Ir para o conteúdo
Marc silva

trocar Windows por linux

Mensagens Recomendadas

Marc silva

Boas caros amigos eu estou a pensar trocar um sistema windows por uma distribuição linux para mais segurança queria que alguém me ajudasse ou desse uma opinião qual a distribuição mais parecida  com o windows basicamente o pc vai ser usado para ir a Internet, trabalhar com um programa de fotografia aérea e escrever alguns textos...

o que me aconselham???

todas as dicas são bem vindas

cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pmg

Instala um virtualizador.

Experimenta dois ou tres (ou mais) linuxes.

Escolhe o que gostares mais para o teu SO principal.

Comeca os testes com o Ubuntu :)

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
DTX

experimenta tambem o fedora,

Tens dois tipos de ambientes graficos em linux, o gnome e o kde.

o ubuntu e o fedora usam o gnome, o kubuntu e mais uns quantos usam o kde,

eu usso o ubuntu, mas sao gostos :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Marc silva

Eu ja instalei o kubunto-11na virtual box que tinha a imagem dele mas não achei muito atractivo..

que dizes de uma caixa magica?? eu cria um pratico tipo o windows... :) 

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Marc silva

DTX ja trabalhei com o ubunto mas linha de comandos e também não é aquele ambiente gráfico como o windows é que não é para mim e para outra pessoa :)

cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
DTX

pa so mexi uma vez no caixa magica. nao sei em que ubuntu e que mexes.te mas agora com o gnome3 (apartir do 10.10 se nao me engano, saiu com alguns bugs lol. tenho agora o 11.10 e ta fixe) acho que esta bem melhor que o windows.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Se queres algo parecido com o window$, acho que estás com ideias erradas em usar GNU/Linux.

Apesar sempre terem havido distribuições que configuram o ambiente para imitar ao máximo o look & feel do window$. A minha opinião é que essa solução é errada. Os sistemas operativos são diferentes e o que se deve fazer é tirar proveito dessas diferenças, porque são elas que são as suas vantagens.

Eu pessoalmente gosto bastante de Ubuntu. Para além de não se chamar Ubunto, mas sim Ubuntu, é baseado em Debian, mas é mais polido e é mais realista (no sentido que tenta dar o menor trabalho possível ao utilizador para ser imediatamente funcional, o que é importante principalmente para os que não têm muitos conhecimentos de informática e não conhecem bem os sistemas *nix e o GNU/Linux em particular).

A interface gráfico do Ubuntu (que tem Gnome 3 misturado com Unity), é de facto muito diferente do window$ e pode custar a acostumar, mas garanto-te que a sua simplicidade e a sua usabilidade é muito superior. O Unity ainda tem uns pontos para polir (é mesmo muito novo e muito diferente), mas assim que te acostumares a um workflow que usa os seus princípios (que são simples), não vais querer outra coisa. Ainda para mais com as mudanças que vão ser introduzidas este ano (HUD, LIM), melhoria na launcher bar para não estar aparecer quando não deve e outras que talvez não sejam este ano, mas que são um objectivo (Wayland para substituir o X.org). Fazem com que o Ubuntu tenha a UI que mais tenta inovar.

E já agora, para que saibas, até o window$ está a mudar radicalmente a sua UI, o Window$ 8 já vai ter uma interface completamente distinta da actual e nem menu "Iniciar", vai ter (finalmente fazem algo quanto a essa atrocidade).

O Caixa Mágica é irrelevante e praticamente ninguém o usa, a não ser quem for obrigado a isso.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Já disse o que eu prefiro. Tens de ser tu a decidires o que tu preferes.

Faço uma utilização do computador muito diferente da tua. Eu sou um consultor de informática especializado em desenvolvimento em Perl e mas também trabalho com outras tecnologias que são Software Livre.

Não gosto de andar com tweaks, nem perder tempo a fazer coisas funcionar, quando deveriam funcionar sem minha intervenção (por exemplo andar a instalar drivers e coisas semelhantes). Gosto de simplicidade e gosto que o computador trabalhe para mim e não o contrário.

Gosto de não ficar eternamente na mesma versão do software, mas não me agrada estar sempre a mudar a versão, gosto de ser eu a escolher quando mudo.

Gosto de pequenas coisas que nos simplificam a vida. Quando são muitas fazem muita diferença.

E é por todas estas coisas que eu gosto e que eu não gosto, que eu prefiro Ubuntu. O que não quer dizer que em determinados casos não possa utilizar outra coisa, como por exemplo Debian, ou não tenha utilizado já muitos outros. Mas como desktop já uso Ubuntu em quase total exclusividade desde 2004.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
E já agora, para que saibas, até o window$ está a mudar radicalmente a sua UI, o Window$ 8 já vai ter uma interface completamente distinta da actual e nem menu "Iniciar", vai ter (finalmente fazem algo quanto a essa atrocidade).

Falso. A nova interface Metro vai coexistir com a normal, podendo ser, inclusivamente, desactivada.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Não é falso! No máximo poderia ser incompleto...

Até a interface "clássica" vai sofrer modificações, por exemplo o menu "Iniciar" desaparece (a build 8220 já não o tem). A funcionalidade não desapareceu, mas foi substituída. Se isto não é uma mudança radical, eu não sei o que para ti é uma mudança radical, porque nada mais simboliza da UI do window$ ao longo das últimas duas décadas do que o menu "Iniciar". Muda tudo? Não, mas não deixa de ser muito significativo e radicalmente diferente.

http://www.theverge.com/microsoft/2012/2/5/2768471/windows-8-start-button-removed-consumer-preview

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
SirDave

experimenta tambem o fedora,

Tens dois tipos de ambientes graficos em linux, o gnome e o kde.

o ubuntu e o fedora usam o gnome, o kubuntu e mais uns quantos usam o kde,

eu usso o ubuntu, mas sao gostos :)

Epá, não digas asneiras. Tens centenas de interfaces gráficas no Linux: o Gnome, o KDE, o LXDE, o XFCE, o Englightement, o Awesome WM (eu uso este!), o dwm, o Pantheon, o ratpoision, o xmonad, o wmii, o wmi, o i3, e continua!

Recomendo-te o Fedora ou o Ubuntu, mas também tens o Linux Mint e o http://elementaryos.org/, eu trabalho no elementary OS :)

Eu uso Arch Linux, é o melhor para mim, é brutal, mas não to recomendo porque não é awesome out of the box, tens de trabalhar bem nele, ao contrário dos outros que recomendei, que já vêm com interfaces gráficas e programas. O Arch (e tantos outros) abrem a primeira vez e é um terminal full screen sem drivers, sem X, sem nada :)

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

O Kubuntu (versão oficial do Ubuntu com KDE), vai deixar de ser financiado pela Canonical... E quase todo o esforço que está a ser feito na inovação a nível da interface gráfica está a ser feito no Ubuntu.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.