Jump to content

Programação de balanças

araujor
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho um projecto em mãos para desenvolver um software de programação de balanças, a desenvolver em c# .net4.0 através de uma

porta de série... Tou com dificuldades sobretudo em enviar dados para a balança pois preciso de estabelecer um protocolo de comunicações com a máquina, através de comandos ...

Protocolo 255caracteres

[EOT] [ENQ] [DLE] [sTX] [ETX] [LRC] com polling...

O computador envia um pacote [EOT] 00 [ENQ] a máquina supostamente deveria retornar um [DLE] 0 e aí o computador envia os dados

[sTX] dados... [ETX] [LRC] a balança responde com um DLE 1 (recebido) e de seguida [EOT]

Não consigo enviar o pacote inicial, ([EOT] 00 [ENQ]) embora se fizer apenas

byte[] tosend = new byte[1] {0x05};  em que 0x05 corresponde ao ENQ (ASCII)

serialport.write(tosend, 0, 1);

o simbolo de comunicação aparece no ecra da balança, de certa forma consegui por o computador a ler o buffer da balança

mas esta apenas retorna caracteres AT 0 0 0 3 9....

Alguém me pode dar uma luz acerca deste assunto?

Muito agradecido....

coloca aqui o modelo da balanca, e, de preferencia, um atalho para o protocolo. parece-me estranho o protocolo comecar com EOT (end of transmission) mas e possivel. Verifica que tens os parametros de coneccao correctos (baudrate, data bits, paridade, stop bits e handshake).

Desculpem os erros mas tou no telemovel com teclado Ingles.

oh carago... Se tens um programa a funcionar, já tens maneira de sacar informação 😄

Só tens de pendurar uma outra porta no cabo e vês os dados que estão a ser transmitidos. Não te sei ajudar com as ligações, talvez o bubulindo te consiga dar umas dicas acerca disso, no sub-fórum de electrónica. Normalmente tenho alguém que me trata disso quando preciso 😄

De qualquer forma vou dar uma vista de olhos ao equipamento logo que possa, e digo-te algo.

Ou melhor, nem precisas de andar a inventar... Existe SW que te consegue apanhar o que passa na porta... Como exemplo tens o Serial Port Monitor da Eltima. Não é gratuíto mas permite-te usar durante 14 dias em trial. Cheguei a sacar para testar, mas depois acabei por não precisar, já que no meu caso as comunicações eram 485 e optei por "sniffar" o cabo.

Não tinha pensado nisso, mas é uma boa pratica  ?...

Não sei é como pendurar outra porta no cabo, tou a usar um cabo usb-serial mas entretanto fiz o download do programa

e fiz algumas experiencias uma vez que permite adicionar sequencias de caracteres em vários formatos e enviar ficheiros...

Apercebi-me que a balança faz uma especie de ping de x em x tempo e usa comandos ou activex (IRP_MJ_ ...),

é possivel enviar informação a partir deste metodo?

Tens aqui mais material, embora não tenha o protocolo:

http://www.europesagem.com/uploads/elementos/ele248-ri0hrccd1ezrcme.pdf

Faz upload do protocolo para dropbox, divshare, ou qq coisa do género, e manda-me por pm o link.

Não percebi o que queres dizer com activex... a balança não deve usar nada de muito sofisticado. Provavelmente tem é o que se chama uma trama de vida, enviada de X em X tempo para testar a conexão.  É muito usado nos protocolos de série, para detectares se existe ou não quebra de ligação e muitas vezes é usado para transportar dados. Como a balança tem uma opção para mostrar se há ligação ou não é provável que seja mais isso.

ok, acho que tenho 2 reparos a fazer.

Estavas a tentar enviar o comando de pooling, mas parece-me que só estavas a usar 3 bytes. São 4:

[EOT]  D1 D2 [ENQ] 

Em que D1 e D2 são o endereço da balança. Podes ter várias balanças penduradas na ligação usando para isso adaptadores rs232/rs422. Este endereço é configurado na própria balança. Vê o ficheiro que postei acima, a partir da página 35 (comunicações).

Antes de continuares a tentar seja o que fôr acho melhor tentares perceber essas configurações e configurar a balança correctamente.

Referiste que ela te devolve comandos AT, pelo que é possível que esteja configurada para comunicar directamente com um modem.

Ta dificil ir byte a byte,

conheces algum tutorial para comunicar com a balança através de comandos AT? é que esses tou a "snifá-los todos"  😄 a unica coisa que apanha são os status da ligação, creio que a solução vai ser mesmo essa...

Boas de certa forma consegui "falar com a balança" ela já retorna NAK quando envio [sTX] dados.... [ETX][LRC]

eu penso que é o calculo do LRC que sinceramente tá me a deixar maluco...

Para enviar os dados uso serialport.write(encbyte, o encbytes.lenght);

envio byte a btye...

Alguma dica para resolver isto?

Boas, antes de mais agradeco a tua disponibilidade e ajuda...

Neste momento já consigo programar a balança...

Depois de terminar este projecto irei postar um tutorial com o funcionamento deste protocolo...

Irei faze-lo com muito gosto visto que a mentalidade das pessoas tem que mudar muito neste país...

primeiro porque passei muitas horas a tentar resolver isto, dias, sensivelmente 2 a 3 semanas,

o distribuidor das balanças não disponibilizou a informação necessária por mau gosto "uma espécie muito rara" de

ganância mas infelizmente muito comum neste país.

2/3 semanas de tempo perdido mas reconfortante quando uma pequena da estutura do protocolo ou até mesmo um algoritmo de

5 linhas poupava todo este tempo.

Pessoal, partilhem!

Nao partilhou, nem a maioria partilha. trabalho com varios dispositivos que usam protocolos proprietarios, e e sempre o cabo dos trabalhos para conseguir os protocolos, principalmente quando perdem dinheiro, ou deixam de ganhar.

No teu caso, existe uma empresa que vende o sw para configurar as balancas. Provavelmente o distribuidor tambem ganha qualquer coisa com isso, por isso nao lhe interessa concorrencia.

ja era de esperar.. la fora nao se importam de disponibilizar toda a informacao, so pa teres uma pequena ideia a primeira semana foi perdida pk forneceram a pinagem do cabo serial errada... o resto foi a tentar decifrar o protocolo por suposicoes... entao quanto mais sw existir para as balancas deles melhor.. mais balancas eles vendem..