Jump to content

PHC: Regra para alterar data com base ba condição de pagamento

oigres
 Share

Recommended Posts

Olá,

Na empresa onde trabalho atribuíram-me esta tarefa mas estou com muitas dificuldades.

Consigo fazer umas querys de SQL mas não sou programador, ao programar dentro do PHC (T-SQL, Xbase, ...) tudo me parece difícil!

Já agora, algumas dicas que deva seguir para um dia conseguir programar no PHC, gostaria mesmo de atingir esse objectivo!

A minha questão:

Em PHC Corporate pretendo criar uma regra para alterar a data de vencimento ao gravar o documento, o objectivo é forçar determinado dia do mês mais x dias.

Trata-se de uma condição de pagamento agora muito em uso entre as Empresas denominada "Resumo Mensal de Facturas",

Basicamente uma factura emitida a dia 5 de Janeiro cuja condição de pagamento seja "RMF 30 dias" (Resumo Mensal de Facturas a 30 dias) só ficará vencida 30 dias após o fim desse mês (02 de Março +-)

Existem diferentes condições de pagamento "RMF 45 dias", "RMF 8 dias", etc.. Todas vencem a X dias do fim do mês em que foi emitida a factura.

Pensei então em criar esta regra em que ao gravar a factura, verificava qual a condição de pagamento do cliente, e se por exemplo numa factura emitida ao dia 15 de Fevereiro a condição fosse "RMF 30 dias", a regra ia buscar o ultimo dia do mês em que estamos e somava os dias dessa condição de pagamento.

O problema está em colocar em prática esta ideia! Preciso mesmo de aprender a programar, não esqueçam das dicas para eu aprender! será que só com cursos?!

Deixo o meu ponto da situação, não dá erro, está a alterar a data mas não está a colocar as datas correctamente!

Set Date French

Set Century On

SELECT FT

SELECT SUBSTR(ALLTRIM(FT.TPDESC),1,2) AS DIAS FROM FT WITH(BUFFERING = .T.) INTO CURSOR CRSDIAS

VFECHA= FT.FDATA

VMES=Month(VFECHA)+1

VANIO=Year(VFECHA)

VDIAS=val(crsdias.dias)

If VMES=13

VMES=1

VANIO=Year(VFECHA)+1

EndIf