Jump to content

p2p

cameleon
 Share

Recommended Posts

Boas pessoal!

Ando aqui com um projecto para fazer de Redes de Computadores que envolve sockets mas está complicado de desenvolver. Trata-se de uma rede peer-to-peer.

Basicamente a minha aplicação (ou a de qualquer outro colega) regista-se num servidor UDP (onde estão armazenados os ip's, portos tcp e seqnumber de cada peer) que devolve um numero de sequencia, relacionado com a ordem pela qual entrei na rede. Depois disso, é suposto o meu programa estabelecer ligação TCP a outros peers que estejam também registados, sempre de numero de sequencia inferior ao meu. A partir daqui, outros poderão ligar-se a mim (sempre por sockets TCP), e o objectivo é que cada um tenha uma lista de strings que conhece e, a qualquer altura o utilizador pode pesquisar uma string que lhe apeteça, desencadeando uma pesquisa não só na minha lista, mas em toda a rede (caso não esteja na minha lista de strings conhecidas).

A parte do registo com o servidor UDP é simples, o que agora não sei é como funcionar como peer, isto é, como cliente e servidor em simultâneo, e estando sempre ainda atento ao input do utilizador que a qualquer momento pode aparecer no teclado. Já para não falar de gerir as situações em que vários se tentam ligar a mim ao mesmo tempo. Tanto quanto sei, a função select será necessário usar, mas nada de fork().

Se alguém me pudesse dar umas pistas (e/ou código) sobre como tratar destas ligações TCP ficava muito agradecido!