Jump to content

Recommended Posts

• Replies 52
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted
Bem pessoal...

pa inaugurar aqui o Pascal... deixo-vos aqui um pequeno tutorial para iniciantes na Programação...

É uma montagem "rápida" de dois tutoriais brasileiros que encontrei... mas que acho que vai ajudar bastante - pelo menos a mim ajudou...

Ainda estou a trabalhar nele por isso... desculpem os erros...

http://melspeedlinefttp.no.sapo.pt/pascal.doc

Cumps

mel, corrige o link pk n tá a dar =(

Deixo aki tb outro tutorial k tou a seguir e axo tb bastante bom (tá em inglês): http://rulgla.leidenuniv.nl/Researchers/Somers_files/pascal_lessons.pdf

Posted
Citação
Bem pessoal...

pa inaugurar aqui o Pascal... deixo-vos aqui um pequeno tutorial para iniciantes na Programação...

É uma montagem "rápida" de dois tutoriais brasileiros que encontrei... mas que acho que vai ajudar bastante - pelo menos a mim ajudou...

Ainda estou a trabalhar nele por isso... desculpem os erros...

http://melspeedlinefttp.no.sapo.pt/pascal.doc

Cumps

Upa uma iniciativa dessas não vai passar sem prémio aqui no forum...e o banner?! ai meu Deus, ESSE VAI SER O NOSSO BANNER...altamente melSpeedl.ine

Só há um problema...o Url não está a funcionar...

P.S. Manda-me esse banner para o mail please...será o banner oficial do nosso forum o da tua sig...

Cumps

Posted
Aqui fica um outro tutorial que eu considero 5* e que tenho seguido atentamente....

http://library.thinkquest.org/27297/

Cumps

Bons programas

Tb o descubri ontem e realmente tá mt fixe, fezme perceber algumas coisas k n percebia, tipo os Loops e os Procedures.

Agora tenhu aki um problema para me ajudarem 😛

Program FormulaResolvente;
uses
crt;
var
A : real;
B : real;
C : real;
D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente}
X : real; {coordenada X do vertice}
raiz1 : real;
raiz2 : real;
Begin
clrscr;
writeln( 'Introduz o valor de A:' );
readln( A );
writeln( 'Introduz o valor de B:' );
readln( B );
writeln( 'Introduz o valor de C:' );
readln( C );
d:= (b*b)-(4*a*c);
if d < 0 then
writeln('Raizes de nºs negativos nao existem ')
else
raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a);
raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a);
BEGIN
writeln('1ª Raiz = ',raiz1);
writeln('2ª Raiz = ',raiz2);
END;
X:= (raiz1+raiz2)/2;
Begin
writeln('Coordenada X do vertice : ',X);
writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C);
while not keypressed do;
end;
end.

Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja kuando o D n fôr menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla.

Vejam lá se sabem ajudar 😛 (já tentei diversas posições para o comando: while not keypressed do; e nunca pára kuando D > 0).

Posted
Citação

Tb o descubri ontem e realmente tá mt fixe, fezme perceber algumas coisas k n percebia, tipo os Loops e os Procedures.

É um tutorial que explica todos os conceitos muito bem explicados....tenho-o seguido e tenho seguido um outro brasileiro que tenho cá em casa e posso dizer que o Pascal já cá canta...não na perfeição é claro, mas já domino os conceitos.

Tambem, muito sinceramente, só aprendi Pascal para me ajudar a perceber com mais facilidade o C...

No entanto, ainda não vou para o C, mas sim para o Turing....depois de aprender a calcular em TI-83 BASIC... 😄

Cumps

Posted
Citação

Agora tenhu aki um problema para me ajudarem 😛

uses
crt;
var
Begin
clrscr;
readln( A );
readln( B );
readln( C );
if d < 0 then
else
BEGIN
END;
Begin
while not keypressed do;
end;
end.

Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja kuando o D n fôr menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla.

Vejam lá se sabem ajudar 😛 (já tentei diversas posições para o comando: while not keypressed do; e nunca pára kuando D > 0).

É por isso que eu gosto de C...o comando system("PAUSE") dá para tudo..... 😄😄

Pascal sei mais ou menos, mas não estou bem a ver....

Posted
Citação
Hmm, mas integer n me vai dar números decimais certo? Precisava de todos os números reais, mas que não apareçam em notação cientifica.

Segundo os tutoriais que andei a rever, existem alguns tipos de variáveis que tu tambem conheces:

-real;

-integer;

-longint;

-boolean;

-char;

-string;

Ora, não é real nem integer, long int tambem não....

Entre estas todas e segundo este tutorial sé mesmo o real é que cabe nas exigências que fizeste...

Cumps

Posted
Citação

uses
crt;
var
Begin
clrscr;
readln( A );
readln( B );
readln( C );
if d < 0 then
else
BEGIN
END;
Begin
while not keypressed do;
end;
end.

Tenhu esse código feito por mim, k é um programa k calcula a fórmula resolvente. Funciona bem, dá os 2 zeros da função e indica a posição do vértice. Onde preciso de ajuda é com o comando: while not keypressed do; k pára o programa até ser carregada uma tecla. Isto só funciona com o Else activado (ou seja quando o D n for menor k 0), para o D menor k 0 ele termina o programa logo, n pára para carregarmos numa tecla.

assim à primeira vista.. um noob como eu não vai lá...

isto com uma noite bem dormida... 😛

Fiquem bem pessoal!

Posted

Boas,

Estive num forum de programação internacional, com bastantes mais users que este nosso novo forum e coloquei lá a tua dúvida....

A verdade é que ela já lá está há quase um dia e ainda não obtive resposta....

A ver vamos se eles lá dão uma ajudinha, senão vou entrar para as pms para o administrador desse mesmo forum....

Cumps