Jump to content

Solaris - Placa de rede


Rui_Biker20
 Share

Recommended Posts

Olá a todos.

Mais uma vez, venho tentar saber como resolver um problema, se possível, com a vossa ajuda  🙂

Tenho 2 máquinas ligadas em rede entre si...ou melhor, é para ficarem ligadas uma à outra.

Uma máquina é uma SPARC (sun4u/sun4v) com Solaris 10 em que já instalei tudo e esta máquina está como servidor. A outra é uma Intel i386, que vai ser cliente...

No servidor, a instalação que fiz foi manual ("boot cdrom" em vez de "boot cdrom - install"), pois eu queria alterar as partições. Depois de tudo configurado, fui instalar o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). A seguir fiz a instalação do NISP Package, criação de utilizadores como administradores e adicionei o MAC Address da máquina cliente no servidor, para assim poder preparar o JumpStart (“setup_install_server”), correu tudo bem!

Liguei a máquina cliente, já com o cabo de rede ligado e ia instalar o Sistema Operativo através da rede (JumpStarting a Host). Premi “F8” e tinha de escolher a opção “Network” (havia 3 opções: 1- cdrom; 2- SATA; 3- Network), tudo bem, a instalação iniciou e no manual diz que demora entre 10 a 20 minutos, mas passados uns 2 minutos a máquina sai da instalação e inicia normalmente (anteriormente já tinha feito tudo isto, logo já tinha o SO a funcionar…). Não percebi o porquê e voltei a fazer tudo de novo. Desliguei a máquina, esperei uns minutos e voltei a ligar, premi “F8”, mas desta vez só me dava 2 opções, que era o cdrom e o disco, a opção “Network” tinha desaparecido…..cancelei e deixei arrancar normalmente…..dentro do “Windows” fui verificar qual era a placa de rede, mas naqueles monitores ao canto inferior direito tinha um sinal de proibido, ao clicar 2 vezes por cima desses computadores dava-me uma mensagem a dizer que não havia devices, então cliquei com o botão direito do rato e escolhi propriedades e abriu-me a janela da rede, em que na parte da conexão tinha duas opções: 1- e1000g0; 2- lo0, e estava seleccionada a primeira opção e então escolhi a segunda opção, em que o proibido desapareceu!!! Mas depois voltei a deixar estar tudo como estava (o IP que tinha era 10.95.39.242, que era o escolhido quando se fez, à uns meses atrás a instalação), e através da linha de comandos fui ver que dispositivos de rede é que tinha (“ifconfig –a”), onde este comando me dá o IP (inet), netmask, broadcast e o MAC Address (ether)…..mas por espanto meu o MAC não aparecia!!! Reiniciei a máquina, premi “F2” e realmente no MAC Address vinha N/A!! Entrei no Windows e fui escolher a opção de conexão “lo0”, onde o IP era 127.0.0.1 (loopback)!!! Reiniciei de novo a máquina, mas depois na parte da conexão só me aparecia a opção “lo0”, a outra opção desapareceu…lol

Confuso, muito confuso!!!

Nisto fui ver se a placa de rede tinha alguma luz, e não tinha, mas a placa de rede do servidor tinha as luzes acesas e quando desconectava o cabo de rede as luzes apagavam-se….voltei a ligar e dava-me o mesmo….

Fui pesquisar pela net alguns comandos que me pudessem ajudar, pois não percebo grande coisa disto e então encontrei uns comandos e fui experimentá-los…escrevi “ifconfig lo0 inet 10.95.93.242 netmask 255.255.255.0 broadcast 10.95.93.255” ( o IP do servidor era 10.95.93.241). Ok, agora o IP em vez de ser o 127.0.0.1 era o 10.95.93.242, mas não havia novidades….reiniciei de novo a máquina….e continuava tudo igual.

Próximo passo, fui experimentar outras placas de rede, pois a que “não funcionava” era integrada. Experimentei 2 placas de rede e mesmo assim continuava a não me dar o MAC Address, mas estas ao contrário da placa de origem, acendiam as luzes!! Mas continuava a não dar nada.

Fui buscar uma placa de rede que estava a funcionar noutro computador igual e mesmo assim não deu nada…

De referir que experimentei sempre fazer “ping” ao servidor e não me retornava nada…

Já alterei alguns ficheiros de configuração e…nada!

Peço desde já desculpa pelo testamento.

Se alguém souber como resolver este “berbicacho”, agradecia que me desse uma ajuda  🙂

Link to comment
Share on other sites

    Boa tarde,

    Estás a usar uma rede com Switch, certo ? é que se for ligada uma máquina à outra, o cabo tem de ser um cross-over.

    No windows ifconfig ? No windows que me recorde é ipconfig /all e mostra-te todos os detalhes de todas as placas de rede. Confirma isso.

    Ele ao fazer o "jump-start" faz por etherboot, certo ? Verifica se tens todos os serviços necessários a correr no servidor (DHCPd, TFTPd, etc...)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.