Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas

Alguém sabe se é possível, e como, que algumas linhas de uma tabela (consoante o valor de uma das colunas) seja read only?

Tenho um componente que me altera uma tabela directamente (pelo que sei, não tenho como o controlar), e a ideia até é que isso seja possível.

Mas há alguns registos dessa tabela que quero que sejam intocáveis, nem o componente nem ninguém (excepto eu  👍 ) lhe devem mexer.

Alguma ideia?

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted

linhas read-only... nunca ouvi falar disso... sempre vi isso a ficar resolvido do lado da API que verifica um campo que está a 0 ou 1.

Ou então... retiras a permissão de UPDATE, forneces uma "Stored Procedure" ou "Routine" etc.. (conforme a BD) e lá dentro verifica isso... também com um campo adicional.

Posted

Pois, estou um bocado limitado no que posso fazer...

Tirar as permissões não posso, porque o componente que estou a usar precisa de poder escrever nessa tabela.

Gerir eu as linhas read only não posso também, porque toda a intervenção nessa tabela é feita por esse componente, que não é open source

Mexer no componente também não, pelo motivo que mencionei

As únicas hipoteses seriam:

1. O proprio componente gerir isso (estou à espera de confirmação do produtor, mas neste momento, tanto quanto eu sei, infelizmente não o faz)

2. Algo do lado do servidor (que pelos vistos também não)

Vou fazer a coisa de outra maneira. Guardo essas linhas numa tabela de backup, e de cada vez que a aplicação arranca, comparo as duas, e se aquelas linhas não existirem ou tiverem sido alteradas, volto a inseri-las...

Acho que é a melhor hipotese dadas as condições.

Muito obrigado de qualquer forma.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.