Jump to content

PHC: Regra para alterar data com base ba condição de pagamento

oigres
 Share

Recommended Posts

Olá,

Na empresa onde trabalho atribuíram-me esta tarefa mas estou com muitas dificuldades.

Consigo fazer umas querys de SQL mas não sou programador, ao programar dentro do PHC (T-SQL, Xbase, ...) tudo me parece difícil!

Já agora, algumas dicas que deva seguir para um dia conseguir programar no PHC, gostaria mesmo de atingir esse objectivo!

A minha questão:

Em PHC Corporate pretendo criar uma regra para alterar a data de vencimento ao gravar o documento, o objectivo é forçar determinado dia do mês mais x dias.

Trata-se de uma condição de pagamento agora muito em uso entre as Empresas denominada "Resumo Mensal de Facturas",

Basicamente uma factura emitida a dia 5 de Janeiro cuja condição de pagamento seja "RMF 30 dias" (Resumo Mensal de Facturas a 30 dias) só ficará vencida 30 dias após o fim desse mês (02 de Março +-)

Existem diferentes condições de pagamento "RMF 45 dias", "RMF 8 dias", etc.. Todas vencem a X dias do fim do mês em que foi emitida a factura.

Pensei então em criar esta regra em que ao gravar a factura, verificava qual a condição de pagamento do cliente, e se por exemplo numa factura emitida ao dia 15 de Fevereiro a condição fosse "RMF 30 dias", a regra ia buscar o ultimo dia do mês em que estamos e somava os dias dessa condição de pagamento.

O problema está em colocar em prática esta ideia! Preciso mesmo de aprender a programar, não esqueçam das dicas para eu aprender! será que só com cursos?!

Deixo o meu ponto da situação, não dá erro, está a alterar a data mas não está a colocar as datas correctamente!

Set Date French

Set Century On

SELECT FT

SELECT SUBSTR(ALLTRIM(FT.TPDESC),1,2) AS DIAS FROM FT WITH(BUFFERING = .T.) INTO CURSOR CRSDIAS

VFECHA= FT.FDATA

VMES=Month(VFECHA)+1

VANIO=Year(VFECHA)

VDIAS=val(crsdias.dias)

If VMES=13

VMES=1

VANIO=Year(VFECHA)+1

EndIf

VDATA_VEN='01/'+Alltrim(Str(VMES,2))+'/'+Alltrim(Str(VANIO,4))

VDATA_VEN=CtoD(VDATA_VEN)+VDIAS

SELECT FT

REPLACE FT.PDATA WITH VDATA_VEN

select ft

Obrigados.

Vê este exemplo:

local dias

dias=30

text to yourquery additive textmerge noshow

select CONVERT(date, GETDATE()+<<dias>>) as data

endtext

u_sqlexec(yourquery,"crsdata")

SELECT FT

REPLACE FT.PDATA WITH crsdata.data

Quando necessitas da data actual mais uns dias fazes sempre getdate()+30 no caso de mais 30 dias...

Agora é só adaptares o código ao que precisas

Ola,

desde já agradeço a resposta,

testei o código mas não faz o que pretendo.

ele conta os X dias desde a data de hoje, e aquilo que se pretende é que conte os X dias a partir do último dia do mês em que estamos.

Se puderes ajudar mais agradeço 😄 .

Para a tua questão tens aqui algo para adaptares

DECLARE @mes CHAR(2), @ano CHAR(4)

SET @mes = '02'

SET @ano = '2012'

SELECT DAY(DATEADD(d,-1,DATEADD(M,1,CONVERT(DATETIME,@ano + @mes + '01')))) as data

SET @mes = '02'

SET @ano = '2011'

SELECT DAY(DATEADD(d,-1,DATEADD(M,1,CONVERT(DATETIME,@ano + @mes + '01')))) as data

No entanto faz mais sentido que seja 15, 30, 45 dias apartir da data da factura (FDATA)