Jump to content

problema com definicao de estruturas no .c

aalex
 Share

Recommended Posts

viva, estou com um problema que não estou a conseguir resolver

tenho por objectivo manter nos ficheiro .h apenas a definição das funções, tudo o resto nos .c

o meu problema é quando defino por exemplo uma estrutura, exemplo:

typedef struct s {

....

} *ap;

se por exemplo tiver uma função que retorna um "ap" em qualquer ficheiro .h isto vai dar erro pois o tipo "ap" ainda não é conhecido já que esta no .c

alguém sabe como resolver?  🙂

Pões o typedef no .h (que é incluido pelos outros que precisarem), mas a declaração da estrutura no .c... Isto é:

No .h:

typedef struct s *ap;

e no .c (que tem de incluir o .h):

struct s {
....
};

PS: Desta forma todos os ficheiros que incluam o .h vão conhecer o tipo ap, mas não podem aceder aos campos. Todas as funções que acedem aos mesmos têm de estar no .c que define a struct. Se precisares de aceder aos campos em funções de outros .c, então tens de pôr toda a declaração no .h.

Mantendo a definição da estrutura num .c podes introduzir um "tipo incompleto" no ficheiro .h

struct s; // tipo incompleto; podes usar ponteiros para ele
struct s *fx(void);

Mas o melhor é meteres a definição da estrutura no ficheiro .h.

E, já agora, meteres a definição das funções nos ficheiros .c, mantendo apenas os protóptipos das mesmas no ficheiro .h.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

não existe uma outra forma de colocar as estruturas no .c sem a necessidade de colocar os "protótipos" no .h?

Uma outra solução seria usares void* nos parametros das funções.

Na implementação da função convertes o void* para struct whatever * mais ou menos como se faz para a função de comparação usada no qsort

// header file
void *fx(void *);

// implementation file .c
struct foo { /* whetever */ };
void *fx(void *data) {
    struct foo *value, *parm = data;
    /* usa parm->membro para atribuir valores a value->membro */
    return value;
}

// usage
#include "foo.h"
void *opaque = fx(NULL);
while (opaque) opaque = fx(opaque);

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

o chato é depois ter de fazer imensos castings

Não, não tens de fazer casting nenhuns se construires o código a pensar nisso. No meu exemplo acima, por exemplo, não há nenhum cast.

Em C, o tipo void* é compativel com ponteiros para qualquer tipo de objecto; ou seja o compilador faz as conversões necessárias (se houver) automagicamente e podes aceder ao "tipo base" normalmente. Estás a compilar C++, talvez?

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
// outro exemplo
struct whatever {
   int data;
   /* ... */
};

int cmp(const void *a, const void *b) {
   const struct whatever *aa, *bb;
   // valores de tipo void * são compativeis com objectos de tipo struct whatever *
   // por isso as atribuições seguintes são válidas sem cast nenhum (atencão ao const)
   aa = a;
   bb = b;
   return aa->data - bb->data;
}

int main(void) {
   struct whatever x[4] = {{7}, {4}, {9}, {2}};
   qsort(x, 4, sizeof *x, cmp);
   if (x->data != 2) puts("Oops");
   return 0;
}

Podes ver que o ideone não se chateia pela ausencia dos casts.

Em C, muitos casts são completamente desnecessarios (para não dizer que são um erro) e indicam que o autor do codigo não sabe "falar" C --- ou que esta a tentar escrever codigo fonte para mais que uma linguagem. Onde os casts sao necessarios e nas funcoes declaradas em <ctype.h>, nalguns casos de printf() ("%p"), abuso da linguagem, e pouco mais.

Talvez te interesse ler um artigo do Richard Heathfield em que explica porque os casts sao desnecessarios e ate errados. (Nota: o artigo nao se encontra disponivel no endereco original, por isso o link vai para o wayback archive.)

What have you tried?

existe alguma razão para não quereres colocar o

typedef struct s {
....
} *ap;

no .h ???

Normalmente eu uso isso em API's em que não quero que quem a vai usar saiba o que está na estrutura 🙂   Por isso apenas ponho a typedef no header, e a declaração da struct no .c, tal como disse no meu post. Normalmente para Handlers e coisa e tal...  Muitas vezes também os defino como void *, como disse o pmg.

Normalmente eu uso isso em API's em que não quero que quem a vai usar saiba o que está na estrutura 🙂   Por isso apenas ponho a typedef no header, e a declaração da struct no .c, tal como disse no meu post. Normalmente para Handlers e coisa e tal...  Muitas vezes também os defino como void *, como disse o pmg.

então usa os tipos opacos ... não existe necessidade de void *

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p