Ir para o conteúdo
triplexim32

Soldar

Mensagens Recomendadas

triplexim32    1
triplexim32

Boas amigos,

No fim de semana nao tava com nada para fazer e decidi destruir o conteúdo de uma bios : \

Como tal tenho q a reescrever ou comprar uma nova já escrita e solda-la.

A bios é esta:

PRw0r.png

(a board não tem sistema de recuperação de bios corrompidas)

Sendo eu noob e não percebendo muito da coisa surgem algumas questões parvas  :-[

- Há maneira de reescrever a bios sem ter que comprar um aparelho para tal (ou seja: por exemplo a partir de uma porta paralela unir os pinos aos fios e dar a instrução de escrita)?

- Preciso de fluxo para soldar isto? Não há necessidade pois não? A utilidade do fluxo é de meramente organizar a solda no sitio certo?

- Eu tenho um ferro de soldar arcaico tipo isto

fsolda40w22.GIF

É necessário um equipamento de jeito para esta tarefa ou este ferro serve? (é que tenho medo de queimar a nova bios, caso seja preciso comprar uma nova).

- A orientação da bios é indicada pelo ponto que eu até marquei a vermelho certo?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Tens a certeza que a BIOS é esse chip?? Com uns pinos tão grandes eu diria que isso é um componente relacionado com a alimentação.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32    1
triplexim32

Tens a certeza que a BIOS é esse chip?? Com uns pinos tão grandes eu diria que isso é um componente relacionado com a alimentação.

Um vendedor de bios no ebay apontou para esse. Se houvessem chips com encaixe seria mais facil de distinguir, não havendo complica-se, porem que irei rever a situação.

Pedia-te se possível  :) que me respondesses as perguntas feitas porque são duvidas que me ajudariam a tratar desta situação.

Muito obrigado pelo tempo : )

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Deve haver uma maneira de reprogramar a BIOS... mas não sou propriamente a pessoa indicada para te dizer isso e como.

Não deves precisar de fluxo para soldar. No entanto, para tirares o componente da placa podes passar por um mau bocado. Alguns fabricantes envernizam as placas de circuito impresso e o calor do ferro não derrete o verniz... logo tens de estar a raspar o verniz para depois meteres o ferro. Algo que também acontece é usarem um tipo de solda que necessita de muito calor durante pouco tempo, coisa que dificilmente se consegue manualmente. Mas isto é muito mais comum em componentes de potência já que a solda tem de aguentar temperaturas maiores (mas pode acontecer).

Sim a orientação é dada por esse ponto.

A minha dúvida relativamente a isso ser a "BIOS" é que os pinos desse tamanho indicam que existe uma potência jeitosa a ser dissipada por esse componente... daí não me parecer que tenha algo a ver com sinal ou memória.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32    1
triplexim32

Obrigado pela ajuda : )

Só uma questão dá para escrever um chip destes por porta serie? Ou seja eu queria fazer isso à mão sem ter q comprar um.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

É provável que dê... hoje em dia quase todos os microcontroladores têm a possibilidade de se "auto" programarem. Mas se eu estou correcto, a BIOS é uma memória e nesse caso é mais difícil que assim seja.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bsccara    14
bsccara

Primeiro, esse chip não contém o BIOS. Os BIOS dos PC são contidos em EEPROMs com interfaces paralelos (devido à velocidade de leitura, que tem de ser bastante alta e ao facto dos buses de dados e endereçamento dos CPUs serem também paralelos) que têm sempre muito mais pinos do que os desse chip.

Segundo, programar uma EEPROM paralela necessita de um circuito próprio; pode-se criar um para ligar a uma porta paralela ou isso mas comparando o tempo e peças necessário com o preço duma 'motherboard', a menos que seja alguma 'board' muito especial mais vale usá-la para peças e comprar outra.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
triplexim32    1
triplexim32

Estão errados, já soldei o chip programado (substitui esse por um novo) e o pc está a funcionar.

E sei que era problema na bios porque fiz um update com uma bios que crackei errada. ;)

Problema resolvido : )

Comprei fluxo e soldei o novo chip no sitio.

Obrigado pelas dicas pessoal : )

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade