Jump to content

Programa encerra instantaneamente

Guest Markito
 Share

Recommended Posts

Boas a todo o pessoal do fórum! 🙂

Sou novo aqui no pap e também sou iniciante em programação...

Depois de investigar um pouco outras linguagens de programação resolvi-me a começar em PASCAL porque me pareceu o mais simples mas mesmo assim com potencial.

Neste momento para estudar e para começar estou a ler um livro já muito antigo (editado em 1980!) sobre linguagem Pascal que comprei na feira da ladra  🙂 !!! Apesar de antigo o livro explica muito bem a linguagem e inclisivé é melhor de longe do que certos pdfs que descarreguei da web!

o compilador que estou a usar é o free pascal 2.6.0 com aquele Ide um pouco antiquado; mas mesmo assim achei perfeito para começar.

Agora tenho uma dúvida:  Ao transpor o código que me é ensinado no livro o compiladopr não me dá erro algum, só que o prompt de comando passa tão rápido que não consigo ver o programa que acabei de construir. :nono1:

Como é que faço para que isso não aconteça? É que uma pessoa gosta de ver o progresso a acontecer e acaba por me deixar triste saber que o código está bem estruturado mas não tenho sequer tempo de ver o progresso que faço!

Desde já obrigado pelo vosso tempo e peço a vossa ajuda. Obrigado 😛

Depois o Thoga vai ter de dividir isto, que tu meteste o topico no sitio errado!  🙂

Antes de mais, bem-vindo ao forum, e ao Pascal.

Esperamos ver-te por cá muito tempo!

Quanto ao teu problema, isso acontece porque o teu programa, aparentemente, está a executar sem intervenção do utilizador, pelo que não espera por nada para fechar. Ao fechar, volta ao IDE, e assim não tens tempo de ver.

Para começares, coloca no final do programa a seguinte linha:

.
.
.
.
.
   readln;   // esta linha irá parar o programa à espera que o utilizador dê a tecla enter.
end.

Assim terás tempo de ver o resultado antes de sair.

Há outras formas mais XPTO, mas para começares, esta é a mais pratica.

O comando Readln serve para ler um valor do ecrã para uma variável. Como aqui não lhe damos variável nenhuma, ele espera apenas que se dê enter.

Boa aprendizagem, e estamos sempre aqui para ajudar, se estiveres por aqui para aprender! 😛

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Acabei por deixar o Pascal de lado apesar de ser muito interessante, resolvi-me pelo estudo da linguagem C.

Andarei pelo C, por bom tempo, assim conto!

Muito obrigado na mesma!

Mais um menino do C... enfim.

Eu entenderia que aprendesses C a par de outras LP's, concordo plenamente na aprendizagem de várias... mas daí até "deixar de lado" vai um bocado, bocado esse que me entristece.

Edited by thoga31

Knowledge is free!