Jump to content

Modelação de Diagrama de Classes para uma BD

te-x
 Share

Recommended Posts

Olá, tenho que criar um diagrama de classes para uma BD e gostava de saber como se deve representar um atributo que não pode nunca ser nulo. A minha ideia era uma coisa deste género, em que um teste só tem classificação se for marcado como finalizado:

testes.png

É esta a melhor alternativa para representar esta situação?

Esse não propriamente um modelo de BD, porque não tem PK's new FK's. Onde estão?

Para todos os efeitos marcas o campo como NOT NULL.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Não, isto é um modelo de classes que vai servir como base para um BD. O modelo físico (o tal com PK, AK e FK) ainda não comecei sequer. Mas o NOT NULL não resolve o problema. Como está funciona, mas não sei se será a melhor maneira que existe.

Como não tens as PKs e FKs, não sei a que te referes. Se colocares um FK na tabela classificacao, não tens nenhum campo que possa ser nulo.

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Isto não é um Modelo Físico, é um diagrama de classes ainda. O meu problema é este: eu crio um teste que vai ser realizado, como é óbvio ainda não sei a classificação final pelo que o campo teria que ficar a NULL ou outro valor default, que eu não queria. Como está feito o modelo na imagem ao criar um Teste posso não ter nenhuma classificação associada e só quando o teste acabar é que lhe associaria uma classificação.

Acabaste de responder à tua pergunta. Se o item de classificacao for apenas criado quando finalizas o teste, não precisas de colocar nenhum valor default.

Não tens nenhum campo nulo, qual é a dúvida? O teu modelo serve perfeitamente.

Eu pessoalmente não sou extremista em relação aos nulos. E se fosse eu juntava tudo numa classe "Teste", já que tens uma relação de 1 para 1.

Removia o campo "finalizado" e utilizava uma função tipo isFinalizado() para verificar se o campo de "classificacao" está a null.

Também colocava umas datas para saber pelo menos quando foi efectuado o exame.

O campo "disciplina" mudava-o para "nome" e para uma classe "disciplina". Tendo a disciplina uma relação de 1 para muitos como o teste.

Sim sim, eu sei que ainda falta bastantes coisas mas queria esclarecer só esta duvida. Ainda vou decidir se passo o campo para o teste, mas em príncipio devo deixar como está. Obrigado pela ajuda 👍

A nota que colocaste no diagrama de classes não tem informação relevante para a BD.

O teu problema é que queres obrigatoriamente que cada Teste esteja associado a uma Nota, mas obviamente isso só pode ser feito depois da avaliação.

Essa situação é representada exactamente com a cardinalidade que colocaste correctamente: 1------0..1.

Indicares que a associação não é obrigatória é tudo o que é relevante no diagrama de classes. Essa situação é muito frequente nos diagramas de classes e do ponto de vista da base de dados podemos ficar por ai quanto a detalhes.

Cabe a quem faz o diagrama ter cuidado com cada associação obrigatória porque, a base de dados não permitirá que sejam introduzidos dados de cada entidade sem que exista uma associação entre elas. O motivo para "obrigar" uma associação a ser opcional às vezes até pode ser simplesmente por ser um requisito que a informação das duas entidades seja introduzida em formulários diferentes; no teu caso é a mesma coisa, há um intervalo de tempo em que não é possível criar a associação porque ainda não se conhecem as duas entidades. Mas a associação até pode ser mesmo opcional, o motivo é irrelevante. A pergunta que eu faço é:

Como é que a informação que adicionaste naquela caixa muda o desenho da base de dados? Não está tudo o que é importante na cardinalidade da associação?