falco Posted February 17, 2012 at 11:16 AM Report Share #440045 Posted February 17, 2012 at 11:16 AM A Apple está a anunciar que por omissão só vai ser permitido instalar aplicações da Mac App Store (ou aplicações assinadas pela Apple), na próxima versão de MacOS X. A m$ anunciou algo semelhante para as "aplicações Metro". Também se descobriu que ao contrário do que a m$ anunciou a m$ não vai permitir que os computadores processadores ARM que trazem window$ pré-instalado, possam permitir ao utilizador instalar e utilizar outros sistemas operativos. Cada vez há menos liberdade e controlo por parte dos proprietários dos computadores. De versão em versão cada vez nos retiram mais liberdade. A cada versão fazem uma pequena mudança (para que os consumidores não se revoltem com o choque do impacto da mudança). Não se deixem enganar... Controlar o software é o primeiro passo para controlar os conteúdos (aliás a apple já controla os conteúdos das aplicações da sua loja para dispositivos móveis). Daqui a pouco tempo só vão poder fazer, ver e aprender o que eles quiserem, quando eles quiserem. É isso que querem para vocês e para o resto da sociedade? http://www.osnews.com/story/25507/Microsoft_Forces_OEMs_To_Lock_Devices_Into_Windows_8_Using_UEFI http://www.osnews.com/story/25175/Metro_Applications_Restricted_to_Windows_Store http://www.osnews.com/story/25619/Mac_OS_X_10_8_restricted_to_App_Store_signed_apps_by_default Alguns parece que já estão a acordar: http://www.osnews.com/story/25469/Richard_Stallman_Was_Right_All_Along Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted February 18, 2012 at 10:04 AM Report Share #440197 Posted February 18, 2012 at 10:04 AM É isso que querem para vocês e para o resto da sociedade? Tens visto televisão ultimamente? Já viste o que se passa com todos os políticos que temos? Achas sinceramente que "o resto da sociedade", que infelizmente é a maioria, se preocupa ou sequer consegue perceber isto? Eu não te estou a tirar razão e não leves isto como um ataque pessoal (nem como um início duma flame war). O facto é que apenas uma diminuta minoria percebe o que isto implica. E ainda pior, essa minoria pouco pode fazer para mudar isto e ainda mais engraçado, a grande maioria dessa minoria está neste fórum. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted February 18, 2012 at 11:33 AM Author Report Share #440205 Posted February 18, 2012 at 11:33 AM Achas sinceramente que "o resto da sociedade", que infelizmente é a maioria, se preocupa ou sequer consegue perceber isto? As pessoas só conseguem preocupar-se com o que conhecem. Como não sabem o que se está a passar, não podem preocupar-se. Mas eu não estou a falar para a sociedade toda, estou a falar para um grupo especialmente informado e sensível a esta questão. Estou no Portugal @ Programar, não estou no twitter, ou noutro meio genérico. A minoria que entende, pode sempre educar a maioria a respeito do tema. Já nasceste derrotado? Eu não! Em 2000 e pouco eu comecei a advogar a utilização de standards para a web, em vez das extensões proprietárias da m$ e cancros como o flash, o firefox em vez do ie. Demorou, mas a web já não é o quintal da m$. Os técnicos ganharam consciência e educaram alguns outros, ou fizeram simplesmente com que os outros não usassem essas tecnologias prejudiciais à web, mesmo que não saibam porquê. Também tive ligado à luta contra as directivas de patentes de software e ganhámos. Estou desde 2004 a lutar contra aberrações no direito de autor como a Taxa da Cópia Privada e parece que agora já há muitos a pensar da mesma forma, ou simplesmente a pensar (o que já não é mau). Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted February 18, 2012 at 01:38 PM Report Share #440226 Posted February 18, 2012 at 01:38 PM É de esperar que os "grandes" utilizem estratégias deste tipo aproveitando a posição que têm no mercado... Estão-se burrifando para a liberdade de quem quer que seja. Aproveitam a falta de informação de uns e a passividade de outros para fazer o que querem, neste caso, o que deixam fazer... Mas vendo de outro ponto de vista, talvez este seja um sinal da força que o software livre está a ganhar, para além da forte concorrência de mercado, claro. cumps! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Th3Alchemist Posted February 18, 2012 at 02:09 PM Report Share #440231 Posted February 18, 2012 at 02:09 PM That's why I use Linux my friend! 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
sent Posted February 18, 2012 at 04:58 PM Report Share #440242 Posted February 18, 2012 at 04:58 PM É de esperar que os "grandes" utilizem estratégias deste tipo aproveitando a posição que têm no mercado... Estão-se burrifando para a liberdade de quem quer que seja. Aproveitam a falta de informação de uns e a passividade de outros para fazer o que querem, neste caso, o que deixam fazer... Quanto mais grandes são mais grandes querem ser, e por consequencia controlar o que os rodeia, A única maneira de deter tal gente é a aliar-nos "aos pequenos", e torna-los grandes, That's why I use Linux to 😞 Link to comment Share on other sites More sharing options...
