Jump to content

I/O

Polmax
 Share

Recommended Posts

Quais seriam as melhores funções predefinidas no header stdio.h para

-> abrir um ficheiro de texto

-> ler o que esta la dentro

-> passar a string para um array

-> depois de o array estar modificado guardar esse ficheiro com a string do array ?

A string em C é um *char [tamanho da string] certo ?

Eu ontem estive a testar o comando fopen e o fgets mas não percebo muito bem como funcionam. Alias o fopen percebi +- eu só tenho que indicar o nome do ficheiro e o que ele vai fazer ("teste.txt","ler ou escrever ou outra coisa qualquer")

O fgets não percebi muito bem.

Outra duvida que tenho é um stream é unicamente a ligação entre imput-output-erro ?

Ena tanta coisa ...

1) as funções não estão definidas nos headers; estão declaradas nos headers, isto é: os headers contêm os protótipos das funções. Os protótipos servem para o compilador poder saber como arranjar/converter os parametros e de que forma interpreta o valor de retorno. A definição é a parte de código que executa alguma coisa (que soma, que copia, que desenha, ...).

2) abrir um ficheiro de texto: fopen(). Nao te esqueças de o fechar com fclose().

3) ler o conteúdo: fgets()

4) passar a string para um array: ??? uma string é um array de caracteres em que um desses caracteres tem o valor 0 (zero)

5) escrever dados num ficheiro: abri-lo (ver ponto 2) para escrita, fprintf() e fclose().

6) C não tem o conceito de string como parte da linguagem. O que se faz é um array de caracteres e tem-se atenção para ter sempre um desses caracteres com o valor 0. Mas toda a gente, diz "string isto, string aquilo" e não há perigo de confusão 🙂

De qualquer maneira: um array não é um ponteiro, nem vice-versa. Uma string é um array. Em C muitos usos de ponteiros e arrays são iguais o que faz alguns programadores pensarem que arrays e ponteiros são a mesma coisa.

O que tu escreveste

A string em C é um *char [tamanho da string]

tem as duas partes: array e ponteiro. Está mal: não deve ter *.

A string em C é um char [tamanho da string + 1 para o zero]

Outra coisa importante: as string literais (que aparecem no código) são arrays não modificaveis.

Para fazer o que tu queres, o mais simples e directo é

a) abrir o ficheiro para leitura em modo texto

b) lê-lo todo

c) fechar o ficheiro

d) alterar os dados

e) abrir o ficheiro para escrita, em modo texto

f) escrever os dados

g) fechar o ficheiro

Não te esqueças da verificação de erros!

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Depende do objetivo mas...

1.

fopen()

2.

fscanf()

fgets()

3.

?

4.

fprintf()

Sim.

Tens um file pointer (File*). Não é suposto saberes o que contem, é só usares isso nas várias funções de input/output exclusivamente para identificação da stream que queres usar.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

...um stream é unicamente a ligação entre imput-output-erro ?

Tens dois tipos de streams: streams de input e streams de output (e, para complicar, streams de input/output).

Um stream de input é "uma fonte de dados".

Um stream de output é "um destino para dados".

O stdio foi criado para abstrair o conceito de ficheiros. Com certeza já ouviste dizer "em Unix tudo é um ficheiro" ... o equivalente em C é "tudo é (pode ser) um stream".

Em C podes ter um stream ligado ao teclado, ou a um ficheiro do disco, ou a uma ligação de rede, ...

O stdin, stdout, e stderr são simplesmente macros que expandem para streams (fluxos) predefinidos.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!