Jump to content

Solaris - Placa de rede

Rui_Biker20

Recommended Posts

Olá a todos.

Mais uma vez, venho tentar saber como resolver um problema, se possível, com a vossa ajuda  🙂

Tenho 2 máquinas ligadas em rede entre si...ou melhor, é para ficarem ligadas uma à outra.

Uma máquina é uma SPARC (sun4u/sun4v) com Solaris 10 em que já instalei tudo e esta máquina está como servidor. A outra é uma Intel i386, que vai ser cliente...

No servidor, a instalação que fiz foi manual ("boot cdrom" em vez de "boot cdrom - install"), pois eu queria alterar as partições. Depois de tudo configurado, fui instalar o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). A seguir fiz a instalação do NISP Package, criação de utilizadores como administradores e adicionei o MAC Address da máquina cliente no servidor, para assim poder preparar o JumpStart (“setup_install_server”), correu tudo bem!

Liguei a máquina cliente, já com o cabo de rede ligado e ia instalar o Sistema Operativo através da rede (JumpStarting a Host). Premi “F8” e tinha de escolher a opção “Network” (havia 3 opções: 1- cdrom; 2- SATA; 3- Network), tudo bem, a instalação iniciou e no manual diz que demora entre 10 a 20 minutos, mas passados uns 2 minutos a máquina sai da instalação e inicia normalmente (anteriormente já tinha feito tudo isto, logo já tinha o SO a funcionar…). Não percebi o porquê e voltei a fazer tudo de novo. Desliguei a máquina, esperei uns minutos e voltei a ligar, premi “F8”, mas desta vez só me dava 2 opções, que era o cdrom e o disco, a opção “Network” tinha desaparecido…..cancelei e deixei arrancar normalmente…..dentro do “Windows” fui verificar qual era a placa de rede, mas naqueles monitores ao canto inferior direito tinha um sinal de proibido, ao clicar 2 vezes por cima desses computadores dava-me uma mensagem a dizer que não havia devices, então cliquei com o botão direito do rato e escolhi propriedades e abriu-me a janela da rede, em que na parte da conexão tinha duas opções: 1- e1000g0; 2- lo0, e estava seleccionada a primeira opção e então escolhi a segunda opção, em que o proibido desapareceu!!! Mas depois voltei a deixar estar tudo como estava (o IP que tinha era 10.95.39.242, que era o escolhido quando se fez, à uns meses atrás a instalação), e através da linha de comandos fui ver que dispositivos de rede é que tinha (“ifconfig –a”), onde este comando me dá o IP (inet), netmask, broadcast e o MAC Address (ether)…..mas por espanto meu o MAC não aparecia!!! Reiniciei a máquina, premi “F2” e realmente no MAC Address vinha N/A!! Entrei no Windows e fui escolher a opção de conexão “lo0”, onde o IP era 127.0.0.1 (loopback)!!! Reiniciei de novo a máquina, mas depois na parte da conexão só me aparecia a opção “lo0”, a outra opção desapareceu…lol

Confuso, muito confuso!!!

Nisto fui ver se a placa de rede tinha alguma luz, e não tinha, mas a placa de rede do servidor tinha as luzes acesas e quando desconectava o cabo de rede as luzes apagavam-se….voltei a ligar e dava-me o mesmo….

Fui pesquisar pela net alguns comandos que me pudessem ajudar, pois não percebo grande coisa disto e então encontrei uns comandos e fui experimentá-los…escrevi “ifconfig lo0 inet 10.95.93.242 netmask 255.255.255.0 broadcast 10.95.93.255” ( o IP do servidor era 10.95.93.241). Ok, agora o IP em vez de ser o 127.0.0.1 era o 10.95.93.242, mas não havia novidades….reiniciei de novo a máquina….e continuava tudo igual.

Próximo passo, fui experimentar outras placas de rede, pois a que “não funcionava” era integrada. Experimentei 2 placas de rede e mesmo assim continuava a não me dar o MAC Address, mas estas ao contrário da placa de origem, acendiam as luzes!! Mas continuava a não dar nada.

Fui buscar uma placa de rede que estava a funcionar noutro computador igual e mesmo assim não deu nada…

De referir que experimentei sempre fazer “ping” ao servidor e não me retornava nada…

Já alterei alguns ficheiros de configuração e…nada!

Peço desde já desculpa pelo testamento.

Se alguém souber como resolver este “berbicacho”, agradecia que me desse uma ajuda  🙂

• 1 month later...

Boa tarde,

Estás a usar uma rede com Switch, certo ? é que se for ligada uma máquina à outra, o cabo tem de ser um cross-over.

No windows ifconfig ? No windows que me recorde é ipconfig /all e mostra-te todos os detalhes de todas as placas de rede. Confirma isso.

Ele ao fazer o "jump-start" faz por etherboot, certo ? Verifica se tens todos os serviços necessários a correr no servidor (DHCPd, TFTPd, etc...)

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"