Jump to content

Software para desenho de uma rede numa planta

Sofia-Fonseca
 Share

Recommended Posts

Boas!

Preciso de um software tipo: floor plan ou autocad para criação de uma planta de uma sala em que seja possível identificar os elementos que compões a rede (pcs, routes, switchers, calhas tecnicas, pontos de rede, etc...).

ponto 1: tem que ser software livre.

ponto2: permitir imprimir com as marcações das cotas.

ponto3: caso não traga uma biblioteca de componentes de rede, que permita desenhar objectos em 3d (quanto muito 2d).

ponto 4: tem que possibilitar a visualização e impressão em 3d.

OU

pelo menos que obedeça ao ponto 2 e 3.

Desde já agradeço. 😄

Boa noite,

Que eu conheça e tenha trabalhado, existe o Microsoft Visio. É pago, tem um valor relativamente alto, mas vale cada cêntimo, pois as funcionalidade e capacidade de integração com outras ferramentas é muito boa. Eu uso-o regularmente, até mesmo para manter um registo fiel de todos os equipamentos informáticos e cablagem de rede, bem como eléctrica, além da disposição do tradicional mobiliário de escritório, e não tenho a menor razão de queixa. Integra dados em base de dados MS-SQL, aceita dados vindos do WMI. Tem boas funcionalidades.

Alternativas Open-Source, bastante boas, tens o Dia http://dia-installer.de/ e freeware o http://www.networknotepad.com/.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Aproveito este tópico para não estar a abrir outro. Estou á procura de um programa para desenhar redes, mas a ideia seria mais representar fluxo de pacotes em seções tcp, up. Para desenhar redes com router e assim há alguns, e não me preocupa muito, no entanto se encontrasse um que fizesse tudo melhor.

Mas duas características que me interessam mesmo é ser um programa livre, pagos ou trial não tenho muito interesse, e dava preferência para correr em linux.

Desde já agradeço a todos as respostas.

NS-2

De qualquer forma, penso que a tua dúvida acaba por não estar relacionada com o tópico em questão. O tópico é sobre software de criação de plantas de rede. O que tu queres é um simulador de rede.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Em 30/06/2012 às 00:25, KTachyon disse:

NS-2

De qualquer forma, penso que a tua dúvida acaba por não estar relacionada com o tópico em questão. O tópico é sobre software de criação de plantas de rede. O que tu queres é um simulador de rede.

Boas estive a ver o programa que referes, mas parece-me que se trata de um simulador, e o que eu estava a procura era mais do género algo para desenhar, tipo isto:

http://www.rnp.br/newsgen/9901/fig02a.gif

e podia por umas imagens de uns aps/pcs de um lado e de outro. Eu tenho um programa para desenhar diagramas, provavelmente vou tentar com ele, e ver se consigo importar umas imagens de alguns equipamentos, é capaz de ser mais fácil.

De qualquer maneira obrigado pela resposta, pois não conhecia esse programa e parece ser interessante.