Jump to content

Raspbery Pi finalmente à venda!


pedrotuga
 Share

Recommended Posts

Sinceramente não vejo grande interesse nisso. 🙂

O que estão a pensar fazer?

Hoje por acaso, vi uma entrevista do lider do projecto e um dos pontos interessantes que ele focou foi que não dá como estragar... ou seja, podes escrever software, se der borrada, carregas no reset e comecas de novo.

A mim, pessoalmente, interessa-me a possibilidade de ter entradas e saídas para o mundo controladas directamente por um processador a sério. Espera até fazerem placas de expansão para ela e vês as possibilidades que aquilo pode oferecer. Claro que no fim de contas, o apelo é para os tinkerers.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Link to comment
Share on other sites

Pois, se estiverem interessados, vão ter de esperar pela próxima batch porque a primeira já foi vendida. :x

Não necessáriamente, é um computador com design open open-source, qualquer empresa pode pegar no esquema e começar a produzir unidades.

Quanto à utilidade disto, é um computador com as interfaces típicas de um computador para uso pessoal, mas muito mais pequeno e muito mais barato. Isto tem utilidade por exemplo como computador de bordo, ou para quem quiser montar um ecrã num local de trabalho a mostrar logs, notícias, updates de servidores de integração contínua, monitorização de sistemas, etc.

Basicamente qualquer coisa em que seria necessário um computador e que as especificações do raspbery pi sejam suficientes.

Para robótica e afins duvido que tenha muita utilidade.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente não vejo grande interesse nisso. 😄

O que estão a pensar fazer?

Também dá para fazeres um media center bem baratuxo. Ainda por cima com saidas HDMI e RCA, podes usar em praticamente tudo o que é TV.

Como já disse noutro tópico, também gostava de ver se seria possível montar um pequeno servidor dedicado económico e eficiente (a termos de energia) com isso. Era interessante para aquelas pequenas "brincadeiras" que às vezes até dão jeito.

Lembro-me, por exemplo, de há alguns anos o site do núcleo de informática da minha faculdade ter a possibilidade de ver se as luzes da sala estavam acesas ou não, para saber se estava gente por lá ou não (No caso deles, presumo que já tivessem uma máquina ligada 24/7, logo não custou muito).

MIEIC @ FEUP

http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog

Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu

Link to comment
Share on other sites

Para robótica e afins duvido que tenha muita utilidade.

O último robot que vi, tinha um desktop pentium III fora da caixa e com as pecas distribuídas para controlar o robot. (um apontamento interessante, o problema que tive de resolver nele foi uma "falha" de comunicacão... liguei lá o monitor e reparei que o Windows ficou emperrado à espera que aceitássemos a nova definicão da hora).

Concedo que já foi há alguns anos, mas tenho a certeza que à parte de terem acabado com os discos duros, ainda têm computadores a sério a controlar certos robots. Isto faz baixar o preco muito mais. Daqui a uns anos, ou nem tanto, passa por departamentos de robótica a ver se não têm placas destas a controlar robots. 😄

E não sei até que ponto o criador da placa calculou as quantidades para fazer a encomenda... com a fama que está a ter, existe a possibilidade de ainda baixar um pouco mais o preco.

Claro que, se te referes a robots industriais, certamente que esses terão um poder de processamento similar ou maior, mas têm interfaces muito mais robustos que esta placa.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Link to comment
Share on other sites

Eu estava a referir-me ao hobista e às empresas mais experimentais de pequena escala que é claramente o mercado para onde este produto aponta.

Ao mercado industrial não creio que faça grande diferença se tivermos em conta que no preço de um robot o controlador é hoje em dia uma insignificância.

Um pentium III não está de todo feito para robots e dispositivos simples. Tem um instructionset robusto para responder a muitas exigêncas do mercado dos computadores pessoais, mesmo as suas características físicas estão adaptadas a esse mercado.

Claro que podem aparecer no mercado todo o tipo de sensores, motores, etc. que tenham iterfaces (por exemplo) USB, ou mesmo shields para esta placa em particular que disponibilizem todo o tipo de periféricos.

Para hardware hackers que querem experimentar com motores, sensores, etc. não tem piada nenhuma pegar em meia dúzia de periféricos desenvolvidos por terceiros e fazer um robot. Nesse caso quem se divertiu foi quem desenvolveu esses periféricos.

Os atmells e pics são desenhados para ser simples, para interagir com o hardware de forma trivial. O arduino é o expoente máximo desta filosofia e vai continuar a ser o brinquedo de escolha para hackers de hardware.

Como já começa a ficar mais ou menos claro, até pelas respostas nesta thread, o raspbery pi é mais direcionado para o típico programador informático.

Link to comment
Share on other sites

Sim, não estou a dizer o contrário... mas também não especifiquei os robots a que me estava a referir. Erro meu... o robot em questão tinha processamento de imagem. Algo que o Arduino não consegue fazer. Logo, um processador destes pode tomar o lugar dum Pentium III e fazer o mesmo.

O Arduino é interessante... para quem quer aprender a mexer em microcontroladores sem estragar... hacker de hardware provavelmente passa ao lado do firmware (não todo) do Arduino e aproveita a placa com tudo lá metido.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Link to comment
Share on other sites

    Boa noite,

    Estou a aguardar um, encomendei, data de entrega prevista 14 de Maio.

    Pelo preço que está, comparado com a BeagleBoard ou a HawkBoard, vale bem a pena.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Link to comment
Share on other sites

    Boa noite,

    Farnell. Tinha feito o pré-registo e recebi um e-mail no passado domingo, para efectuar a encomenda.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Link to comment
Share on other sites

Tendo em conta que isto para mim seria um brinquedo, inscrever-me num site para ter que ficar à espera tiraria a piada toda.

Acho que vou esperar até isto invadir ebay e afins. Está a ter boa aceitação, não deve demorar assim tanto a acontecer. Já tenho idieas para projectos com isso.

Falco, o ninjablocks é um produto direcionado ao utilizador final, baseado noutro projecto mais ou menos semelhante ao raspbery pi, a beagleboard.

http://beagleboard.org/

Temos que fazer um tópico com estas placas de desenvolvimento, este  mercado está neste momento em esteróides. Todos os dias há notícias explosivas na área.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.