante: em sistemas operativos que não sejam Windows, o separador utilizado é a barra / e não a barra invertida \.

Eu penso que a SysUtils vem com todos os compiladores e portanto não será necessário recorrer a uma função caseira para isto. Além disso, não sei se o Pascal funciona como em C, onde podemos utilizar / como separador e o compilador trata de traduzir isso para o valor utilizado pelo sistema em questão.

Pois, noutros sistemas operativos são necessários os devidos ajustes.

De qualquer maneira a função é só um exemplo de como usar o ParamStr(0)

A ExtractFilePath não existe em todos. Pelo menos no Turbo Pascal não me lembro de existir.

Mas altera-se já a função, e já não deverá haver problemas:

function GetExePath:String;
var
begin
   repeat
      if s[i] in ['\','/'] then Copia:=True;  // Quando encontrar a primeira '\' ou '/' activa a cópia (a contar da direita para a esquerda)
      if Copia then r:=s[i]+r;  // Se já tiver encontrado uma '\' ou '/' (já descartou o ficheiro), copia o caracter lido para a variável de resultado
end;

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Isso continua com o problema de que em *nix os ficheiros podem ter \ como parte do seu nome 🙂

É melhor utilizar compilação condicional para isso 🙂

hmmmm Pois é, não me lembrava desse pormenor! lol

Não entendo porque raio se usam barras no nome! hehehehe

Assim é, usar uma condiçãozinha é o ideal neste caso!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Em *nix podemos utilizar qualquer caractere no nome de um ficheiro excepto a barra / que é utilizada como separador na hierarquia... Por isso a verdadeira questão acaba por ser "porque é que no windows não é da mesma forma que nos outros sistemas operativos?" 😛

lol

Há caracteres que, independentemente do sistema operativo, não deviam pertencer a nome nenhum.

Entre eles: \ / | : ; ,

🙂

Informo as almas caridosas que estão com o problema das barras que até em VB.NET se utiliza a barra "normal", /, em vez da invertida.

Acho que em Pascal dará igualmente a utilização da barra comum... ?

Process.Start("C:\Users\thoga31")  ' Tradicional
Process.Start("C:/Users/thoga31")  ' Funciona na mesma

Nota: este trecho de código abre o Explorador do Windos no directório indicado.

Knowledge is free!

Estranho, aqui em casa esse código não funciona...  🙂

Diz assim: "Caminho não Encontrado. . ."

Porque será?

😄🙂 :)

Já agora, o problema não é usar o \ ou o / com as funções do Pascal. Isso ele cumpre correctamente, mesmo que procures o c:/xpto.txt

A questão levantada é na função criada de raiz usar o / ou o \, consoante o sis. oper., porque nessa fase, não é um caminho, mas sim uma string.

Pronto, resolve-se a coisa assim:

function GetExePath:String;
const
   {$IFDEF Win32}
      PathDelimiter='\';
   {$ENDIF}
   {$ifdef Unix}
      PathDelimiter='/';
   {$endif}

var
begin
   repeat
      if s[i] = PathDelimiter then Copia:=True;  // Quando encontrar a primeira '\' ou '/' activa a cópia (a contar da direita para a esquerda)
      if Copia then r:=s[i]+r;  // Se já tiver encontrado uma '\' ou '/' (já descartou o ficheiro), copia o caracter lido para a variável de resultado
end;

Estranho, aqui em casa esse código não funciona...  🙂

Estranho, aqui em casa esse código funciona...  🙂

A questão levantada é na função criada de raiz usar o / ou o \, consoante o sis. oper., porque nessa fase, não é um caminho, mas sim uma string.

Para quem não tem a SysUtils é uma questão de instalar o Free Pascal em vez de outras maravilhas da natureza informática 🙂

Mas pronto, já resolveste a questão com as Compiler Directives.

Knowledge is free!

E a muito custo diga-se... Tentei fazer uma função o mais basica possível para ver se funcionava até no PascalZIM (não devia ter o que fazer...)...

Claro que agora com as Conditional Defines, se alguém for a tentar a dita função, o PZim explode num cogumelo radioactivo e arrasa quem perto dele se encontrar!  🙂 :)

É bem feito, prá próxima usam um compilador em condições (ou melhor dizendo, usam um compilador...  ?)

Tópico dividido.

E a muito custo diga-se... Tentei fazer uma função o mais basica possível para ver se funcionava até no PascalZIM (não devia ter o que fazer...)...

Então não o fizesses 🙂

De qualquer das formas, fica sempre bem uma função caseira para o efeito. 🙂

Knowledge is free!