Jump to content

Duvida em C, muito simples

Primordius
 Share

Recommended Posts

Muito Boa tarde pessoal

(eu nao estou a pedir para me fazer 1 programa atençao)

Eu tenho que fazer isto (Maior e Menor) Escreva um programa que determine o maior e o menor número de N números reais dados pelo utilizador usando as funções float maior (float a, float b); e float menor (float a, float b);. Considere que N é um valor pedido ao utilizador.

Eu sei como é que peço 1 valor e sei comprar por exemplo 3 valores e devolver o maior

#include <stdio.h>
/*Qual o maior de 3 numeros introduzidos*/

int main()
{
int a, b, c;
scanf("%d %d %d", &a,&b,&c);
if (a > b)
	if (a > c)
	printf("O Número maior é: %d\n",a);
if (b > a)
	if (b > c)				
	 printf("O Número maior é: %d\n",b);
if (c > a)
	if (c > b)
	printf("O Número maior é: %d\n",c);
}

Sim eu sei isto ta tudo mal escrito, ainda sou novo em C e foi o melhor que consegui,

agora a minha duvida é simples: Como é que posso receber um numero infinito ou neste caso N numeros? é que estou mesmo á nora com isso

#include <stdio.h>
/*Determinar o numero maior e menor de N numeros introduzidos*/

int main()
{
float a,b,c,d;
int n;

scanf("%d", n);
printf("Introduza os seus %d valores \n",n);
while (n > 0)
 --n;

isto é o que tenho até agora, a funcao de comparaçao irá ser parecida com a primeira que introduzi, a minha duvida está mesmo na leitura dos tais N numeros, será que é assim que estou a tentar fazer?

Muito Obrigado

Tens que guardar os numeros introduzidos pelo utilizador nalgum lado -- num array.

A maneira mais simples é definires um array com um número grandito de elementos, verificar que o utilizador vai usar menos que esse número, e prontos!

Outra maneira é usar malloc(), realloc(), e free() para gerir a memória à medida das necessidades.

Ainda outra maneira é usar os "variable length arrays" introduzidos com a actualização do C em 1999 (vulgo C99).

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Já deste arrays (há quem lhes chame "vectores")?

Se não deste, é suposto aprenderes por ti próprio?

Basicamente um array é um agrupamento de diversos valores do mesmo tipo. Assim, por exemplo, podes ter um array para 42 elementos sem necessitares de 42 nomes diferentes. Cada elemento é accessivel pelo nome do grupo e a posição do elemento dentro do grupo.

int main(void) {
    int array[42];
    array[2] = 12; /* mete o terceiro elemento a 12; o primeiro elemento é o array[0]! */
}

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Hmm ainda nao dei, mas parece-me ser simples de utilizar, eu agora vou ter que desligar isto mas mais tarde vou tentar fazer com os arrays, eu até agora tenho isto

#include <stdio.h>
/*Determinar o numero maior e menor de N numeros introduzidos*/

int main()
{
int a, b , c , d, n, maior, menor;
maior=0;
menor=10000;
scanf("%d", &n);
printf("Introduza os seus %d valores \n",n);
{
while (n > 0)
 --n;
scanf("%d %d", &a,&b);
if ((a > b)&&(a > maior)&&(b<menor))
menor=b;
maior=a;
if ((a < b)&&(b > maior)&&(a<menor))
menor=a;
maior=b;
}
printf("O maior é: %d, e o menor é: %d \n", maior, menor);

}

apenas funciona para 2 valores 😞 se metermos mais que 2 ele so vai ler os 2 primeiros

Muito obrigado pela ajuda na mesma 🙂 vou tentar fazer com arrays mais tarde Abrç 😉

Só para te dar uma ajuda ... para meteres os números de 0 (inclusive) a 100 (exclusive) num array com capacidade para 100 elementos, o mais natural é assim

int main(void) {
    int array[100]; /* capacidade para 100 elementos: do 0 ao 99 */
    for (int i = 0; i < 100; i++) {
        array[i] = i; /* mete 0 no primeiro elemento; 1 no segundo; etc ... */
    }
}

What have you tried?

@Primordius

Repara que para devolver o maior e menor elemento de uma série não precisas de guardar todos os números que recebeste até agora. De facto, se o problema consistisse em receber números continuamente e ter que dizer de x em x tempo qual era o maior e o menor (imagina um termómetro numa localização remota que deve registar a cada segundo a temperatura e manter constantemente registo da temperatura mais alta e mais baixa alcançadas, e que só é verificado uma vez por ano, 31536000 valores num circuito com memória limitada, e se alguém se esquece de fazer reset ao fim de um ano? etc.etc.), a abordagem de usar um array seria impossível por falta de memória.

Se estamos apenas interessados em achar o maior e o menor, não vamos guardar os números todos - o que até calha bem visto que tu ainda não aprendeste a usar arrays de tamanho variável, e assim podes pensar na solução correta para este problema 😄

EDIT: Estás no bom caminho, mas o ciclo while(n>0) tem que englobar também o scanf e as comparações etc. Neste momento estás apenas a fazer um ciclo que conta desde n até 0 mas não faz nada.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Xiiiiiiiiiiiiiiiii ... ca ganda FAIL meu.

Peço desculpa pelas complicações ... pensei que era preciso ordenar os valores.

O que o pedrosorio diz é que está bem.

What have you tried?