Jump to content

WPF vs Windows Forms

jonsmau
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal,

Nestas últimas semanas tenho estudado a utilização do padrão MVVM (Model View ViewModel) na criação de aplicações no WPF.

No geral fiquei com uma dúvida, que espero que me possam ajudar: se a WPF permite a criação de interfaces mais ricas, porque é que os Windows Forms continuam ainda a ser os mais utilizados?

Qual é que preferem? e porque?

Agradeço desde já a ajuda.

Cumprimentos.

😉

Os WindowsForms continuam a ser os mais utilizados porque existem há muito mais tempo que WPF, existe muito software feito em WindowsForms que nunca teve a necessidade de ser atualizado. Além disso muitas empresas têm sempre muita relutância em começar a utilizar uma tecnologia nova, devido aos fatores tempo de aprendizagem e qualidade final obtida com o novo processo.

Eu prefiro utilizar WPF essencialmente devido à pattern que falas e que quase já não consigo viver sem ela  🙂   MVVM

Mas existem outros fatores que me fazem preferir WPF:

- Separação do design da implementação.

- XAML para criar os forms

- Aspeto dos controlos / Styling

- (Relativa) facilidade em migrar código/layouts feitos para um apliacação WPF para ser utilizado em Silverlight

- etc...

Acham que no futuro o WPF irá ultrapassar os Windows Forms devido à possibilidade de criação de interfaces mais ricas (entre outras vantagens)? Ou irão continuar a coexistir ambos? Prevêem uma alteração grande nas escolhas\mentalidades dos programadores?

😄

Pessoalmente, a longo prazo, acho que no futuro nem sequer vai haver WPF, deverão surgir novos user-interfaces muito diferentes ao qual estamos habituados hoje, o que vai obrigar ao aparecimento de novas tecnologias e ferramentas de desenvolvimento.

A médio prazo, acho que o WPF irá ultrapassar os Windows Forms. No entanto, como a história nos mostra, vão sempre continuar a existir aplicações em Windows Forms, principalmente as aplicações mais antigas que têm um funcionamento estável. Por exemplo, ainda existem algumas lojas como a Toys'r'us que ainda utilizam AS400  ?

A tendência é cada vez mais para aplicações web.

Para desktop, as aplicações novas são WPF, já não me parece que alguém comece um projecto novo em Windows Forms.

Não esquecer também que quem usa windows, e vai usar windows 8, existe uma nova hipótese que são as aplicações metro, construídas a partir de .net e xaml ou html e javascript.

Mas o futuro é sempre incerto.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Para resumir o que aqui foi discutido neste tópico escolho o comentário enviado pelo "edmolko", como o mais adequado\elucidativo.

Ai está ele:

Os WindowsForms continuam a ser os mais utilizados porque existem há muito mais tempo que WPF, existe muito software feito em WindowsForms que nunca teve a necessidade de ser atualizado. Além disso muitas empresas têm sempre muita relutância em começar a utilizar uma tecnologia nova, devido aos fatores tempo de aprendizagem e qualidade final obtida com o novo processo.

Eu prefiro utilizar WPF essencialmente devido à pattern que falas e que quase já não consigo viver sem ela  😄   MVVM

Mas existem outros fatores que me fazem preferir WPF:

- XAML para criar os forms

- Aspeto dos controlos / Styling

- (Relativa) facilidade em migrar código/layouts feitos para um apliacação WPF para ser utilizado em Silverlight

- etc...

A minha reflexão final sobre as minhas duas dúvida aqui expostas e as respostas a elas obtida é a seguinte:

O utilizador "edmolko" salienta, de forma correta (na minha perspectiva), as principais razões para o uso do WPF em vez dos Windows Forms. Ele explica também a razão pela qual os Windows Forms ainda continuam a ser os mais utilizados. Relaciona também o uso do padrão arquitectónico MVVM em aplicações WPF.

Resumindo:

Vantagens do uso da WPF no desenvolvimento de aplicações:

- Uso do XAML para criar os forms.

- Aspecto dos controlos / Styling.

- Facilidade em migrar código/layouts feitos para uma aplicação WPF para ser utilizado em Silverlight.

- Possibilidade de uso do MVVM.

Razões pelas quais os Windows Forms ainda são predominantes:

- Existem há mais tempo.

- Relutância de certas empresas para mudarem de paradigma de desenvolvimento.

- É necessário perceber de XAML.

Se quiserem comentar este meu resumo e acrescentar alguma coisa estejam a vontade. Gostava de saber a vossa opinião em relação às conclusões do meu "resumo".

Cumprimentos e obrigado!

😞

Guest id194

Só para ser do contra...

WinForms FTW!

Enquanto o Visual Studio não trouxer um editor visual de XAML tão bom ou melhor do que o equivalente que trás para WinForms, WPF, para mim, é lixo. E não me venham com o Expression Blend... Eu quero trabalhar numa aplicação com as ferramentas necessárias integradas no IDE e não ter de andar a saltar de aplicação em aplicação.

Basicamente isto: http://loyc-etc.blogspot.pt/2011/07/why-wpf-sucks.html

WinForms só irá desaparecer quando o próprio Windows for completamente diferente. Para lá caminha com o Windows 8, mas ainda não é desta que o desktop como o conhecemos vai desaparecer, logo, WinForms também não.

Realmente, a situação ideal era que o Visual Studio incorporasse as funcionalidades do Expression Blend.

Neste momento utilizo os 2 simultaneamente em diferentes monitores e sempre que altero algum ficheiro do projeto no Expression Blend, o Visual Studio pergunta-me se pretendo carregar as alterações e vice-versa. Não é um sistema perfeito mas vai dando para os gastos  😁

À medida que fui praticando a utilização de XAML comecei a deixar de lado o Blend, basicamente só o utilizo para criar novos controltemplates. Todo o layout da aplicação faço diretamente no XAML do VisualStudio.

Só para ser do contra...

WinForms FTW!

Para quem segue MVVM, WindowsForms não é opção...