melSpeedl.ine Posted May 28, 2005 at 10:47 PM Report #9 Posted May 28, 2005 at 10:47 PM Bem pessoal... pa inaugurar aqui o Pascal... deixo-vos aqui um pequeno tutorial para iniciantes na Programação... É uma montagem "rápida" de dois tutoriais brasileiros que encontrei... mas que acho que vai ajudar bastante - pelo menos a mim ajudou... Ainda estou a trabalhar nele por isso... desculpem os erros... http://melspeedlinefttp.no.sapo.pt/Pascal.doc Cumps
[_Silence_] Posted May 28, 2005 at 10:50 PM Report #11 Posted May 28, 2005 at 10:50 PM Bem pessoal... pa inaugurar aqui o Pascal... deixo-vos aqui um pequeno tutorial para iniciantes na Programação... É uma montagem "rápida" de dois tutoriais brasileiros que encontrei... mas que acho que vai ajudar bastante - pelo menos a mim ajudou... Ainda estou a trabalhar nele por isso... desculpem os erros... http://melspeedlinefttp.no.sapo.pt/pascal.doc Cumps mel, corrige o link pk n tá a dar =( Deixo aki tb outro tutorial k tou a seguir e axo tb bastante bom (tá em inglês): http://rulgla.leidenuniv.nl/Researchers/Somers_files/pascal_lessons.pdf
deathseeker25 Posted May 28, 2005 at 10:51 PM Report #12 Posted May 28, 2005 at 10:51 PM Citação Bem pessoal... pa inaugurar aqui o Pascal... deixo-vos aqui um pequeno tutorial para iniciantes na Programação... É uma montagem "rápida" de dois tutoriais brasileiros que encontrei... mas que acho que vai ajudar bastante - pelo menos a mim ajudou... Ainda estou a trabalhar nele por isso... desculpem os erros... http://melspeedlinefttp.no.sapo.pt/pascal.doc Cumps Upa uma iniciativa dessas não vai passar sem prémio aqui no forum...e o banner?! ai meu Deus, ESSE VAI SER O NOSSO BANNER...altamente melSpeedl.ine Só há um problema...o Url não está a funcionar... P.S. Manda-me esse banner para o mail please...será o banner oficial do nosso forum o da tua sig... Cumps
melSpeedl.ine Posted May 28, 2005 at 11:40 PM Author Report #16 Posted May 28, 2005 at 11:40 PM Prob corrigido.... 😛 Thanks!
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 05:26 PM Report #31 Posted May 30, 2005 at 05:26 PM Aqui fica um outro tutorial que eu considero 5* e que tenho seguido atentamente.... http://library.thinkquest.org/27297/ Cumps Bons programas
[_Silence_] Posted May 30, 2005 at 06:27 PM Report #37 Posted May 30, 2005 at 06:27 PM Aqui fica um outro tutorial que eu considero 5* e que tenho seguido atentamente....http://library.thinkquest.org/27297/ Cumps Bons programas Tb o descubri ontem e realmente tá mt fixe, fezme perceber algumas coisas k n percebia, tipo os Loops e os Procedures. Agora tenhu aki um problema para me ajudarem 😛 Program FormulaResolvente; uses crt; var A : real; B : real; C : real; D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente} X : real; {coordenada X do vertice} raiz1 : real; raiz2 : real; Begin clrscr; writeln( 'Introduz o valor de A:' ); readln( A ); writeln( 'Introduz o valor de B:' ); readln( B ); writeln( 'Introduz o valor de C:' ); readln( C ); d:= (b*b)-(4*a*c); if d < 0 then writeln('Raizes de nºs negativos nao existem ') else raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a); raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a); BEGIN writeln('1ª Raiz = ',raiz1); writeln('2ª Raiz = ',raiz2); END; X:= (raiz1+raiz2)/2; Begin writeln('Coordenada X do vertice : ',X); writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C); while not keypressed do; end; end. Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja kuando o D n fôr menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla. Vejam lá se sabem ajudar 😛 (já tentei diversas posições para o comando: while not keypressed do; e nunca pára kuando D > 0).
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 06:31 PM Report #39 Posted May 30, 2005 at 06:31 PM Citação Tb o descubri ontem e realmente tá mt fixe, fezme perceber algumas coisas k n percebia, tipo os Loops e os Procedures. É um tutorial que explica todos os conceitos muito bem explicados....tenho-o seguido e tenho seguido um outro brasileiro que tenho cá em casa e posso dizer que o Pascal já cá canta...não na perfeição é claro, mas já domino os conceitos. Tambem, muito sinceramente, só aprendi Pascal para me ajudar a perceber com mais facilidade o C... No entanto, ainda não vou para o C, mas sim para o Turing....depois de aprender a calcular em TI-83 BASIC... 😄 Cumps
Master_Yoda Posted May 30, 2005 at 07:01 PM Report #41 Posted May 30, 2005 at 07:01 PM Citação Tb o descubri ontem e realmente tá mt fixe, fezme perceber algumas coisas k n percebia, tipo os Loops e os Procedures. Agora tenhu aki um problema para me ajudarem 😛 Program FormulaResolvente; uses crt; var A : real; B : real; C : real; D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente} X : real; {coordenada X do vertice} raiz1 : real; raiz2 : real; Begin clrscr; writeln( 'Introduz o valor de A:' ); readln( A ); writeln( 'Introduz o valor de B:' ); readln( B ); writeln( 'Introduz o valor de C:' ); readln( C ); d:= (b*b)-(4*a*c); if d < 0 then writeln('Raizes de nºs negativos nao existem ') else raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a); raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a); BEGIN writeln('1ª Raiz = ',raiz1); writeln('2ª Raiz = ',raiz2); END; X:= (raiz1+raiz2)/2; Begin writeln('Coordenada X do vertice : ',X); writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C); while not keypressed do; end; end. Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja kuando o D n fôr menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla. Vejam lá se sabem ajudar 😛 (já tentei diversas posições para o comando: while not keypressed do; e nunca pára kuando D > 0). É por isso que eu gosto de C...o comando system("PAUSE") dá para tudo..... 😄😄 Pascal sei mais ou menos, mas não estou bem a ver....
