Jump to content

Reduzir tamanho de BD

martim07
 Share

Recommended Posts

Olá a todos,

tenho uma base dados que já tem quase 3GB de tamanho e estou a usar o SQL Express 2005. Sabendo que tenho um máximo de 4GB para a bd como é que faço para reduzir o tamanho?

A bd tem muitos registos antigos que agora não são precisos, será que a única solução é apagar estes registos ou existe algum tipo de manutenção que se faz nestes casos?

Cumprimentos a todos.

O Shrink reorganiza o espaço ocupado pela BD, funciona como uma desfragmentação, pega em todos os arquivos espalhados e junta-os, libertando assim espaço em disco. No entanto não é muito bom para os indexes, uma vez que ao mover as suas páginas de sitio, aumenta muito o seu nível de fragmentação deixando assim de ser úteis para a optimização de querys.

Estás com 3Gb de dados ou é o ficheiro Log que está a ocupar muito espaço?

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

Sinceramente não sei o que te responder! Faço query normais, e as minhas tabelas têm chaves primárias. Agora optimizar query's com NON-Clustered não sei o que é isso!

Também já me disseram para optimizar as query's para ad-hoc mas no sql server 2005 express não consigo fazer isso.

Estive a pesquisar e encontrei isto:

DBCC SHRINKDATABASE (NomeBanco, 10)

–  Reduz o tamanho dos arquivos do banco de dados deixando 10% de espeço livre neles.

DBCC SHRINKDATABASE(NomeBanco, NOTRUNCATE)

– A opção NOTRUNCATE na realidade só move as páginas de dados do final do arquivo para o começo e não devolve o espaço liberado para o sistema operacional. A impressão que dá é que nada foi feito com os arquivos de dados. Só aplicavel à arquivo de dados.

DBCC SHRINKDATABASE(NomeBanco, TRUNCATEONLY)

– Libera todo espaço disponível no final do arquivo, mas não movimenta as páginas de dados. O arquivo de dados só é      reduzido até  o último extent alocado. Só aplicavel à arquivo de dados.

Para a minha situação qual será a mais indicada? Encontrei isto para sql server 2008, espero que seja o mesmo para sql server 2005.

Cumprimentos.

Executa isto

EXEC sp_configure 'show advanced options',1
RECONFIGURE

EXEC sp_configure 'optimize for ad hoc workloads', 1
RECONFIGURE

Mas não é isto que de devolve espaço em disco, apenas optimiza o servidor.

Deves fazer a primeira, no entanto se fores pelo IDE(Seleciona a BD -> Tasks -> Shrink -> Database) ele sugere-te a percentagem máxima que pode ser libertada. Após isto deves desfragmentar os indexes.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM