Jump to content

Maneira mais Fácil de Exportar para pdf com Visual Basic 2010

Recommended Posts

Ao longo dos tempos tenho procurado varias maneiras de exportar para pdf e exprimentei várias, desde CrystalReports até ITextSharp.

Então surgiu-me a seguinte ideia(não sei se alguém já fez isto).

1º Criei uma base de dados em Access.

2º Criei uma tabela com os campos que necessitava para o pdf.

3º Criei um Relátorio com os campos da tabela.

4º Criei uma macro para exportar o relatório para pdf para a pasta C:

5º Adicionei um módulo ao vb com o nome "criarpdf", adicionei o seguinte código.

Imports Microsoft.Office.Interop
Module criarpdf
    Sub PDFRelatorio()
        Dim Adb As New Access.Application
        Adb.OpenCurrentDatabase(Application.StartupPath & "\" & "Database1.accdb")
        Adb.DoCmd.RunMacro("criarelatorio")
        Adb.CloseCurrentDatabase()
        Adb.Quit()
    End Sub
End Module

6º Adicionei a Referência "Microsoft Access 14.0 Object Library"

7º Agora é só mandar o vb ir buscar o ficheiro ao c: e perguntar ao utilizador onde quer guardar.

Espero que Gostem

EDIT: GeSHi adicionado

Tiago Simões Marques

Não acho a mais fácil, uma vez que o mais certo é uma dia mais tarde teres dores de cabeça por causa da referencia "Microsoft Access 14.0 Object Library", basta o utilizador final ter uma versão do office diferente dessa para os problemas começarem...

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Não acho que virás a ter problemas se utilizares sempre a mesma basedados.

E acho mais fácil que o crystal reports, porque se o utilizador já tiver outro programa a utilizar crytalreports ai vais ter problemas.

E o ITextSharp tens que fazer muito código.

Por isso é que eu considero a maneira mais fácil

Tiago Simões Marques

Adicionei a Referência "Microsoft Access 14.0 Object Library"

Em vez de utilizares diretamente classes dessa dll, declara tudo como object, desta forma não precisas de adicionar essa library como referência, e a aplicação fica independente da versão do office/access que o utilizador final tenha instalado.

Boas a todos

Aproveito o topico para fazer a seguinte pergunta:

O topico que o camarada Tiago Simões Marques abriu, serve para criar relatorios em pdf,se bem entendi,certo?

Então, eu tenho umas facturas e queria guarda-las em BD e ao mesmo tempo gravar em pdf.

Com o codigo que o camarada Tiago Simões Marques colocou, isso é possivel?

A minha bd é em SQL

Cumprimentos

Eu ja li o topico e fiquei meio confuso.

Isto porque eu não percebo muito de vb e o forum tem-me ajudado imenso nesse aspecto. E no estagio que estou a realizar, pediram-me para criar um botão em que desse para guardar as facturas ,dos computadores comprados, em pdf.

Então tenho um form em que tenho 2 textbox: 1 com numero de factura outro com fornecedor e um Calendario.

Preenche-se as textbox e seleciona-se uma data.

Até aqui está a dar tudo bem,porque está a guardar na bd, a minha maior dificuldade é colocar o mesmo botão que insere na bd,gravar em pdf.

Fiz-me entender?

Ja percorri varios foruns e sites e cada vez fico mais confuso. Quando li este topico pareceu-me ser o mais facil para mim.

Que opinião,me dão?