Jump to content

Internacionalizaçao do aplicativo

ar62
 Share

Recommended Posts

Olá pessoal, estou precisando codificar o meu aplicativo para várias linguas - inglês, português e francês -, isso na programação com Delphi 7. Caso alguém já tenha desenvolvido algo parecido e possa orientar-me na configuraçao, fico grato. Fico a aguardar por maiores informaçoes.

EDIT: português melhorado. thoga31

Faz uma pesquisa por 'Resource File'. O habitual é criar ficheiros RC com todas as strings usadas pelo programa, associada a um valor numérico, para cada língua. Esses ficheiros são compilados com o Resource Compiler e depois linkados com o executável ou em DLLs separadas. No programa terás de aceder, pelo valor numérico, às string linkadas no executável ou carregando a DLL da lingua e seguir daí. Pode ser que o Delphi 7 suporte isto mais automáticamente mas não tenho experiência acima do 5.

O proprio Delphi tem um modo de criar ficheiros de idiomas (Project --> Languages), mas não sei se o 7 já tinha. Aliás, nunca usei este sistema.

Das poucas vezes que criei aplicações multi-linguagem, usei o seguinte método.

Na aplicação, substituem-se todas as constantes e valores absolutos que contenham strings de interface (que se mostrem ao utilizador) por variáveis. Pessoalmente, prefiro que todas estas variáveis fiquem dentro de um Record, por mera organização.

Ex.:  ShowMessage('Olá Mundo');  passa a    ShowMessage(Lng.OlaMundo);

No inicio da aplicação, verifica-se a existencia de um ficheiro de idioma (mais à frente falamos deste)

- Se não existir, corre-se um procedimento que crie o idioma predefinido da aplicação

* Atribui um valor a todas as variáveis de idioma

- Se existir, lê o ficheiro para:

* Todas as variáveis de idioma

* Atribui os valores de Caption e Text em todos os componentes visuais que tenham informação para o utilizador

A partir daqui o programa funcionará normalmente.