Ir para o conteúdo
thoga31

11 razões para aprender e utilizar Pascal

Mensagens Recomendadas

thoga31

Já ando um pouco saturado de ouvir mil e uma parvoíces sobre o Pascal. Por isso, aqui vamos nós... :)

11 razões para aprender e utilizar Pascal

1. É fácil e rápido de aprender graças à sua sintaxe simplificada e intuitiva, muito semelhante ao inglês.

2. Tem quase todos os tipos de dados que se possa imaginar.

3. É muito simples lidar com ficheiros externos e Bases da Dados - sim, Bases de Dados! Todas as que vos passarem pela cabeça...

4. Não é necessário um curso de argumentos e formatação para fazer o output de resultados.

5. É super estruturado e com uma lógica muito intuitiva.

6. Suporta OOP - Paradigma da Programação Orientada aos Objectos -, e muitas outras modernidades.

7. Quando devidamente bem utilizado, gera um código belo e intuitivo.

8. São poucas as alterações a fazer, isto se necessárias na maioria dos casos, para que os programas corram em Windows, Linux e Mac.

9. Com um mês de aprendizagem já se será capaz de criar aplicações (em consola) muito poderosas, versáteis e eficientes. *

10. É o princípio para se passar ao Delphi, uma das linguagens mais poderosas da actualidade.

11. Permite programar directamente em Assembly.

* - supondo uma média de 5~7 horas de estudo de Pascal por semana... sim, é o suficiente!

Para quem quiser começar...

program hello_world;
var nome : string;  // para guardar o nome do utilizador
begin
     write('Introduza o seu nome: ');  // output
     readln(nome);  // input 'nome'
     writeln('Ola', nome,'! Bem-vindo!');  // ex: "Ola thoga31! Bem-vindo!"
     readln;  // pausa
end.

Coloquem mais razões que se lembrem! :)

Editado por thoga31
Adicionado ponto nº 11

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Poderia colocar mais 1000 razões, mas perante as que já deste, todas as outras são irrelevantes... :)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Poderia colocar mais 1000 razões, mas perante as que já deste, todas as outras são irrelevantes... :)

Eia, irrelevantes não! Todas são relevantes. Venham daí essas 1000! :)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Então resume as 1000 numa só: É a que eu prefiro! :)

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Interessante, mas não vi nessa lista uma necessidade básica para qualquer software que se crie...

Como é PASCAL a trabalhar com bases MySQL, PostgreSQL, Sqlite, etc.. ??? :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Interessante, mas não vi nessa lista uma necessidade básica para qualquer software que se crie...

Como é PASCAL a trabalhar com bases MySQL, PostgreSQL, Sqlite, etc.. ??? :)

Delphi suporta isso nativamente. O Pascal é o "pai" do Delphi, daí o ponto 10 como referência.

Oh @nunopicado, faz lá as 10 razões para o Delphi... Ou 1000 :) :)

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Delphi suporta isso nativamente.

Mas o tópico é sobre Pascal, não sobre Delphi. Ao programar APENAS com Pascal, como se comunica com uma base de dados?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bsccara

Como qualquer outra linguagem, depende da capacidade de aceder a bibliotecas cliente que tratam disso. Se a implementação de Pascal suportar a linkagem com ficheiros objecto em princípio dará. Os detalhes dependerão da implementação do Pascal porque isso não é (que eu saiba) especificado em nenhum 'standard'.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

O Pascal acede a bases de dados como qualquer outra linguagem: Através de rotinas de acesso!  :) :)

É tudo uma questão de ter e/ou fazer essas rotinas.

No caso do FreePascal, elas estão feitas, é só usar!

"Bota" aí mais uma, Thoga... Interacção com bases de dados!

MySQL, MSSQL, SQLite, Firebird, PostgreSQL, Oracle, Interbase...  MSAccess, MSJet, e qualquer outra com conector ODBC...  Ficheiros de texto, ficheiros binários, bases de dados proprietárias, INI, XML...

Chega, ou é preciso mais?...

Se for preciso, faz-se! Até porque base de dados não é sinónimo de SQL...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pwseo

Como é PASCAL a trabalhar com bases MySQL, PostgreSQL, Sqlite, etc.. ???

As linguagens general purpose normalmente deixam esse tipo de funções a cargo de libs externas... É pouco frequente veres essas funções fazerem parte da especificação da linguagem, seja qual for a linguagem (general purpose).

Mas o tópico é sobre Pascal, não sobre Delphi. Ao programar APENAS com Pascal, como se comunica com uma base de dados?

Da mesma forma que se comunica com uma base de dados com qualquer outra linguagem: através de wrappers para essa bd feitos para a linguagem em questão.

Também não acedes a bases de dados apenas em C, ou apenas em C++... São libs externas que fazem o trabalho, controladas por wrappers para essa linguagem.

No caso do Free Pascal, há wrappers para MySQL, PostgreSQL, Oracle, etc.