bubulindo Posted February 18, 2012 at 05:46 PM Report Share #440247 Posted February 18, 2012 at 05:46 PM Eu não nasci derrotado, mas sou realista quanto a isto. Todas as lutas que falaste nunca teriam lugar se o resto do povo se preocupasse minimamente com quem nos governa. Quanto à minoria educar a maioria, quantas pessoas vês a educar o resto do povo acerca das alternativas sem soar arrogante? Não estou a apontar dedos nem a chamar nomes, mas vejo repetidamente a atitude dos entendidos de sistemas baseados em Unix a acharem-se extremamente superiores perante pessoas que usam Windows. Achas que isso reúne apoio para a causa? Mas ainda que isso não acontecesse (que para mim, sinceramente é o problema menor), o resto da populaça está-se nas tintas. E isso é que é o problema. Todas as frentes onde lutaste e estás a lutar (e outras mais noutros campos) derivam disso. include <ai se te avio> Mãe () { } Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted February 18, 2012 at 06:47 PM Author Report Share #440249 Posted February 18, 2012 at 06:47 PM Eu não nasci derrotado, mas sou realista quanto a isto. Se fosses realistas verias que o teu discurso foi o discurso de quem nem quer lutar. Todas as lutas que falaste nunca teriam lugar se o resto do povo se preocupasse minimamente com quem nos governa. Isso não é verdade. Há pessoas (muitas) que defendem que as coisas devem ser dessa forma. Ninguém sabe tudo a respeito de todos os temas, nem sequer é expectável que assim seja. Não é expectável que todos saibamos o que todos os nossos representantes eleitos pensam a respeito de todos os temas, o mais provável que saibamos só a respeito dos temas mais falados e/ou de algum a que somos mais sensíveis e por isso procurámos saber essa posição. Quanto à minoria educar a maioria, quantas pessoas vês a educar o resto do povo acerca das alternativas sem soar arrogante? Muitos! Não estou a apontar dedos nem a chamar nomes, mas vejo repetidamente a atitude dos entendidos de sistemas baseados em Unix a acharem-se extremamente superiores perante pessoas que usam Windows. Achas que isso reúne apoio para a causa? Eu vejo gente que faz isso, vejo o contrário (muito mais). E também vejo isso em todas as outras áreas. Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted February 18, 2012 at 06:57 PM Report Share #440252 Posted February 18, 2012 at 06:57 PM Quando o linux tiver compatibilidades, logo penso nisso. Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted February 18, 2012 at 07:01 PM Author Report Share #440254 Posted February 18, 2012 at 07:01 PM O GNU/Linux tem compatibilidades... O kernel Linux é o kernel que suporta mais hardware out-of-the-box. O sistema e as aplicações que existem para ele suportam mais sistemas de ficheiros, mais línguas, tem mais linguagens de programação, mais API, mais protocolos de comunicação, mais formatos de ficheiros... Até corre aplicações para window$ e .net... Por isso a que compatibilidades te referes? Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted February 18, 2012 at 07:41 PM Report Share #440260 Posted February 18, 2012 at 07:41 PM Quando o linux tiver compatibilidades, logo penso nisso. Não concordo.... Eu utilizo uma distribuição de Linux no dia-a-dia e é raro não encontrar algo que precise... Praticamente só preciso ir ao windows quando me apetece jogar. E mesmo assim não é sempre. É sabido que não ha tudo para Linux, mas para um uso dito normal, há quase tudo... É a minha opinião. Cumps! Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted February 18, 2012 at 08:51 PM Report Share #440267 Posted February 18, 2012 at 08:51 PM É sabido que não ha tudo para Linux, mas para um uso dito normal, há quase tudo... É a minha opinião. o mesmo se pode dizer do windows ... IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted February 18, 2012 at 09:26 PM Report Share #440275 Posted February 18, 2012 at 09:26 PM o mesmo se pode dizer do windows ... Leste o primeiro post do tópico e os respectivos links? Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted February 18, 2012 at 09:32 PM Report Share #440276 Posted February 18, 2012 at 09:32 PM Os links são 4 opiniões do mesmo gajo, no mesmo website, três das quais foram escritas no espaço de um mês. Soa-me paranóico. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
