seuqram Posted February 21, 2012 at 02:36 PM Report Share #440553 Posted February 21, 2012 at 02:36 PM tou com um problema com o meu editor! eu queria fazer uma programa(jogo) com outro programa(editor). alguem me ajuda 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted February 21, 2012 at 02:38 PM Report Share #440555 Posted February 21, 2012 at 02:38 PM sim ... todos no forum pretendem ajudar ... no entanto para ajudar é necessário saber quais são as tuas duvidas IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 02:50 PM Author Report Share #440557 Posted February 21, 2012 at 02:50 PM eu ja disse 😛  (eu estou a criar um editor e com ele desse para gravar os jogos que o editor fizesse... e quando gravasse, nesse local houvesse uma aplicaçao que abrisse o jogo automaticamanete) queria com uma aplicaçao de c++(neste caso é o editor) criar outra aplicaçao(neste caso é o jogo) como isto será possivel? ps:e isto ja esta melhor? B) Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted February 21, 2012 at 02:56 PM Report Share #440559 Posted February 21, 2012 at 02:56 PM Sim, é possivel. Nao te deixes 'amedontrar' com a aparente complexidade do projecto 😛 What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legÃveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 03:02 PM Author Report Share #440561 Posted February 21, 2012 at 03:02 PM voces nem tem uma ideia como o criar? ? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RiKoNnEcT Posted February 21, 2012 at 03:15 PM Report Share #440565 Posted February 21, 2012 at 03:15 PM Não percebi nada da tua explicação Podes dar um exemplo mais concreto?? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pmg Posted February 21, 2012 at 03:16 PM Report Share #440566 Posted February 21, 2012 at 03:16 PM Talvez seja mais facil se pensares "ao contrario": em vez de fazeres um editor que chama o jogo, faz um jogo que chama o editor ... What have you tried? Não respondo a dúvidas por PM A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana. Torna os teus tópicos mais atractivos e legÃveis usando a tag CODE para colorir o código! Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 03:36 PM Author Report Share #440567 Posted February 21, 2012 at 03:36 PM Não percebi nada da tua explicação Podes dar um exemplo mais concreto?? epa imagina que tou no meu editor: vou gravar o meu jogo e clico em guardar eu escolho o local no ambiemte de trabalho. e la fica uma aplicaçao do meu jogo! eu queria saber como o vou fazer? Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 03:37 PM Author Report Share #440568 Posted February 21, 2012 at 03:37 PM Talvez seja mais facil se pensares "ao contrario": em vez de fazeres um editor que chama o jogo, faz um jogo que chama o editor ... como vou fazer isso? 😛 ou como vou tornar meu jogo do meu editor sem depender de um outro programa? Link to comment Share on other sites More sharing options...
RiKoNnEcT Posted February 21, 2012 at 03:47 PM Report Share #440571 Posted February 21, 2012 at 03:47 PM basicamente queres gerar o ficheiro .exe a partir do teu IDE é isso?? 😛 Link to comment Share on other sites More sharing options...
JD557 Posted February 21, 2012 at 04:26 PM Report Share #440574 Posted February 21, 2012 at 04:26 PM OK, para resolveres o teu problema actual tens de criar um compilador. Posso-te dar umas pequenas ideias de como fazer isso, mas estou quase certo que não é isso que queres. Repensa o problema: Precisas mesmo que o editor crie um executável? Não bastará criares um formato de nÃveis(ou o que estiveres a editar) que depois são carregados pelo jogo. Acredita que assim ficas com um problema muito mais simples. MIEIC @ FEUP http://project557.blogspot.com/ --- Development Blog Proteja a sua pen: http://lastknight.pt.vu Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted February 21, 2012 at 04:48 PM Report Share #440576 Posted February 21, 2012 at 04:48 PM Acho que ele quer fazer algo como o gamemaker ou Unity3D Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 05:47 PM Author Report Share #440581 Posted February 21, 2012 at 05:47 PM ya quero criar um executavel como o gamemaker,rpg maker...e como o vo criar? 😛mas não quero criar um ficheiro.exe(isso ja eu sei fazer) Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted February 21, 2012 at 07:58 PM Report Share #440605 Posted February 21, 2012 at 07:58 PM primeiro - crias o programa que vai ter as opções para inserir coisas no jogo(NPC, objectos,etc). Segundo - crias uma framework para poderes trabalhar à vontade. Terceiro - se ele clicar no botao para inserir uma cadeira, crias código que ele inseriu. Quarto - compilas o código com o MinGW ou GCC(a menos que queiras criar um compilador) Resumindo, o programa que queres fazer para criar outro programa(neste caso um jogo), terás que criar uma funções para criar código automáticamente(e os respectivos ficheiros) e depois compilas aquilo(se quiseres usas o MinGW ou GCC, tambem podes fazer como o JD557 disse) Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 21, 2012 at 08:13 PM Author Report Share #440607 Posted February 21, 2012 at 08:13 PM ja tou a perceber! 😛 mas o que é framework? ? e como indicar ao compilador o local onde o jogo criado por o editor está? Link to comment Share on other sites More sharing options...
pikax Posted February 21, 2012 at 09:14 PM Report Share #440614 Posted February 21, 2012 at 09:14 PM http://pt.wikipedia.org/wiki/Framework explica melhor a 2 questão, não percebi muito bem o que queres. quando tiver mais tempo, explico-te melhor a lógica, mas o que queres fazer é um bocado trabalhoso. Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast." Link to comment Share on other sites More sharing options...
seuqram Posted February 22, 2012 at 01:00 PM Author Report Share #440696 Posted February 22, 2012 at 01:00 PM como compilar o jogo feito pelo editor automaticamente? Link to comment Share on other sites More sharing options...
xtrm0 Posted February 22, 2012 at 01:13 PM Report Share #440698 Posted February 22, 2012 at 01:13 PM como compilar o jogo feito pelo editor automaticamente? Assim: 0-Tens de ter o código da framework num ficheiro frm.h 1-Guardas o código do jogo que o utilizador fez num ficheiro game.cpp, no qual está escrito #include <frm.h>; 2-Compilas com(em linux): g++ -I/pastadaframework/ game.cpp -o nomedojogo 3-Para executares o jogo faz ./nomedojogo Btw, para chamares uma função do sistema operativo através do programa, fazes system("codigo"); e tens de incluir a biblioteca cstdlib: #include <stdlib.h> Podes ler mais sobre esta funcao em: http://www.cplusplus.com/reference/clibrary/cstdlib/system/ <Signature goes here> Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts