Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

FDomingos

FCCN avança com liberalização e prepara fecho de domínios que não têm sucesso L

Mensagens Recomendadas

FDomingos
A entidade que gere a atribuição de endereços com o sufixo .pt informou que vai aconselhar os internautas e empresas que registaram sites nestes quatro domínios a migrarem para o domínio .pt, que fica liberalizado a partir de 1 de maio.

Pedro Veiga, presidente da FCCN, explicou, em conferência de imprensa realizada esta manhã, que os donos dos sites não serão obrigados a migrar para o domínio .pt, e, só por isso, não se pode dizer que .net.pt, .int.pt, .publ.pt e .nome.pt vão ser encerrados. Além disso, a migração só poderá ser efetuada nos casos em que ainda não há um endereço igual registado no domínio .pt.

A FCCN justifica esta medida com o facto de as quatro variantes do domínio .pt terem tido pouco sucesso. Em contrapartida, as variantes .gov.pt, .edu.pt, .org.pt e .com.pt vão continuar a funcionar e a receber registos de endereços.

Na mesma conferência de imprensa, a FCCN confirmou a notícia avançada em primeira mão pela Exame Informática, que dava conta de que o Conselho Geral da FCCN tinha aprovado a liberalização de registo de endereços no domínio terminado em .pt.

A liberalização começa a 1 de março com um denominado período de “sunrise”, que funciona como última oportunidade de marcas, empresas ou pessoas registarem, sem a concorrência de outras entidades, os endereços com as denominações comerciais que lhes pertencem.

Depois do dia 1 de maio, inicia-se o período de liberalização propriamente dito. O que significa que já não será necessário fazer prova de propriedade de uma marca ou denominação comercial para registar um endereço em .pt. Durante este período, os internautas podem registar qualquer endereço, desde que não promova comportamentos abusivos (violência, racismo, obscenidades, etc.), não seja um nome de uma localidade/cidade portuguesa ou não esteja já registado.

Deste modo, os conflitos em torno dos endereços passam a ser decididos depois de o endereço ter sido atribuído, por um centro especializado em questões de arbitragem, que dá pelo nome de Arbitrare.

A liberalização do registo de domínios é defendida há vários anos por Pedro Veiga e também pelas entidades especializadas no registo e alojamento de domínios (registrars). Tanto o presidente da FCCN como os representantes dos registrars acreditam que o primeiro dia de maio possa ficar marcado por uma corrida aos endereços que ainda não estão registados – até porque a liberalização facilita igualmente o registo de endereços por parte de entidades estrangeiras.

Ler mais: http://aeiou.exameinformatica.pt/noticias/internet/2012/02/23/fccn-avanca-com-liberalizacao-e-prepara-fecho-de-dominios-que-nao-tem-sucesso#ixzz1nFYOU3Gl

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

E já não era sem tempo!


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
softklin

Eu também concordo com a liberalização, mas se os preços se mantiverem na ordem dos 20 euros por domínio .pt, não me parece muito vantajoso para particulares, em contraste com o banal .com, que fica por volta de 10 euros, ou mais barato.

De notar que a liberalização também pode abrir portas para o phishing, visto que os endereços terminados em .pt deixam de ser verificados.


Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6

O .com já não é a 10€. Os preços vão subir muito em breve.

É uma subida generalizada, os .org também devem subir...


10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

 

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
registar.pt

Os .pt já se arranjam por 15 euros ;-)

Os .com por menos de  9 euros ;-)

Quanto às subidas dos genéricos .com e .org, a maior influência é a desvalorização do euro face ao dollar, que tem ocorrido nos últimos meses...

Acrescento também que já se deu início à época de sunrise dos domínios .pt  :)


registar.pt - Registo de domínios na Internet e Alojamento de Páginas WebRegistrar acreditado pela FCCN | Associado APREGI, AEVC e OE

Partilhar esta mensagem


Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

×

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.