HappyHippyHippo Posted February 18, 2012 at 09:38 PM Report Share #440277 Posted February 18, 2012 at 09:38 PM Leste o primeiro post do tópico e os respectivos links? não estou a ver porque contradizes a minha afirmação de que tanto o linux e o windows (e já agora o mac) não ter soluções para todos os problemas ? podes explicar melhor porquê ? IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p Portugol Plus Link to comment Share on other sites More sharing options...
bioshock Posted February 18, 2012 at 09:41 PM Report Share #440278 Posted February 18, 2012 at 09:41 PM O GNU/Linux tem compatibilidades... O kernel Linux é o kernel que suporta mais hardware out-of-the-box. O sistema e as aplicações que existem para ele suportam mais sistemas de ficheiros, mais línguas, tem mais linguagens de programação, mais API, mais protocolos de comunicação, mais formatos de ficheiros... Até corre aplicações para window$ e .net... Por isso a que compatibilidades te referes? Programo muito em .NET e o mono está a léguas do Visual Studio. E, acima de tudo, tenho os meus vícios de jogos. São apenas só estas duas consequências de não utilizar Linux. Link to comment Share on other sites More sharing options...
NuGuN Posted February 18, 2012 at 10:07 PM Report Share #440283 Posted February 18, 2012 at 10:07 PM Palpitei que utilizasses alguma ferramenta proprietaria da Microsoft. Esse é um bom exemplo de como eles (neste caso a microsoft) de certa forma começa por "prender" o pessoal à sua plataforma... São opções e não tenho nada contra quem utiliza .NET ou do genero... Mas como utilizador de Linux que sou(e não o sou por acaso), evito ao máximo ferramentas que possam trazer este tipo de "prisões". São opções... Cumps! Link to comment Share on other sites More sharing options...
pedrosorio Posted February 18, 2012 at 10:12 PM Report Share #440284 Posted February 18, 2012 at 10:12 PM Os links são 4 opiniões do mesmo gajo, no mesmo website, três das quais foram escritas no espaço de um mês. Soa-me paranóico. "It's no longer paranoia. It's reality."(tal como ele diz) Também soa paranóico? Os títulos dos posts ("Metro Applications Restricted to Windows Store",etc.) são factuais e verificáveis em muitos outros sítios. As opiniões dele podem não ser consensuais mas está longe de ser o único a pensar assim, e uma minoria que pensa de determinada forma não tem que ser paranóica e pode perfeitamente ter razão. Parece-me indiscutível que a proliferação da tecnologia como existe hoje em dia representa uma potencial ameaça à privacidade como nunca foi possível antes, e a liberdade de utilização nos produtos de software/hardware das principais empresas que fornecem tecnologia em massa a consumidores tem vindo a diminuir. Em relação à frequência dos posts, não me parece que a paranóia seja a única causa possível para fazer vários posts sobre a mesma temática num curto espaço de tempo 😞 não estou a ver porque contradizes a minha afirmação de que tanto o linux e o windows (e já agora o mac) não ter soluções para todos os problemas ? podes explicar melhor porquê ? Percebi que a tua afirmação ia mais no sentido de " mas para um uso dito normal, há quase tudo...", também no Windows. Se a tua afirmação era no sentido de dizer que o Windows não tem soluções para todos os problemas acharia mais lógico teres respondido ao @bioshock e não ao @NuGuN. Daí ter interpretado mal a tua afirmação. Não respondo a dúvidas por mensagem. Link to comment Share on other sites More sharing options...
