Jump to content

Web Service Client - WSDL

xDarkLink
 Share

Recommended Posts

Boas noites pessoal, eu tenho um projecto em mãos do qual ainda não consegui arrancar..

Peço desde já desculpa caso tenha colocado na secção errada.

O problema está em arranjar um sistema práctico e sem bugs, eu tentei instalar o Eclipse Web Tools, que supostamente já vem com funcionalidades para gerir este tipo de ficheiros WSDL, as classes java são geradas.. mas depois dão-me erros na consola, indicando que não encontra as classes pretendidas.. tudo muito estranho..

Pergunto-me se não ando a usar dos piores serviços, já ouvi falar de tanta coisa nas páginas do google que estou meio confuso.. Deste Apache Axis, Apache Tomcat, Apache CFX, JAX-WS..

Alguém me pode ajudar? indicando a fórmula mais eficiente?

Eu tenho um link onde me é disponibilizado um WSDL , que dá-me acesso à API de um sistema, e com isso quero fazer a minha aplicação.

Talvez java não seja a melhor linguagem para isto? Caso não seja, podem também indicar-me qual seria melhor?

Obrigado desde já 😄

Muito obrigado pela tua resposta, isso é no caso de seres tu a criar o wsdl certo? e teres na tua máquina o próprio ficheiro? E no caso de me ser disponibilizado como URL ? é igual?

Eu não tenho que me preocupar com os servidores ? Apache Tomcat.. ou Apache Axis? isso já vem tudo tratado no Eclipse Web Tools?

Já percebi que não estás bem dentro do java, no entanto, achas que isto em .NET é muito mais fácil? tipo c# ?

Obrigado 😉

Em termos de arquitectura, terás de ter um sítio onde está alojado o serviço e outro que será o cliente que o consumirá.

Poderás ter tudo numa máquina, tipicamente para testes.

O que estás a falar, o WSDL, é o contracto a que as partes terão de obedecer. Métodos, tipo de dados, etc, etc..

Se te for disponibilizada a URL é só consumires.

O que muitas vezes se faz, enquanto se desenvolve, é criar um stub. Depende de como estás ao nível da disponibilização do serviço.

Sobre os servidores, penso que não, mas os prós dirão.

Para mim, em .NET é fácil. Para um develor de Java irá dizer que Java é mais fácil.

A minha sugestão é usares a framework/linguagem que estiveres mais à vontade!

Os erros que me estavam a dar era o mail.jar e o activation.jar que estavam em falta nos external jars, eram só warnings..

Agora já consegui por a bombar, ya tens razão o mais fácil é sempre aquilo com que estamos mais habituados B)

Para quem quiser saber, é instalar o Java EE IDE, e usar o web service client sobre o projecto e voilá, usa o JAX-WS.

Obrigado Joao 😉