Jump to content

Tableadapter - Erro nas queries

vagueante
 Share

Recommended Posts

Boas,

Tenho acesso a uma BD através de um dataset, no qual tenho dois tableadapters, cada um com várias queries (com e sem parametros), funciona bem até ao momento que deixa de funcionar!!!

Passo a explicar, de vez em quando as queries deixam de retornar valores para o código (rows.count =0) e mesmo no preview, deixa de apresentar resultados, quando tenho a certeza que lá estão os dados, muitas vezes basta escolher configure, e seguir carregando nos botões next até ao fim, rebuild e passa a funcionar !?!

A chatice nisto é que não sei o que possa estar a fazer para isto acontecer, vou alterando a aplicação, e em algumas queries acontece isto, lá tenho que andar com debug para descobrir onde está o problema, pois na app em cause recebo dados externos que podem ou não conter os dados completos, daí a dificuldade. Perco imenso tempo e após uma manhã, lá descobri as duas queries que estavam "estragadas

Alguém sabe o que causa esta falta de estabilidade no dataset? Ou se existe alguma forma de "fiabilizar" a coisa?

Obrigado

Olá boa noite.

Veja esta dica talvez ajude a resolver o seu problema.

Para lançar um erro em tempo de execução, vamos criar uma rotina básica para forçar um erro, que nada mais é do que dividir um número por zero “0”. Faça um duplo-clique no centro do Form1, para que o VStudio crie o escopo do evento Load do formulário. Escreva a listagem abaixo.

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs)Handles MyBase.Load
    Dim valor1 As Integer = 5
    Dim valor2 As Integer = 0
    Try
        Dim ret As Integer = valor1 / valor2
    Catch ex As Exception
        Me.GerarLogErro(ex)
        MessageBox.Show("Ocorreu um erro inesperado. Avise ao suporte.", _
                        "Informação : ")
    End Try
End Sub

- No código acima, utilizamos um bloco de tratamento de erro (Try… Catch) e quando o erro acontecer, os dados da exceção serão enviados para um método chamado GerarLogErro. A implementação do método está abaixo.

Private Sub GerarLogErro(ByRef e As Exception)
    Try
        Dim sw As New StreamWriter(Application.StartupPath & "\LogErro.txt", True)
        With sw
            .WriteLine("Data: " & DateTime.Now.ToShortDateString())
            .WriteLine("Hora: " & DateTime.Now.ToShortTimeString())
            .WriteLine("Descrição do erro: " & e.Message)

.WriteLine("Formulário: " & form)
            .WriteLine("Computador: " & My.Computer.Name)
            .WriteLine("Utilizador: " & My.User.Name)
            .WriteLine("---")
            .Flush()
            .Dispose()
        End With
    Catch
    End Try
End Sub

Este é um modo simples de como documentar as mensagens inesperadas que ocorrem no sistema.

Espero ter ajudado.

Até+

Programadorvb6

EDIT: GeSHi adicionado

Que minha coragem seja maior que meu medo e que minha força seja tão grande quanto minha fé.