Jump to content

Novo número primo descoberto!


José Oliveira

Recommended Posts

Há um novo recorde! O do maior número primo conhecido.

Assim,o maior número primo conhecido é (2 ^ 32582657) - 1, onde o ^ significa "levantado a". Tem 9 808 358 digitos, mas precisava ter pelo menos 10 milhões de dígitos para concorrer ao prémio de 100 mil dólares oferecido pela "Electronic Frontier Foundation" a quem descobrir o primeiro número primo com esta quantidade de digitos.

O número primo agora descoberto é de Mersenne, e é o o quadragésimo quarto número de Mersenne que se sabe que é primo.

Este número primo foi descoberto com a ajuda do computador e graças à colaboração de dezenas de milhares de entusiastas do mundo inteiro através do projecto

Great Internet  Mersenne Prime Search (GIMPS)

que pode ser acedido aqui

http://www.mersenne.org/prime.htm

Para quem quiser participar no projecto:

http://www.mersenne.org/works.htm

Link to comment
Share on other sites

Para quem não sabe do que se está a falar a Conjectura de Goldbach é "Todo o número par superior ou igual a 6 é soma de dois números primos". Também para quem conseguir provar a conjectura (passando a teorema) existe por aí um grande prémio.

Obviamente também ficaria para a história quem conseguisse provar que a conjectura é falsa, o que em termos de programação pode ser tentado, basta encontrar um número par maior que 6 para o qual não existam dois números primos que somados sejam esse número.

Podem ainda divertir-se a fazer um programa que dado um número devolve dois primos que somados são esse número. Ou então divirtam-se apenas a ler da Europa américa o "O tio Petros e a Conjectura de Goldbach".

Link to comment
Share on other sites

Sim, tens razão! É dessa forma que é mais conhecida a conjectura.

No entanto, não foi Goldbach que a pensou desta forma. Foi Euler, numa resposta a Goldbach, a uma carta que ele lhe tinha enviado. E são as várias versões dessas cartas que trazem pequenas variações à conjectura. Mas essa é realmente a forma mais geral.

Link to comment
Share on other sites

devem ter que ser dois nº primos diferentes.

Não. Eles podem mesmo ser iguais! E em alguns casos existem várias hipóteses para a soma ... vejam este site com um script onde podem simular: http://wims.unice.fr/wims/wims.cgi?module=tool/number/goldbach.en

Link to comment
Share on other sites

Para quem não sabe, o próximo numero primo está constantemente a ser testado ( descoberto ) através de um projecto de computação distribuida. Podem sacar o programa e participar, este já tem quase dez milhoes de algarismos decimais, se tiverem a sorte de sacar o último pacotinho que depois de testado diz: "sim senhor 2^34975032485720987 é um número primo"... zás, os 100 000 dolars são vossos.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.