rfrancisco Posted February 24, 2012 at 04:26 PM Report Share #441031 Posted February 24, 2012 at 04:26 PM Olá a todos, Preciso de criar gráficos através de uma base de dados, por exemplo. O cliente A gastou 100€ no mês 02 O cliente A gastou 50€ no mês 03 O cliente B gastou 70€ no mês 01 O cliente B gastou 90€ no mês 02 O gráfico tem de mostrar o mês, o valor gasto e quem gastou esse valor, no entanto posso tem 2 clientes como ter 10 o que multiplica os valores a inserir no gráfico. Estive a ler a documentação relativa ao google chart e já percebi +/- como funciona, achei que seria uma boa solução, tenho de construir a url com os dados da bd mas estou parado porque não percebo qual a melhor forma de fazer isto, talvez um array? Alguém aqui já trabalhou com este "trio" que me possa dar uma orientação sobre a melhor forma de fazer isto? Desde já agradeço a vossa ajuda. Roberto Francisco "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfrancisco Posted February 24, 2012 at 07:08 PM Author Report Share #441047 Posted February 24, 2012 at 07:08 PM algum bitaite!? "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted February 24, 2012 at 08:01 PM Report Share #441057 Posted February 24, 2012 at 08:01 PM ...tenho de construir a url com os dados da bd mas estou parado porque não percebo qual a melhor forma de fazer isto... URL? Qual URL? Aquilo tem uma API AJAX e vais fazer os pedidos por query string? Isso é de loucos. Usa a API. A documentação é bastante clara. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfrancisco Posted February 24, 2012 at 11:56 PM Author Report Share #441090 Posted February 24, 2012 at 11:56 PM URL? Qual URL? Aquilo tem uma API AJAX e vais fazer os pedidos por query string? Isso é de loucos. Usa a API. A documentação é bastante clara. Bom parece que estive a ver outra coisa, algo que produz uma imagem de um gráfico sobre os dados... ? Estou a ver agora algo que bate mais certo com o que referiste, vou ver o que consigo montar com isto. obrigado. "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfrancisco Posted February 29, 2012 at 07:06 PM Author Report Share #441681 Posted February 29, 2012 at 07:06 PM boas noites, Já tenho o gráfico montado, compreendi as opções que preciso para o gráfico mas não entendo como ligo isto com os dados da bd. [...] <script type="text/javascript" src="https://www.google.com/jsapi"></script> <script type="text/javascript"> google.load("visualization", "1", {packages:["corechart"]}); google.setOnLoadCallback(drawChart); function drawChart() { var data = new google.visualization.DataTable(); data.addColumn('string', 'Task'); data.addColumn('number', 'Consumo'); data.addRows([ ["marca1", 12.00], ["marca2", 15.00], ["marca3", 45.00], ["marca4", 23.00], ]); var options = { title: 'Custos', titleTextStyle: {color: '#333'}, is3D: 'false' }; var chart = new google.visualization.ColumnChart(document.getElementById('chart_div')); chart.draw(data, options); } </script> </head> <body> <div id="chart_div" style="width: 500px; height: 400px;"></div> [...] Tentei montar os dados que estão em data.addRows com o php no entanto depois não sei adicionar o resultado do php no js... Não sei se estou a proceder correctamente mas não estou a chegar lá. Alguma ajuda? Obrigado. "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted February 29, 2012 at 10:34 PM Report Share #441711 Posted February 29, 2012 at 10:34 PM Já tenho o gráfico montado, compreendi as opções que preciso para o gráfico mas não entendo como ligo isto com os dados da bd.Tentei montar os dados que estão em data.addRows com o php no entanto depois não sei adicionar o resultado do php no js... Não sei se estou a proceder correctamente mas não estou a chegar lá. Da mesma maneira que injectas outro tipo de dados nos templates. data.addRows([ <?php if(!empty($dados) && is_array($dados)): for($i = 0; $i < count($dados); $i++): echo '["' . $dados[$i]['label'] . '", ' . $dados[$i]['valor'] . ']' . (($i < count($dados) - 1) ? ',' : ''); ?> ]); "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfrancisco Posted March 1, 2012 at 06:25 PM Author Report Share #441796 Posted March 1, 2012 at 06:25 PM Da mesma maneira que injectas outro tipo de dados nos templates. data.addRows([ <?php if(!empty($dados) && is_array($dados)): for($i = 0; $i < count($dados); $i++): echo '["' . $dados[$i]['label'] . '", ' . $dados[$i]['valor'] . ']' . (($i < count($dados) - 1) ? ',' : ''); ?> ]); A variável $dados será a consulta à bd? Só estou a conseguir carregar uma linha da tabela 🙂 "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
mjamado Posted March 1, 2012 at 06:27 PM Report Share #441797 Posted March 1, 2012 at 06:27 PM A variável $dados será a consulta à bd? Só estou a conseguir carregar uma linha da tabela 🙂 A variável $dados é um exemplo. Tu é que sabes o que é que tens disponível, se é um array ou um resource da BD ou até um factory duma ORM. "Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web. Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfrancisco Posted March 1, 2012 at 07:59 PM Author Report Share #441817 Posted March 1, 2012 at 07:59 PM Bom acho que vou ser chamado de burro mas... ? O código escreveste estava a dar um erro: Parse error: syntax error, unexpected $end in F:\webserver\root\teste\index3.php on line 9 Tentei perceber o que faltava mas não cheguei lá! Bom mas resolvi assim: [...] <html> <head> <script type="text/javascript" src="https://www.google.com/jsapi"></script> <script type="text/javascript"> google.load("visualization", "1", {packages:["corechart"]}); google.setOnLoadCallback(drawChart); function drawChart() { var data = new google.visualization.DataTable(); data.addColumn('string', 'Task'); data.addColumn('number', 'Consumo'); data.addRows([ <?php $cons = mysql_query('SELECT * FROM dados'); while($ln = mysql_fetch_array($cons)) { echo '["' . $ln['valor_um'] . '", ' . $ln['valor_dois'] . '], '; } ?> ]); var options = { title: 'Consumos', titleTextStyle: {color: '#333'}, is3D: 'false' }; var chart = new google.visualization.ColumnChart(document.getElementById('chart_div')); chart.draw(data, options); } </script> </head> <body> <div id="chart_div" style="width: 300px; height: 200px;"></div> </body> </html> [...] ... ou seja "enfiei" a consulta à base de dados dentro de data.addRows e retornei o código montado como já tinha que é o que o js precisa. Não sei se estou a fazer isto correctamente ou se tem alguma desvantagem fazer assim mas funcionou... :dontgetit: "bater código" Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts