Jump to content

Recommended Posts

Posted
(...)

Em poucos anos os computadores vão se parecer mais como terminais, graças a Internet. Serão como os atuais celulares em que o usuário não poderá operar importantes modificações ou personalizações.

(...)

Fonte: http://www.noticiaslinux.com.br/nl1159493526.html

Discordo totalmente..., é certo que o google tem estado a lançar um "sistema operativo" aos poucos, mas daí até à extinção dos sistemas operativos "fixos"?

Que acham disto? Poderá ser um virar de página na tecnologia?

abraços, HecKel

• Replies 46
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted

Eu espero bem que nunca sejam como um telemovel fogo...Espero que continuem dentro do normal...

Our lives begin to end the day we become silent about things that matter - Martin Luther King

Posted

Não acredito, morre mais depressa o Windows que o Linux...

Bem..., isso ainda é mais improvavel 😄 Quantas marcas de computadores vêm sem qualquer SO instalado ou com GNU/Linux? E quantas vêm já com o Windows? (falo de computadores pré-montados) Ah poisé..., e ainda acreditas que o Windows morria antes?

Estamos numa era demasiado sedentária..., o pessoal para não ter trabalho a instalar um sistema operativo novo fica com o que veio com a máquina pois dizem que "serve"...

abraços, HecKel

Posted

Heckel, talvez tenhas razão em alguns aspectos. Mas ultimamente temos assistido ao crescimento da comunidade GNU/Linux, o que não acontece com os utilizadores do Windows.

O Linux vai continuar vivo, pelo menos até aparecer algum SO melhor 😄 e open-source.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Posted

Heckel, talvez tenhas razão em alguns aspectos. Mas ultimamente temos assistido ao crescimento da comunidade GNU/Linux, o que não acontece com os utilizadores do Windows.

O Linux vai continuar vivo, pelo menos até aparecer algum SO melhor 😄 e open-source.

Ai é que te enganas... tu nunca vais saber se a comunidade windows cresce ou não 😄 Enquanto o linux é instalado numa maquina 10 saem com windows (exemplo) e tu nunca vais saber se a comunidade windows está a crescer 😄

Pensa bem neste assunto:

Toda a gente tem um computador, os que não têm quando comprarem compram Windows e quanto muito Mac. Os que têm e têm computadores velhos ou compram novos ou deixam-se ficar, acho que muito poucos ficam sem computador mesmo...

Eu apoio o Linux mas acho que temos que usar argumentos válidos...

Posted

é verdade que usamos cada vez mais aplicações a partir da net, mas será que os utilizadores de Linux (e software livre em geral) vão deixar de usar esse software?

não me parece. se eu tenho que optar entre comprar um software para usar no meu PC ou usar um aplicativo disponível na net gratuitamente, eu talvez opte por usar o aplicativo da net. agora se eu tenho o software disponível gratuitamente para usar no meu computador, para que raio vou usar um na net (que à partida será menos eficiente)?

acho que o software livre/gratuito vai continuar a ser usado, já o software de proprietário... não sei...

Posted

Ai é que te enganas... tu nunca vais saber se a comunidade windows cresce ou não 😄 Enquanto o linux é instalado numa maquina 10 saem com windows (exemplo) e tu nunca vais saber se a comunidade windows está a crescer 😄

Pensa bem neste assunto:

Toda a gente tem um computador, os que não têm quando comprarem compram Windows e quanto muito Mac. Os que têm e têm computadores velhos ou compram novos ou deixam-se ficar, acho que muito poucos ficam sem computador mesmo...

Eu apoio o Linux mas acho que temos que usar argumentos válidos...

Mas só usa realmente linux quem gosta e quer, salvo algumas excepções. E parece que o número de utilizadores que está disposto a perder tempo e aprender a mexer no linux está a aumentar cada vez mais.

Não se pode falar em morte do linux assim como assim! Mesmo que as grandes empresas deixem de produzir e manter algumas das distros actuais vai haver sempre alguém que vai continuar....

Eu sou defensor que nada é eterno, tudo acaba mais dia menos dia. Mas em 2018 acabar o linux?? Não... pode é começar a haver uma diminuição de utilizadores a partir desse ano ou coisa assim mas acabar é um termo muito forte.

"Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"

Posted

Não era isso que estava em causa... eu também noto que o linux tem vindo a crescer... só digo que não podes provar e não podes usar o argumento falso que o windows está a retroceder 😄

Eu também sou da mesma opinião... o Linux só acaba quando não existir linux... e com tantos cds já gravados com linux acho que é dificil vir a desaparecer em qualquer altura... se vai ser tão usado ou não, não sei o futuro é que vai dizer, porque não sabemos que sistema operativo vamos usar daqui a 5 anos quanto mais prever o que vem em 2018 😄

Posted
Eu espero bem que nunca sejam como um telemovel fogo...Espero que continuem dentro do normal...

Epá.. mas este é o caminho que o windows está a caminhar...

interfaces todas malucas, amaricadas a comer recursos como sei lá o k...

com as funçoes limitades q as pessoas estao habituadas... e sabem q mais... elas adoram!!!

ja nao se passa o mesmo com  SO baseados em linux.. graças a deus...

quanto a teoria acima exposta... nao digo que nao... ninguem sabe pa q camiho isto vai caminhar.

em todo o caso.. todo o hardware vai continuar a precisar d um software.. daí q SO mais complexos ou menos complexos continuaram sempre a existir

Posted

É muito bonita essa treta do Windows vs. Linux mas eu tenho dois computadores lado-a-lado, um com Windows e outro com Linux. Basicamente é tudo a mesma treta, até tenho mais produtividade em Windows.

Consegui converter a minha madrasta a usar Linux, ela tem-se safado bem mas sempre que precisa de alguma coisa como aconteceu hoje (instalar um jogo), lá tive eu que passar um belo bocado a aprender e a tentar explicar como se fazia.

A questão do sucesso do Windows é que é fácil de trabalhar, o mesmo não se passa com Linux, maioritariamente ao nível de drivers. ?

Eu sei do que falo porque uso os dois sistemas todos os dias. 🙂

<3 life

Posted

Epa... eu tambem vim do windows e porra... desculpa lá que te diga... para ter em casa o windows pode ser mais indicado, agora... trabalha em desenvolvimento e quero ver onde chegas com o windows. Eu estive um ano com o windows a trabalhar num computador remoto via ssh. No meu pc estava ao windows mas no servidor estava o linux. Agora... para todos os efeitos toda a gente pensa que eu só usava windows e o linux n recebe nenhum crédito.

Quero com isto dizer: o pessoal fala do windows e diz que é popular e mais n sei o quê, mas não tem a noção que todos os dias vai ao google e o google está alojado em servidores que correm linux. Quem diz o google diz o p@p por exemplo. Quem diz o p@p diz mais de 90% das páginas web. Esquecem-se tambem que o router que têm em casa tem lá uma instalação de linux, quem diz o router diz um controladorres de sistemas de telecomunicações, a centralina de um carro, etc etc etc.

O windows para alem de servir de desktop basicamente não serve para mais nada.

Quanto à questão de transformar o computador num terminal... é uma questão de comcepção distribuição de computação. E tem piada que todo o conceito nasceu com o unix nos anos 70. Por acaso já se deram ao trabalho de saber o que é um email? de onde vem o conceito? como nasceu o irc?

Anyway, como alguem disse... o hardware não vai deixar de precisar de software, se se vai usar a filosofia unix ou não? eu diria que se esta nasceu há 30 anos para chaços do tamanho de uma sala e hoje está até num ipod... pessoalmente acho que sim.

Se os clientes vão continuar a usar um sistema ultra-proprietário e fechado... n me parece que seja relevante, desde que funcionem bem... há que admitir que o bill gaitas qdo escreveu o ms-dos primou pela simplicidade e facil aprendisagem p o utilizador... agora... por uma labreta ser facil de conduzir não vou dizer que é melhor que um ferrari.

Triton, n trabalho com os dois sistemas todos os dias porque depois de me habituar ao linux n kero a porra do windows p nada 😛 Mas concordo, a nivel de drivers um gajo tá muito melhor servido no windows, mas isso é uma questão de marketing, é esperar até as marcas de hardware se aperceberem onde podem chegar.

Posted

Eu não disse que o Linux não prestava, se não gostasse não o usava, e tenho de admitir que a comunidade tem feito um enorme trabalha a desenvolver um sistema operativo como o Linux. O maior problema é que, por exemplo, queria meter um driver da minha Nvidia, não tem estabilidade nenhuma, queria jogar um jogo, tive de instalar via Cedega/Wine e mesmo assim não deu. Quero com isto dizer que para mim, estou obrigado a usar Windows devido à incompetência das empresas que não desenvolvem drivers decentes.

Obviamente que para servidores o Linux é das melhores opções, mas sinceramente para desktop ainda não tem a usabilidade que eu preciso. 😛

<3 life

Posted

E também acreditas no Pai Natal? 😛😉😄

O Windows é o SO mais usado no mundo e só isso é razão suficiente para o Windows não morrer antes do Linux.

O Bill e a MS têm dinheiro suficiente para darem o Windows de graça durante muitos e longos anos sem que o mesmo tenha sequer nenhuma estratégia de retorno associada, algo improvavel uma vez que o Bill e a MS ganharam, e ganham, USDs à conta da venda de SW, por isso acho que eles sabem o que fazem, embora por vezes não pareça...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

Concordo plenamente, ainda por cima se o Vi$ta sai já em Janeiro ui ui, é uma desgraça enorme, para correr bem precisa de 1gb de ram, nem todas as pessoas tem pcs para esse SO. E pelo menos por aqui ( Alentejo) o linux tem vindo a crescer muito bem. Não digo que o Windows não seja o SO mais usado no Mundo mas que percentagem de pessoas dá €400 por ele? talvez 5% , 10%? sem ser o que vem qd o pc é comprado, muito poucos devem ser originais.

Posted

De uma coisa podem ter a certeza, com a massificação das fibras opticas e o correspondente baixamento de preços dos equipamentos para fibras opticas, os computadores pessoais vão tender a ter menos HW e vao tencencialmente tender para terminais.

A maior entrave neste momento são os preços elevadissimos dos mais variados equipamentos para trabalhar em fibras opticas. Nao tarda mto já temos soluçoes comerciais para 160Gb/s. Com estas taxas de transmissao e as larguras de banda das fibras opticas, o caminho para ter tudo num so fio de fibra optica ( tv,telefone e net) já esteve mais longe

Posted

Eu acho que a questão aqui não é se o windows e linux teem mais ou menos utilizadores, a questão é que os terminais tendem a desaparecer do utilizador comum, claro que não é num futuro próximo, mas a longo prazo (não digo 2018, mas se calhar lá para 2050 ou 2100...) tudo à nossa volta (ou à volta dos nossos netos/bisnetos...) tende a ser computarizado e deixamos de precisar do computador como actualmente o conhecemos...

Assim sendo não é só o Linux que tem o fim à vista, aliás, neste cenário o windows até será o primeiro (e unico) a desaparecer, já que tal como já foi aqui dito, o Linux (ou para ser mais preciso, o UNIX) está presente na esmagadora maioria dos pequenos gadgets mais ou menos inteligentes que temos ao nosso dispôr, excepto os PDAs com o seu windows CE ou lá como se chama...

Posted

mesmo que deixe de haver sw nas nossas máquinas, isso apenas quer dizer que os SO para desktops vão desaparecer (e neste cenário o mais afectado será o windows). terá sempre que existir um SO num servidor qualquer que nos disponibilizará o sw, e como sabemos nos computadores "não domésticos" o Linux e Unix em geral dominam.

por isso acho que o windows vai ter que encontrar outro público alvo, caso contrário não terá muito futuro (não quer dizer que deixe de existir, mas poucos os irão utilizar).

Posted

De uma coisa podem ter a certeza, com a massificação das fibras opticas e o correspondente baixamento de preços dos equipamentos para fibras opticas, os computadores pessoais vão tender a ter menos HW e vao tencencialmente tender para terminais.

A maior entrave neste momento são os preços elevadissimos dos mais variados equipamentos para trabalhar em fibras opticas. Nao tarda mto já temos soluçoes comerciais para 160Gb/s. Com estas taxas de transmissao e as larguras de banda das fibras opticas, o caminho para ter tudo num so fio de fibra optica ( tv,telefone e net) já esteve mais longe

Pois eu não tenho assim tanta certesa.

Em que é que o facto de ter uma máquina ligada em rede me faz baixar o hw? O que é que a fibra me vai substituir? Fico sem HD porque agoras tenho as aplicações todas remotas? E quando não tenho rede, fico sem máquina? Sinceramente não me parece que essa "tendência" que anda a ser apregoada se venha a confirmar.

A verdade é que pelo baixo preço do hw, não há razão nenhuma para eu deixar de ter um desktop independente e regredir para passar a ter um dumb terminal...

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."