Jump to content

Use a cabeça! Programação

Recommended Posts

Pessoal quero saber se alguém já leu o livro “Use a cabela!Programação” Estou querendo aprender a programar. Primeiramente disse que é pela lógica de programação.

Meu pai trabalha numa empresa de criação de sistemas etc… (Contador). E Aí ele foi conversar com os programadores de lá. E recomendaram o “Use a Cabeça! Programação. Por favor pessoal eu quero saber se depois de ler esse livro eu já posso praticar uma linguagem de programação? Ou depois de ler o livro eu preciso de algo a mais para estudar ?

[EDIT:] Retirado o caps.

Convencionalmente, escrever em maiusculas (como fizeste) é sinonimo de gritar.

Por isso peco-te: nao grites aqui no forum por favor.

Escreve com letras minusculas e maiusculas e sinais de pontucao como a grande maioria dos outros membros do forum.

Obrigado.

Quanto ao livro nao conheco. Mas posso dizer-te desde ja, que um livro nao basta para te tornares um programador. Pode ser suficiente para comecar a brincar, mas é muito pouco para qualquer coisa mais a sério.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Desculpas. Como você disse. começar a brincar. mas eu quero começar a brincar sem problemas. Por isso eu queria saber se alguem conheçe. mas pode me recomendar algum livro?

(NÃO ESTOU DIZENDO QUE VOU VIRAR PROGRAMADOR DE UMA HORA PRA OUTRA. 😉)

Olá.

Não conheço o livro. Mas para começar na brincadeira, basta aprenda pela net...

Cumprimentos.

Boas, quanto ao teu livro n tenho conhecimento mas uma coisa posso te dizer, nao gastes dinheiro a comprar o livro sem antes exprimentar a  parte basica de uma linguagem,isto é, declarar variaveis,somas,ciclos,médias...(podes ver como se faz na net!)

Entretanto para começar aconselhava te o pascal(linguagem de baixo nivel) se achares que gostas de programar e que queres dar um proximo passo, passa para a linguagem c/c++(linguagem de nivel medio).. Tutoriais n faltam aqui no forum e na net é uma questao de quereres perder tempo e procurares.

Com isto tudo ja poupas dinheiro durante algum tempo!! Se achares que estas pronto para dar mais outro passo(o que ainda demora o seu tempo..) ai sim, compravas um livro de algoritmia e logica 😉 Nao queiras ir mais rapido que aquilo que podes ir, cada coisa a seu tempo rapaz.

Joao mas e isso. Acho bem capaz de que o livro n tenha ainda o algorimo. e so uma base mesmo. olha so esse texto.

Livro

Alguma vez você desejou aprender a programar com um livro? Se você não tem nenhuma experiência em programação, pode estar imaginando por onde começar. O Use a Cabeça! Programação apresenta os conceitos básicos da escrita de programas de computador – variáveis, condicionais, laço, funções e objetos, – que se aplicam independentemente da linguagem de programação, mas usa exemplos concretos e exercícios na linguagem Python, dinâmica e versátil, para aplicar e reforçar esses conceitos.

Aprenda as ferramentas básicas para escrever programas de seu interesse, e não um software genérico que outra pessoa acha que você deve ter e tenha uma melhor compreensão do que o software pode (e não pode) fazer. Quando você terminar, terá a base necessária para aplicar em qualquer linguagem ou projeto de software que você precisa ou deseja aprender.

Por que este livro parece tão diferente?

Achamos que seu tempo é valioso demais para que você o perca lutando com novos conceitos. Usando a última pesquisa sobre ciência cognitiva e teoria do aprendizado para moldar uma experiência de aprendizado multissensorial, o Use a Cabeça! Programação usa um formato visualmente rico, designado para o modo como seu cérebro funciona, e não uma abordagem com muito texto que acaba lhe dando sono.

Índice

Introdução

1 Começando a codificar: Encontrando seu caminho

2 Dados textuais: Cada string tem seu lugar

3 Funções: Sejamos organizados

4 Dados em arquivos e arrays: Classifique

5 Hashes e bancos de dados: Colocando os dados em seu lugar

6 Programação modular: Mantendo as coisas certas

7 Construindo uma interface gráfica com o usuário: Sendo geui

8 GUI’s e dados: Componentes de entrada de dados

8½ Exceções e caixas de mensagem: Conseguiu a mensagem?

