Jump to content

soma valores em colunas com varios criterios

Recommended Posts

olá a todos

boa noite

gostava que me ajudassem com este meu problema.

tenho uma folha de excel com dados distribuidos em varias colunas:

coluna A =data; coluna B,C,D,E,f,G,H,I,J,K, valores numericos.

O que eu pretendo fazer é um formulario com duas Texbox para colocar a data de inicio e outra c/ Data de fim. Uma Combox com 6 escolhas referentes aos valores colocados nas colunas ( C,E,G,I,K) que são as colunas que pretendo somar utilizando a escolha na referida combox e  a ultima escolha (6) o total das 5 colunas no mesmo periodo de tempo. Por fim esta soma seria apresentada numa Texbox. Os registos nas colunas vão sendo acrescentados ao longo dos tempos o que não tenho limite para as linhas ocupadas.

sendo a primeira linha ocupada com o PRIMEIRO REGISTO a LINHA 19.

como não entendo nada de programação agradeço desde já alguma ajuda possivel para este assunto.

Boas... não sei se sou eu ou se o tópico está confuso..  🙂 mas assim pelo que percebi tens que fazer um select case... será que consegues por um exemplo mais perceptível? com livros ou com mercearias...

E como é que é introduzida a data? é numa textbox ou pelo calendário? E que tipo de dados é que te interessam, somas semanais, mensais....

p.s Eu também não percebo muito disto, mas com a ajuda do Google vamos lá.. e por falar nele, tenta pesquisar exemplos que se adaptem ao teu caso.

Entretanto pode ser que alguém que perceba mesmo disto e que perceba o que pretendes e de uma ajudinha...

Férias! Estou por aqui: http://maps.google.p...001549&t=h&z=20 (a bulir claro está!)

Nunca mais é verão outra vez.. :)

mais uma vez boa noite a todos que visitam o forum.

é possivel que esteja um pouco confuso, pois eu não tenho nenhuma experiencia quer em estar nestes foruns quer em excel com linguagem de Vba.

o que eu pretendo mesmo fazer é um tipo de consulta à tabela através de um formulario onde coloco em dois "Date Time Picker (calendario) as escolhas de data inicial e final do intervalo a pesquisar. este intervalo terá que funcionar desde o periodo de um dia até um ano ou mais, de acordo com as datas escolhidas nos Date Time Picker.

além das datas a seleccionar tenho tambem uma combox de escolha com seis opcções de contadores  de agua (tipos) para cada consulta. cada contador está referenciado em cada coluna do excel ( C,E,G,I,K).

resumindo tenho de somar uma quantidade de litros em cada contador e por um determinado periodo de tempo apresentando conforme um click no botão somar.

obrigado mais uma vez pelo interesse demostrado.

Boas...

Antes de mais precisas de dar uma vista de olhos em tutorial de VBA. Existe, alguns aqui no fórum.

Tens de fazer um ciclo que verifica se a célula está preenchida e se sim vai iterando ao longo da tua folha somando os valores.

Se tiver tempo amanhã, faço-te um mini exemplo, mas tens de ver VBA senão não vais conseguir.

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

Em pseudo codigo tens de fazer isto

Supondo que os dados estao ordenados pela coluna A

passo 1)

A partir da linha 19 verifica se o valor da Coluna A é maior ou igual ao valor introduzido pelo utilizador.

Enquanto for mais pequeno aumenta 1 a linha e repete

passo 2)

Enquanto o valor da coluna A na linha actual for menor que a segunda data introduzida pelo utilizador, soma o valor que esta na coluna pedida (ou todas) ao acumulador

passo 3)

Nao é preciso verificar mais linhas.

Nao é preciso somar mais valores.

Pega no valor acumulado e apresenta-o ao utilizador.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

obrigado pelas dicas

já consegui fazer a rotina e procurar dentro do intervalo de datas.

no entanto agora deparei-me com outro problema.

a verdade é que na tabela não estão todos os dias do calendario e se na minha data de inicio ou de fim eu colocar um desses dias que não está na tabela a rotina de verificação dá erro quando ponho ( x=x+1) .

o que terei de alterar para que quando uma data não está na tabela o programa não para a rotina de verificação?

obrigado

Não sei se dará, mas acho que podes fazer uma cena do tipo:

calculas a diferença em dias entre as duas datas.

Depois fazer um ciclo(tipo for ou outra coisa que queiras) que vai incrementando um dia de cada vez e durante esse ciclo, caso exista a data faz o seu trabalhito, caso não exista avança um dia.

2ª hipotese

de cada vez que seleccionas uma data, vais verificar se essa data existe na tua tabela, testando o numero de dias de diferença das datas, no final caso a diferença seja 0 aceitas a data seleccionada, caso seja um numero(numero esse a diferença mais próxima) apresentas como opção ao utilizador utilizar a data que ele seleccionou+dias de diferença.

Espero ter ajudado,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "