Jump to content

Qual a importância do fluxograma?

Sofia-Fonseca
 Share

Recommended Posts

Frequentemente os teóricos embarcam em preciosismos e tornam complicado o que é (devia) ser simples. Se não é fácil de perceber, então está qualquer coisa mal. Um fluxograma é suposto ser uma representação gráfica INTUITIVA de um algoritmo. Um esquema que quando estás a matutar num algoritmo, te sai naturalmente para o papel.

Pessoalmente, quando estou a pensar num algoritmo tenho por hábito desenhar um fluxograma, porque de outra forma perco o fio à meada. Mas regras rígidas e complexas para desenhar fluxogramas, isso dispenso.

Acho que é uma questão pessoal, cada um tem a sua forma de trabalhar.

O fluxograma está numa "linguagem visual" que abstrai qualquer linguagem textual, que supostamente deveria ser ainda mais fácil de compreender, como o pedrotuga disse.

Cada pessoa é única no processo de compreensão daquilo que lhe é apresentado. Numa turma de 20 alunos, deveria-se fazer 20 apresentações diferentes, cada uma na forma mais adequada para a compreensão de cada individuo... mas isto é utópico  👍

Eu por vezes, entendo melhor as coisas por experiencia própria... podem apresentar as coisas de 1000 formas diferentes, mais ou menos abstractas... mas se eu não experienciar na prática o que acontece, não entendo.

Para algoritmos simples, eu também considero uma perda de tempo.

Já para algoritmos mais complexos, mais extensos, onde muitas vezes te podes perder e não saber o porquê daquele passo, ou se determinado passo devia estar antes ou depois de um outro... ajuda imenso. A representação visual acaba por facilitar a interpretação do problema, já para nem falar da leitura de quem esteja por fora do código, e mesmo a manutenção a médio prazo do código.

já para nem falar da leitura de quem esteja por fora do código, e mesmo a manutenção a médio prazo do código.

Um ponto importante, o fluxograma é um método de documentação muito mais eficaz que texto.

No que toca a ser um desperdício ou não depende da abrangência e da especificidade do mesmo... se for um algoritmo simples (que provavelmente é o que estás a seguir se estás agora a iniciar) o fluxograma relativo a esse algoritmo poderá servir de treino na construção dos mesmos.

No meu caso não é o não entender, pois faço o algoritmo sem problemas. Trata-se que após o tempo despendido no algoritmo, não tenho paciência para o fluxograma e caso este não seja indispensável eu dispenso-o.

Se não for para documentação, de que te serve o fluxograma depois do código?

O fluxograma serve para organizares as ideias antes de escreveres código. Principalmente para poderes pensar nas hipóteses e decidires antes de teres começado a codificar para evitar teres muito mais trabalho depois a emendar funções e adicionar funcionalidade (que normalmente é onde os erros aparecem).

Claro que todos somos diferentes. Eu por exemplo consigo visualizar a solução dos problemas pequenos e dispenso fazer fluxogramas para isso. Há quem seja mais eficiente com o fluxograma e só depois passar o código "a limpo". No entanto, algo que passei a usar para substituir fluxogramas na visualização global dum sistema (o fluxograma é específico demais para alto nível) foram redes de Petri onde podes construir um diagrama de estados e eventos para definir o sistema.

Nota que no final de contas, o que importa é a visualização da solução do problema. Daí a opinião de alguns que as regras do fluxograma são dispensáveis na maior parte das vezes (excepto para efeitos de documentação... e mesmo aí depende de quem vai utilizar essa documentação).

include <ai se te avio>

Mãe () {

}