Jump to content

Buffered/unbuffered stdin

Dr_Lion
 Share

Recommended Posts

Ora mais uma vez boa tarde a todos.

A minha dúvida hoje prende-se com o método para efectuar uma leitura do teclado (standard input), mas sem que o programa fique em espera por causa dessa mesma leitura.

A ideia seria dentro de um ciclo, ter uma leitura, e depois o resto do processamento do ciclo, no entanto se o utilizador não introduzir nada o ciclo segue o seu caminho, e quando o utilizador introduzir uma tecla ela será tratada quando o ciclo voltar a passar por esse ponto.

Isto é o que preciso de fazer, no entanto não sei bem por que palavras pesquisar, e na net também não me estou a safar muito bem, alguém tem sugestões?

Creio que não é necessário recorrer a coisas complexas como threads e afins.

Desde já agradeço a todos pelo tempo dispensado.

Ora bem, respondendo ás várias questões, já encontrei umas soluções  em código na net e afins.

Agora não estou no pc onde tenho as funções, mais tarde já as posto. o sistema que uso é o ubuntu 10.04 - 11.10

Decidi recorrer á função kbhit disponível no borland ou no dev C para windows, para linux tive que criar a "minha" biblioteca.

Basicamente a funcão kbhit() verifica se uma tecla foi premida sem bloquear o programa à espera que essa mesma tecla seja premida.

Também experimentei outra função, a getch, para ler a tecla sem que esta fosse escrita na consola, no entanto, combinando as duas funções o resultado não era o esperado,( nomeadamente o programa ficava bloqueado á espera que introduzisse uma tecla) pelo que abdiquei da função getch.

Não foi necessário recorrer a threads e afins, nem á biblioteca ncurses, pois também li que era possível só funcionar nas janelas.