Jump to content

BannerMotion em Pascal

Firewall
 Share

Recommended Posts

Agora proveitando o topico queria fazer uma BannerMotion no pascal.

exemplo:

queria saber se havia possibilidade de fazer um tipico banner, e que o programa escolhe-se um numero randomico, e nesse numero havia uma mensagem por trás.

Exemplo da mensagem:

writeln('Voçê Sabia? Que poderá rmeover,editar passagem aleatorias de seus Automoveis na seção PrintMovie?');
writeln('Voçê Sabia? Há possibilidade de alterar as formulas de veiculo x cliente, na seção OffLight?');
...

Será que array poderia fazer esse trabalho de guardar texto em variavel real, e por sua vez randomizar um numero de 0.. á ..n

Guardar texto em variável real não. 😉 Não faz sentido (a não ser num qualquer tipo de encriptação).

Podes é fazer um array de Srings (caracteres) e nele guardar o texto, nas posições que quiseres.

Depois para chamar o texto, criar um numero randomico para servir de índice:

Ex:

Const
   MaxBanners=6;

var
   BannerText:Array [0..5] of String;
   idx, i: Integer;

begin
   BannerText[0]:='Texto do banner 0';
   BannerText[1]:='Texto do banner 1';
   BannerText[2]:='Texto do banner 2';
   BannerText[3]:='Texto do banner 3';
   BannerText[4]:='Texto do banner 4';
   BannerText[5]:='Texto do banner 5';

Randomize; // Inicializa o sistema de geração de números randómicos;

for i:=1 to 25 do   // Repete 25 vezes a operação
      begin
         idx:=Random(MaxBanners);  // Gera um número randómico de 0 a 5

Writeln(BannerText[idx]);  // Mostra o banner correspondente
      end;

Readln;
end.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Muito Obrigado logo logo, que eu temrinar talvez hoje a noite. Irei mostrar para voçês minha primeira aplicação Pascal.. ^^

então fiquem na espera..

@nunopicado, uma dica minha, seria voçê colocar essa explicação no tutorial na wiki, muita gente quer saber como por string em array ^^,pense  nisso, muita gente vai apreciar.

@nunopicado, uma dica minha, seria voçê colocar essa explicação no tutorial na wiki, muita gente quer saber como por string em array ^^,pense  nisso, muita gente vai apreciar.

Um array pode ser de qualquer tipo de dado. Eu exemplifiquei no tutorial com Reals. Se fizermos, todavia, um array of string, é óbvio que cada item terá uma string em si.

Se o @nunopicado fizer um documento sobre arrays de strings, seria obrigado a fazer um documento para arrays de cada tipo de dados que há, o que não faz sentido.

O que é preciso saber dos arrays é a forma como trabalham e os métodos óptimos de manipulá-las.

Cumps. 😉

Knowledge is free!

Exacto, Firewall. O exemplo do Thoga que já está no tutorial e na wiki é apenas isso mesmo: um exemplo.

Em vez de Real, pode-se usar com um array qualquer tipo de dados, desde boolean até records, ou mesmo outros arrays.

Por exemplo:

var
   a: array [1..5] of array [10..20] of array [30..40] of string;

begin
   a[2][15][37]:='Exemplo parvo mas possível da utilização de arrays encadeados em pascal';
.
.
end.

Não estou a ver utilidade prática para esta aberração, mas se alguém a vir, o pascal permite. 🙂

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Eu que me coloquei errado. eu eestava tentando me colocar no seguinte:

que era pro nunopicado, colocar no tutorial de Pascal, ´já existente, essa possibilidade de fazer array string  🙂

No mais é só,obrigado mais 1 vez, talvez amanhã já esteja pronto a aplicação e mostro aqui para voçês;

a aplicação nao vai estar em sua completa optimização, mas vamos ver...amanhã veremos =)

que era pro nunopicado, colocar no tutorial de Pascal, ´já existente, essa possibilidade de fazer array string  🙂

Isso terá de ser o Thoga a decidir e implementar...

O tutorial de Pascal é inteiramente de sua autoria! 😄

Isso terá de ser o Thoga a decidir e implementar...

O tutorial de Pascal é inteiramente de sua autoria! 🙂

Pois, o tutorial está aberto a opiniões, sugestões e mesmo alterações.

Quanto aos Arrays de Strings, posso é adicionar a nota de que pode ser de qualquer tipo de dado, isto se não está já lá dito. Vou verificar 😄

EDIT:

Os arrays, como matrizes de variáveis, têm de ser declaradas quanto à sua dimensão e ao tipo de variáveis que comporta: var nome : array [dimensão] of tipo_variavel;. A dimensão pode ser uni ou multidimensionais, ou seja, uma simples lista ou uma espécie de tabela de valores.

Ok, as numeclaturas técnicas não são as melhores (um dia terei de rever todo o tutorial), mas a ideia está cá. Como se declara um array?

var nome : array [dimensão] of tipo_dado;

Ou seja, tipo_dado pode ser qualquer tipo de dado. No exemplo utilizei o Real pois os dados numéricos são dos mais fáceis de entender para começar. Mas lá porque criei no exemplo de Real, não quer dizer que seja só disso. Se fosse criar exemplos para outros tipos de dados, teria um documento cheio de exemplos de arrays sem mais nada tais são as possibilidades 😄

Outra coisa: uma das melhores forma de aprender é a tentar.

E, por fim: o tutorial tem 7 partes, arrays de outros tipos de dados aparecem inclusive nas minhas Propostas de Exercícios.

Acho que não seja necessário encher mais o texto com algo redundante.

Mais coisas sobre o tutorial, façam, pelo menos, no tópico do tutorial que está em snippet.

Cumprimentos. 😄

Knowledge is free!