9 Elementos da interface gráfica: Selecionando a ferramenta certa

10 Componentes e classes personalizados: Com um objeto em mente

I Restante: As dez coisas principais(que não cobrimos)

Sinceramente eu n te aconselhava isso.. Tu com esse livro tavas a dar muitos passos a frente... Eu aconselhava te mais uma vez a veres na net como se fazia as coisas basicas.. Se passares para C/C++ eu sou capaz de te arranjar uns resumos da materia, bem mais simples que aqueles que procuras na net mas ate la vai tentando com uma linguagem de baixo nivel para te habituares a logica..

Disse Pascal devido a ser uma linguagem de baixo nivel e caso queiras, poderas participar em concursos com essa linguagem.. mas isso tmb é outro assunto a discutir.

Vai pelo que te digo e começa pelo mais basico.. Vai a parte da linguagem que te interessa(pascal ou outra) aqui no forum e tens la tutoriais para introduçao ate 😉

Começa por Aprender a defenir variaveis(tipo inteiro,string/char,float...) depois começas por aprender a imprimir simples coisas(dependendo da linguagem),começas a ler as variaveis e apartir dai é começar com pequenos exercicios da soma, multiplicação,divisão,...

Apos um dia/uns dias a fazer isto, começas a aprender a trabalhar com ciclos for,while,do while...

Vai por essa lista de coisas que deverias inicializar, caso tenhas alguma duvida, coloca aqui no forum, eu ate te posso dar o meu email mas sinceramente nao deveria ser um bom principio, pois a tua duvida pode ser a duvida de outra pessoa e tu com um simples post aqui no forum estas a ajudar te a ti mesmo a construir o conhecimento e a ajudar outras pessoas que secalhar vao passar pela mesma situaçao que tu 😉

Procura informaçao na net(existe inúmeras coisas acerca disto), testa bem os casos possíveis, e so depois,caso nao consigas ai sim, colocas um post no forum que o pessoal ajuda te 🙂

Lembra te disto, o que é hoje a tua duvida, secalhar é a do outro amanha e que para programação nao basta apenas ler umas coisas, é preciso muita pratica rapaz B)

Os livros head first têm uma reputação aceitável. Não são tidos como grandes referencias nem como tão revolucionários como dizem ser, mas a crítica sobre eles até é em geral positiva.

Contudo, dando uma opinião MUITO PESSOAL, um livro de 500 páginas para um tarefa em que é fundamental a parte de divertimento, sinceramente acho perigoso. Eu não me estou a imaginar a ler 500 páginas para me familiarizar com um meia dúzia de conceitos básicos. É uma seca.

Se fossem 100 páginas, tudo bem, mas 500, grande seca.

O conselho que eu dou: arranja um projecto, uma coisa que precises e implementa-a. Assim, conforme as necessidades aparecem, vai pesquisando e aprendendo.

Boas, eu comecei com c++ e posso-te dizer que não é difícil para começares, penso que existe pela net muita coisa por onde estudares c++ porque é uma linguagem bastante usada, podes procurar por este ebook "Bjarne Stroustrup - The C++ Programming Language", tem tudo o que precisas de saber para começar e por aí fora, se não encontrares diz algo, que eu tenho aqui em pdf.

Cumprimentos,

Rui Fernandes

- Rui Fernandes

Há vantagens e desvantagens em começar com OOP - já vi casos em que são craques em OOP mas são uma treta aquando a estruturação - faltou-lhes o Paradigma Estrutural.

De igual forma, quem se habitua bastante ao PE pode ter dificuldades e resistência em entrar no OOP.

De qualquer das formas, eu, regra geral, aconselho o Paradigma Estrutural para começar: primeiro aprende-se a estruturar bem um programa. Depois de se saber isto, até se torna muito intuitivo estruturar com recurso a OOP. 🙂

Knowledge is free!