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 07:03 PM Report #42 Posted May 30, 2005 at 07:03 PM Já experimentaste por o "while not keypressed do" entre os dois ends?
[_Silence_] Posted May 30, 2005 at 07:09 PM Report #43 Posted May 30, 2005 at 07:09 PM Já experimentaste por o "while not keypressed do" entre os dois ends? ;) Com o while not keypressed do; entre os dois end's faz o mm k no sitio onde o tenhu =(
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 07:19 PM Report #45 Posted May 30, 2005 at 07:19 PM Citação Com o while not keypressed do; entre os dois end's faz o mm k no sitio onde o tenhu =( Vou rever uns e-books e vou tentar responder-lhe á dúvida, que, pelo que parece, tambem é minha....
[_Silence_] Posted May 30, 2005 at 07:23 PM Report #46 Posted May 30, 2005 at 07:23 PM Citação Vou rever uns e-books e vou tentar responder-lhe á dúvida, que, pelo que parece, tambem é minha... Thks pela ajuda =) E btw "Responder-te" 😛
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 07:27 PM Report #47 Posted May 30, 2005 at 07:27 PM Citação Thks pela ajuda =) E btw "Responder-te" 😛 LOL..ok vou rever os e-books e depois vou responder-te
[_Silence_] Posted May 30, 2005 at 07:34 PM Report #48 Posted May 30, 2005 at 07:34 PM Btw mais uma dúvida, ele dáme os resultados em notação cientifica, como meter em números reais? Tipo 1, 2 ou 1.2
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 07:37 PM Report #49 Posted May 30, 2005 at 07:37 PM Citação Btw mais uma dúvida, ele dáme os resultados em notação cientifica, como meter em números reais? Tipo 1, 2 ou 1.2 Em vez de real quando declaras, põe integer.... 😛
[_Silence_] Posted May 30, 2005 at 08:58 PM Report #54 Posted May 30, 2005 at 08:58 PM Em vez de real quando declaras, põe integer.... 😛😛 Hmm, mas integer n me vai dar números decimais certo? Precisava de todos os números reais, mas que não apareçam em notação cientifica.
deathseeker25 Posted May 30, 2005 at 09:23 PM Report #55 Posted May 30, 2005 at 09:23 PM Citação Hmm, mas integer n me vai dar números decimais certo? Precisava de todos os números reais, mas que não apareçam em notação cientifica. Segundo os tutoriais que andei a rever, existem alguns tipos de variáveis que tu tambem conheces: -real; -integer; -longint; -boolean; -char; -string; Ora, não é real nem integer, long int tambem não.... Entre estas todas e segundo este tutorial sé mesmo o real é que cabe nas exigências que fizeste... Cumps
melSpeedl.ine Posted May 30, 2005 at 09:32 PM Author Report #56 Posted May 30, 2005 at 09:32 PM Citação Program FormulaResolvente; uses crt; var A : real; B : real; C : real; D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente} X : real; {coordenada X do vertice} raiz1 : real; raiz2 : real; Begin clrscr; writeln( 'Introduz o valor de A:' ); readln( A ); writeln( 'Introduz o valor de B:' ); readln( B ); writeln( 'Introduz o valor de C:' ); readln( C ); d:= (b*b)-(4*a*c); if d < 0 then writeln('Raizes de nºs negativos nao existem ') else raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a); raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a); BEGIN writeln('1ª Raiz = ',raiz1); writeln('2ª Raiz = ',raiz2); END; X:= (raiz1+raiz2)/2; Begin writeln('Coordenada X do vertice : ',X); writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C); while not keypressed do; end; end. Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja quando o D n for menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla. Vejam lá se sabem ajudar 😛 (já tentei diversas posições para o comando: while not keypressed do; e nunca pára kuando D > 0). assim à primeira vista.. um noob como eu não vai lá... isto com uma noite bem dormida... 😛 Fiquem bem pessoal!
deathseeker25 Posted May 31, 2005 at 07:11 PM Report #64 Posted May 31, 2005 at 07:11 PM Boas, Estive num forum de programação internacional, com bastantes mais users que este nosso novo forum e coloquei lá a tua dúvida.... A verdade é que ela já lá está há quase um dia e ainda não obtive resposta.... A ver vamos se eles lá dão uma ajudinha, senão vou entrar para as pms para o administrador desse mesmo forum.... Cumps
deathseeker25 Posted May 31, 2005 at 08:48 PM Report #65 Posted May 31, 2005 at 08:48 PM Boas, Acho que achei uma solução....temporária é claro, porque temos de saber qual o verdadeiro erro do programa... Usa o getkey no final e ve o que acontece.... Cumps
Recommended Posts