EDIT: nunopicado, não tinha visto a tua resposta, lol!

• Voto 1

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

É tudo uma questão de ter e/ou fazer essas rotinas.

No caso do FreePascal, elas estão feitas, é só usar!

Se estava a perguntar é porque não conhecia... bastavam dizer onde se podem encontrar essas rotinas/bibliotecas... não sei para quê esse stress...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
nunopicado

Se estava a perguntar é porque não conhecia... bastavam dizer onde se podem encontrar essas rotinas/bibliotecas... não sei para quê esse stress...

:D Não há stress nenhum. :) Lamento se passei essa ideia, mas basicamente só expliquei que, só porque não estava nas 10 razões do Thoga, não quer dizer que não haja comunicação com BD's... Como tinha dito, há mais 1000 razões além das 10!

PS: Quanto ao "onde" encontrar essas rotinas, o FreePascal já as trás de origem (sqlDB) para muitas bases de dados. Para outras, há rotinas que se podem usar como por exemplo a ZeosLib. E isto só para SQL.

Para INI e XML também lá estão de origem, para ficheiros de texto e binários, nem é preciso nenhuma livraria especial, basta o Pascal puro e duro...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Bota" aí mais uma, Thoga... Interacção com bases de dados!

Já está! :D

Não vi stress em lado nenhum... Mas ok. O @nunopicado já respondeu.

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Uma razão para language geeks:

Tem uma gramática simplificada, sendo por isso uma boa opção para quem se quer aventurar pelo mundo de parsers e compiladores. Como linguagem alvo entenda-se.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
I-NOZex

Eu por acaso iniciei logo em Delphi xD mas depois tive pascal na escola, serviu para consolidar e melhorar conhecimentos... ate acho engraçadito pascal... mas POO como Delphi é que é a cereja no topo do bolo ;b

B2R » Beat2Revolution v3.0b | Regista e divulga-nos

beat2revolution.net

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO

Não tinha visto este Tópico :) ... a nível de BD que eu tenha trabalhado AS400 e Informix, difícil será mesmo encontrar uma DB que não funcione.

mas acho que poderia acrescentar, velocidade de execução e processamento, curto espaço de ocupação em disco e possibilidade de programar em baixo nível se necessário :)

PS: Gostei do tópico :D;)

As mentes humanas são realmente um local estranho!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

mas acho que poderia acrescentar, velocidade de execução e processamento, curto espaço de ocupação em disco e possibilidade de programar em baixo nível se necessário :)

Um dia vou expandir a lista e passo das 10 razões para as 15 ou 20... é que razões não faltam! :P

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO

Um dia vou expandir a lista e passo das 10 razões para as 15 ou 20... é que razões não faltam! :P

Acho que fazes bem Thoga :D nem imaginava que existia um tópico "assim" no fórum :P

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

Acho que fazes bem Thoga :D nem imaginava que existia um tópico "assim" no fórum :P

Uma dica: quando puderes, sai do inferno das finanças e da AT e vai ver os links deste tópico pouco a pouco. E navega também pelas páginas de tópicos do quadro. Vais encontrar verdadeiras pérolas. :D

Editado por thoga31
  • Voto 1

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO

Uma dica: quando puderes, sai do inferno das finanças e da AT e vai ver os links deste tópico pouco a pouco. E navega também pelas páginas de tópicos do quadro. Vais encontrar verdadeiras pérolas. :D

Ui nice one :D ... é difícil de sair lá do outro lado, mas já registei pa ver com calma :D thanks :thumbsup:

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon

Estava a ler as 10 razões e a pensar que essa lista quase que podia ser um template para muitas outras linguagens de programação. Excepto pela 10ª razão, porque fala do Delphi como sendo a linguagem mais poderosa da actualidade. O que é que faz dela a mais poderosa?

Editado por KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31

O principal objectivo do tópico era desfazer alguns mitos do Pascal, e com isso mostrar que há razões para aprender a linguagem. Como disse na altura:

Já ando um pouco saturado de ouvir mil e uma parvoíces sobre o Pascal.

Aproveito para desabafar algo que nunca deixa de estar encravado na garganta de um verdadeiro conhecedor de Pascal.

Aquelas ideias clássicas acerca desta linguagem - "Pascal é só para aprender técnicas de programação", "Pascal é básico", etc - não fazem nexo. Não no Século XXI. Lá para os anos 70s algumas das críticas faziam sentido. Mas estamos em 2014, a linguagem evoluiu a potes, e a mentalidade da generalidade dos programadores acerca do Pascal ficou encravada nos anos 70.

Para piorar a situação, os alunos de todo o mundo engolem as "ideias clássicas" e passam a papagueá-las como se fossem verdades absolutas.