falco Posted February 18, 2012 at 11:33 PM Author Report Share #440293 Posted February 18, 2012 at 11:33 PM Os links são 4 opiniões do mesmo gajo, no mesmo website, três das quais foram escritas no espaço de um mês. Soa-me paranóico. Os links são opiniões e factos. Não há aqui paranóia nenhuma, é um facto que: * a m$ não vai deixar instalar outros sistemas operativos em dispositivos que tenham processadores ARM e window$ 8 pré-instalado. * é um facto que só vai ser possível instala "aplicações metro" no window$ através da loja da m$. * é um facto que só se pode instalar aplicações da loja da apple nos dispostivos móveis da apple e que para isso é preciso que os criadores das aplicações sigam regras da apple e o mesmo se aplica aos conteúdos das aplicações e aos conteúdos vendidos na loja da apple. E é um facto também que repetidamente se vê a apple cometer actos de censura (não permitir conteúdos criticos à apple, não permitir conteúdos que a moral dos funcionários da apple não aprova, etc...); * é um facto que por omissão só se vai poder instalar aplicações para o novo sistema operativo de propósito geral da apple a partir da loja da Apple, ou aplicações que tenham sido assinadas pela apple; * é um facto que quer a m$ quer a a apple têm cada vez mais retirado liberdade aos proprietários dos computadores e é um facto que o têm feito de forma gradual e consistente nos últimos anos; Tendo em conta todos estes factos, é completamente razoável considerar que objectivo da m$ é imitar o controlo total da apple e que o da apple é ter o mesmo controlo total nos dispositivos de propósito geral, que tem nos dispositivos móveis. Não há absolutamente nada de paranóico em esperar o que o Tom disse que espera (nestes termos, ou em com algumas diferenças), muito pelo contrário, é perfeitamente razoável. Já afirmar que o Tom é paranóico, é uma afirmação ignorante e infundada a respeito da personalidade dele, ignorante a respeito dos factos que ele comenta e a respeito dos quais especula. A periodicidade dos posts do Tom a respeito deste tema é a periodicidade pela qual têm saído notícias com factos a respeito do que ele noticia e comenta. Como tal associar a periodicidade a qualquer paranóia é de uma extrema falta de seriedade, que ou é por ignorância, ou por maldade. Vindo de quem vem eu apostava na segunda, até porque ele menciona sempre as fontes nos seus artigos e porque têm saído noticias a respeito destes temas em muitos outros notáveis sítios web de notícias. Seja exactamente da forma e com os propósitos que o Tom suspeita, ou com variações a verdade é que estas empresas cada vez mais retiram o controlo em relação ao software e ao conteúdo a que os seus clientes podem ter acesso. Trata-se de uma tendência muito clara! E não há qualquer razão para suspeitar que essa tendência vai mudar. Afirmar que isto é paranóia é falta de seriedade e/ou de sentido critico. É uma afirmação do mesmo nível que dizer que o regime islâmico do Irão não poderá ter interesse em armas nucleares, só porque eles o dizem, independentemente de ser um regime hostil que se baseia uma interpretação violenta de uma religião e com leis medievais, que tem desenvolvido sistemas de armas estratégicas do mesmo tipo que são utilizadas para as armas nucleares, que ora impede a fiscalização do seu programa nuclear, ora permite apenas parcialmente e que se recusa constantemente a negociar diplomaticamente uma solução aceitável. Link to comment Share on other sites More sharing options...
KTachyon Posted February 19, 2012 at 12:00 AM Report Share #440295 Posted February 19, 2012 at 12:00 AM Eu, sinceramente, vejo as medidas para limitar o software instalado num sistema pelo o utilizador comum como positivas. O pessoal que desenvolve software para ser utilizado pelos utilizadores comuns sabe que tem que desenvolver o sistema como se fosse para macacos. Os utilizadores avançados têm sempre como continuar a utilizar o sistema como utilizadores avançados. “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts