nbento.neves 0 Report post Posted February 15, 2012 Viva, Estou com algumas duvidas sobre como fazer um formulário dinâmico para a página de admin do meu website B). É a primeira vez que estou a fazer tal coisa, geralmente trabalhava com o wordpress, apesar de saber um pouco de php, jquery e javascript tenho muitas duvidas de como as coisas devem ser feitas de forma correcta 🤔 Não sei se será a melhor secção para este tipo de perguntas, mas cá vai: 1º Qual é a grande diferença "pratica" em utilizar jquery ou javascript? 2º Como é que eu consigo passar um valor de uma var do javascript para uma var do php? É com a utilização do $.ajax()? 🤔 Muito Obrigado, Nuno Neves Share this post Link to post Share on other sites
brunoais 65 Report post Posted February 15, 2012 1º Qual é a grande diferença "pratica" em utilizar jquery ou javascript? jQuery é javascript. jQuery é uma biblioteca que serve para simplificar o código que tens que escrever para executar as várias tarefas que queiras fazer. Só isso (q já é muito). 2º Como é que eu consigo passar um valor de uma var do javascript para uma var do php? É com a utilização do $.ajax()? 🤔 Sim, por exemplo. "[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31 Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%. Share this post Link to post Share on other sites
nbento.neves 0 Report post Posted February 15, 2012 Muito Obrigado brunoais, Tens dado mesmo uma grande ajuda =)...vou tentar então utilizar o $.ajax(). Tens algum material que fale sobre como utilizar o javascript/jquery que seja simples? Ou se conheces algum livro bom para o efeito? (Preferência em Português). Sei algumas coisa de jquery, mas acho que não utilizo-as da forma mais correcta 👎 Mais uma vez muito obrigado Share this post Link to post Share on other sites
morsa 0 Report post Posted February 15, 2012 Este é muito simples e penso que seja tradução do original. Quando comecei li isso. Não aprendes tudo de um dia para o outro mas é um bom começo. http://i18n.2kminterativa.com.br/jquery/jquery-getting-started-pt_br.html Há uns vídeos no youtube, também que podes ver. Google is your friend! Qualquer dúvida vai colocando aí! A malta ajuda na boa. 1 dica: sempre que possível usa os IDs do DOM, por exemplo: <div id="caixa"> Isto é uma caixa. </div> <script> $(document).ready(function){ $("#caixa").html("Agora mudei o conteudo"); }); </script> É mais rápida a execução do código invés de usares as classes. 2.ª dica - usa uma forma de diferenciar a parte do jQuery no teu código que não implique com o CSS. Eu costumo usar, sempre que possível, "jq_". No exemplo anterior seria: <div id="jq_caixa"> Isto é uma caixa. </div> 1abraço e boa sorte Share this post Link to post Share on other sites
nbento.neves 0 Report post Posted February 15, 2012 Obrigado pelas dicas, vou começar pelo link que me deste e ver alguns vídeos no youtube. Qualquer coisa eu pergunto Obrigado malta Share this post Link to post Share on other sites