Jump to content

Qual a importância do fluxograma?


Sofia-Fonseca
 Share

Recommended Posts

Frequentemente os teóricos embarcam em preciosismos e tornam complicado o que é (devia) ser simples. Se não é fácil de perceber, então está qualquer coisa mal. Um fluxograma é suposto ser uma representação gráfica INTUITIVA de um algoritmo. Um esquema que quando estás a matutar num algoritmo, te sai naturalmente para o papel.

Pessoalmente, quando estou a pensar num algoritmo tenho por hábito desenhar um fluxograma, porque de outra forma perco o fio à meada. Mas regras rígidas e complexas para desenhar fluxogramas, isso dispenso.

Acho que é uma questão pessoal, cada um tem a sua forma de trabalhar.

Link to comment
Share on other sites

O fluxograma está numa "linguagem visual" que abstrai qualquer linguagem textual, que supostamente deveria ser ainda mais fácil de compreender, como o pedrotuga disse.

Cada pessoa é única no processo de compreensão daquilo que lhe é apresentado. Numa turma de 20 alunos, deveria-se fazer 20 apresentações diferentes, cada uma na forma mais adequada para a compreensão de cada individuo... mas isto é utópico  👍

Eu por vezes, entendo melhor as coisas por experiencia própria... podem apresentar as coisas de 1000 formas diferentes, mais ou menos abstractas... mas se eu não experienciar na prática o que acontece, não entendo.

Link to comment
Share on other sites

Para algoritmos simples, eu também considero uma perda de tempo.

Já para algoritmos mais complexos, mais extensos, onde muitas vezes te podes perder e não saber o porquê daquele passo, ou se determinado passo devia estar antes ou depois de um outro... ajuda imenso. A representação visual acaba por facilitar a interpretação do problema, já para nem falar da leitura de quem esteja por fora do código, e mesmo a manutenção a médio prazo do código.

Link to comment
Share on other sites

já para nem falar da leitura de quem esteja por fora do código, e mesmo a manutenção a médio prazo do código.

Um ponto importante, o fluxograma é um método de documentação muito mais eficaz que texto.

No que toca a ser um desperdício ou não depende da abrangência e da especificidade do mesmo... se for um algoritmo simples (que provavelmente é o que estás a seguir se estás agora a iniciar) o fluxograma relativo a esse algoritmo poderá servir de treino na construção dos mesmos.

No meu caso não é o não entender, pois faço o algoritmo sem problemas. Trata-se que após o tempo despendido no algoritmo, não tenho paciência para o fluxograma e caso este não seja indispensável eu dispenso-o.

Se não for para documentação, de que te serve o fluxograma depois do código?

O fluxograma serve para organizares as ideias antes de escreveres código. Principalmente para poderes pensar nas hipóteses e decidires antes de teres começado a codificar para evitar teres muito mais trabalho depois a emendar funções e adicionar funcionalidade (que normalmente é onde os erros aparecem).

Claro que todos somos diferentes. Eu por exemplo consigo visualizar a solução dos problemas pequenos e dispenso fazer fluxogramas para isso. Há quem seja mais eficiente com o fluxograma e só depois passar o código "a limpo". No entanto, algo que passei a usar para substituir fluxogramas na visualização global dum sistema (o fluxograma é específico demais para alto nível) foram redes de Petri onde podes construir um diagrama de estados e eventos para definir o sistema.

Nota que no final de contas, o que importa é a visualização da solução do problema. Daí a opinião de alguns que as regras do fluxograma são dispensáveis na maior parte das vezes (excepto para efeitos de documentação... e mesmo aí depende de quem vai utilizar essa documentação).

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.