Enfim, a generalidade da comunidade de programadores debita toda uma verborreia que infesta a reputação do Pascal. É um pouco como alguns Apple-haters que criticam determinadas coisas dos Mac sem nunca terem mexido devidamente num Mac para poderem tecer tais críticas. Verborreia é o que não falta neste mundo. :)

Editado por thoga31

Knowledge is free!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO

Estava a ler as 10 razões e a pensar que essa lista quase que podia ser um template para muitas outras linguagens de programação. Excepto pela 10ª razão, porque fala do Delphi como sendo a linguagem mais poderosa da actualidade. O que é que faz dela a mais poderosa?

Não foi feita por mim a afirmação :-)

mas eu diria que é o seu "meio termo", não tão rápida como o C, mas bem mais rápida que o VB, não tão "Baixa" como o C, mas bem mais "baixa" que o VB, não tão independente do SO como o C, mas bem mais que o VB :-) , melhor RAD que o C e muito, mas muito melhor a nível de Base de Dados que o C, o que torna o Delphi numa Linguagem muito Equilibrada.

Preferia justificar essa afirmação da mais poderosa da actualidade com os seus Pontos fortes :-)

É sem dúvida alguma a Linguagem de Programação com mais drivers de acesso a Base de Dados, não conheci até hoje uma BD que não conseguisse aceder e trabalhar com o Delphi sem qualquer tipo de esforço, e isto já vem do famoso BDE(Borland Database engine) ... tudo isto sem comprometer a Linguagem, se eu quiser aceder a uma porta de série ler e escrever dados ou a um bloco de memoria tal e qual como no C, é possível.

Depois não tem aquelas trapalhadas todas de DLLs e dependências que o VB tem :-(

Depois pelo facto das pessoas que o utilizam e das empresas que o controlam, tem sempre evoluído por forma a facilitar os programadores e a seguir as "tendências", ASP, Dephi for PHP, IOS no XE, agora Android no XE4, 5 e 6(no Delphi tudo é possível)

Por último, mas o mais importante, tem sem sombra de dúvida o melhor RAD alguma vez desenvolvido :) eu e o Nuno até brincávamos com isso, Ready, Already Done :D ... se a pessoa começar a programar, tiver gosto e conseguir tirar proveito do RAD, o Delphi torna-se na máquina perfeita para Desenvolvimento.

Eu poderia dar exemplos pessoais mas correria o risco de ser mal interpretado, assim dou o exemplo de um amigo aqui do Forum...

O ano de 2013, foi desde o 25 de Abril de 74 o ano em que mais alterações Fiscais houve no País, dezenas de SH com equipas de 4/5 programadores não conseguiram manter as aplicações actualizadas, chegou ao Ponto de ser Legislado numa Sexta-Feira com entrada na Segunda-Feira. Não foi mesmo nada fácil, inclusive algumas SH desistiram e acabaram por fechar, no entanto, houve um colega aqui do Forum que conseguiu não só desenvolver todas essas actualizações, como construir uma Aplicação de raiz, termina-la e certifica-la junto da AT (eu sei que parece pouco, mas asseguro que não é :-) ) ---> Em Part-Time que é o mais incrível :-D

Ora obviamente que ele é um grande programador, como já tive oportunidade de lhe dizer, um dos melhores com quem já falei, mas também lhe disse e tenho a certeza que ele concorda com isso, só foi possível porque ele desenvolve em Delphi :-)

EDIT: eu sei que já escrevi muito, mas essas 3 coisas, o RAD, as Ligações a BDS, a "proximidade" ao Hardware, e a Multi Plataforma, faz com que provavelmente numa hora se consiga desenvolver uma Aplicação que liga a 2 Servidores de bases de Dados distintas(informix e SqlServer por ex:) que corra num posto com Unix, Windows ou OSx e que consiga escrever valores num visor ou ler o estado actual da impressora através da porta, ou até mesmo ler o estado de uma maquina de Produção... Ora no VB não funcionava e no C garantidamente que não demorava 1 hora :-)

Editado por CrominhO

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
CrominhO

(...)

Enfim, a generalidade da comunidade de programadores debita toda uma verborreia que infesta a reputação do Pascal. É um pouco como alguns Apple-haters que criticam determinadas coisas dos Mac sem nunca terem mexido devidamente num Mac para poderem tecer tais críticas. Verborreia é o que não falta neste mundo. :)

Concordo em absoluto Thoga, existem estigmas em relação ao Pascal e ao Delphi, o Pascal talvez por ser dado na Escola e o Delphi talvez por se ter ouvido falar muito no Brasil com o Firebird e depois ter "desaparecido"... Mas segundo a minha opinião isso revela ignorância por parte desses programadores, se eles soubessem que as 2 maiores empresas de autómatos do País programam em Delphi/Pascal, que a maior SH em Portugal tem 60 ou 70% dos softwares feitos em Delphi, ou que alguns Bancos em Portugal trabalham com Aplicações em Delphi, secalhar evitavam esse tipo de comentários sob pena de ficarem mal vistos :)

Editado por CrominhO

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.