Jump to content

error C2198 e C2082

ASHASHIN
 Share

Recommended Posts

Boas, estava a tentar fazer com que um programa imprimisse uma cadeia de chars quando o resultado de de uma soma fosse maior que outra soma e, imprimisse outra cadeia caso contrário (código abaixo). O que acontece é que o visual c++ express 2010 diz que eu estou a declarar mal as variáveis (erros C2198 e C2082)

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <math.h>

char calcs (char*a, char*b, int c, int d, int e, int f);

int main (void)
{
calcs ();
return 0;
}

char calcs (char*a, char*b, int c, int d, int e, int f)
{
char a[1024];
char b[1024];
int c;
int d;
int e;
int f;

scanf_s ("%ca", &a);
scanf_s ("%ca", &b);
scanf_s ("%lf", &c);
scanf_s ("%lf", &d);
scanf_s ("%lf", &e);
scanf_s ("%lf", &f);

return c+e > d+f ? printf ("%a") : printf ("%b");
}

P.S: se encontrarem alguma coisa no código que esteja mal (para além da declaração de variáveis) agradecia que me avisassem 🙂

Não podes re-definir as variaveis depois de as teres definido na "assinatura" da função

char calcs(char*a, char*b, int c) { /* ... */ }

Dentro da função a é um char*; b é um char*, c é um int, etc ...

Não é possível redefinir, nem que seja para a mesma coisa.

Se queres as variaveis definidas na assinatura da função, tira-as do código. Se preferes defini-las no código, tira-as da assinatura da função.

Outros pontos dignos de nota:

1) Usas um protótipo para a função calcs() que não respeitas dentro da função main.

Basicamente tem tudo de estar de acordo em todas as vertentes.

Se o protótipo diz que a função tem 6 parametros, quando chamas a função fornce 6 argumentos!

2) A função scanf_s() não é reconhecido pelo Standard. Possivelmente o teu compilador fornece-a como extra.

Se queres fazer um programa que funcione em todos os compiladores de C (sem extra) usa scanf()

3) Não conheço os particulares da função scanf_s(), mas assumindo que são parecidos com os da função scanf(), a string de conversão e o tipo de variável têm que estar de acordo.

Na função scanf(), a string de conversão "%c" "quer" um ponteiro para caracter que estás a fornecer; o "a" seguinte não faz nada.

a string de conversão "%lf" "quer" um ponteiro para um double, mas estás a fornecer um ponteiro para um int. Não faças isso: tem tudo de estar acordo com tudo.

4) Por último; a tua última expressão de return está a fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Sugiro que dividas em duas ou mais instruções que façam uma só coisa cada.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

obrigado pela resposta e pelas dicas  🙂

em relação à funcão scanf_s, eu utilizei-a porque o na altura da compilação aparecia um aviso a dizer que a função era insegura e, nas aulas o professor avisou que deviamos ter atenção também à segurança quando estivessemos a programar

em relação à funcão scanf_s, eu utilizei-a porque o na altura da compilação aparecia um aviso a dizer que a função era insegura e, nas aulas o professor avisou que deviamos ter atenção também à segurança quando estivessemos a programar

O problema de seguranca com a funcao scanf aplica-se apenas quando a string de formatacao 'pede' um buffer (basicamente "%s" ou "%[...]"). Nestes casos, se o utilizador escrever um input que nunca mais acaba, esse input iria ser escrito no tal de buffer que nao tem espaco suficiente para o input: causando buffer overflow.

Para evitar buffer overflow no scanf, limita sempre o input ao espaco disponivel.

Alem disso verifica sempre se o resultado do scanf é o esperado, ou seja, basicamente se é o numero de variaveis a atribuir.

char name[30], address[256];
if (scanf("%29s", name) != 1) /* erro */
if (scanf("%255[^\n]", address) != 1) /* erro */;

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!