Ir para o conteúdo
triplexim32

Criar controlo remoto

Mensagens Recomendadas

triplexim32

Pretendia controlar remotamente um motor, algo simples só para perceber como funciona para depois complexar.

Alguem me diz os componentes que preciso de por para alem dos micro-controladores para que tudo funcione?

Estou a usar o proteus, mas se for preciso mudar de simulador não há problema.

Obrigado pela ajuda

<

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Que motor vais usar?

1000hp com 690Vac?

Ou 3,3Vdc?

Isso é o mais importante... saber que motor vais controlar. Sem isso, nada feito.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32

Que motor vais usar?

1000hp com 690Vac?

Ou 3,3Vdc?

Isso é o mais importante... saber que motor vais controlar. Sem isso, nada feito.

É uma coisa fraquinha ligada a pinhas :) Não me estou a ver a inventar na electrónica com 690v B)

estou a pensar em utilizar 5V no circuito, é apenas para testes : )

<

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

E o motor roda com 5V?

Normalmente para controlo de motores DC, podes pesquisar por ponte H (e fazer uma com transistores), ou então, procurar um chip tipo L298 que tem um formato semi-agradável para trabalhar em breadboard.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32

Por acaso tinha feito uma especie de ponte H com 4 transistors sem sequer perceber q existia isso  :) mas a minha tem fios a mais ligados ao motor, obrigado pela dica  B)

O chip L298 se bem percebi tem a capacidade de inverter as polaridades e ainda consegue travar o motor é isso?

E para o controlo remoto o que necessito?

<

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gadelhas

Por acaso tinha feito uma especie de ponte H com 4 transistors sem sequer perceber q existia isso  :) mas a minha tem fios a mais ligados ao motor, obrigado pela dica  B)

O chip L298 se bem percebi tem a capacidade de inverter as polaridades e ainda consegue travar o motor é isso?

E para o controlo remoto o que necessito?

O L298 é um bom começo, lê o datasheet do mesmo.

Que tipo de controlo remoto queres, Via Rádio, Infra-Vermelhos, ethernet, etc etc...

Abraço Gadelhas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gadelhas

Se me poderes indicar Via Rádio e Infra-Vermelhos  B)

Infra Vermelho, um led IV emissor e um receptor tipo TSOP1736/38 chega.

Via-Rádio, a escolha é vasta, eu ultimamente tenho utilizado módulos transceivers com o chip NRF24L01+, mas estes são por SPI, quem não tem muita experiencia, se calhar é melhor optar por RS232. Com estas soluções tens de fazer todo o interface, ou seja tens de ter um micro que te interprete os sinais e actue em conformidade.

Outra hipótesse é comprares módulos já feitos, em que carregas num botão no emissor e activa um relé no receptor. Se fores ao Ebay, encontras facilmente isso.

Abraço Gadelhas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Acho que já existem bibliotecas do arduino para esses NRF24L01+. Existe uma biblioteca SPI, por isso na realidade usar esses nrf ou XBee por exemplo é transparente porque não há necessidade de programar a USART e SPI em baixo nível.

Por curiosidade, esses chips Rádio que usas são porreiros e fáceis de implementar?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
gadelhas

Acho que já existem bibliotecas do arduino para esses NRF24L01+. Existe uma biblioteca SPI, por isso na realidade usar esses nrf ou XBee por exemplo é transparente porque não há necessidade de programar a USART e SPI em baixo nível.

Por curiosidade, esses chips Rádio que usas são porreiros e fáceis de implementar?

Sinceramente não sei se tem no Arduino, não utilizo o Arduino.

Eu gosto bastante deles, tenho-os utilizado sem nenhum problema, e permitem uma série de configurações engraçadas. Tem boa velocidade, bons buffers ( 32bytes para cada TX/RX) e possibilidade de pipelines. O preço também é bastante apetecível. Os que tem antena onboard, como é óbvio tem um alcance mais curto dos que tem conector SMA.

Vê este link. - http://www.nordicsemi.com/kor/Products/2.4GHz-RF/nRF24L01P

Abraço Gadelhas

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Pois... a julgar pelos posts do Triplexim, também me parece que não use o Arduino.

Eu a bem dizer, odo Arduino uso as placas e o bootloader. De resto aquilo é uma treta porque dá mais trabalho ver o que está escrito numa biblioteca que criar a biblioteca de raíz. LOL

LOL eu passo por uma das filiais da Nordic todos os dias quando estou a trabalhar. Reparei agora pelo logo. :) Eu tenho aqui umas XBee... mas acho que vou fazer uma limpeza e ver-me livre delas. São giras, mas acabei por não fazer uso delas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32

Não eu neste momento so tenho simuladores  :P

Que simuladores conteem esses elementos?

Eu queria acrescentar mais modolos ao proteus mas não encontro nada na net, se pudesse acrescentar ao proteus era melhor.

<

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.