nunopicado Posted January 14, 2012 at 01:42 PM Report #432335 Posted January 14, 2012 at 01:42 PM Boas Alguém sabe se é possível, e como, que algumas linhas de uma tabela (consoante o valor de uma das colunas) seja read only? Tenho um componente que me altera uma tabela directamente (pelo que sei, não tenho como o controlar), e a ideia até é que isso seja possível. Mas há alguns registos dessa tabela que quero que sejam intocáveis, nem o componente nem ninguém (excepto eu 👍 ) lhe devem mexer. Alguma ideia? "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
jorgepinho Posted January 16, 2012 at 11:00 AM Report #432703 Posted January 16, 2012 at 11:00 AM linhas read-only... nunca ouvi falar disso... sempre vi isso a ficar resolvido do lado da API que verifica um campo que está a 0 ou 1. Ou então... retiras a permissão de UPDATE, forneces uma "Stored Procedure" ou "Routine" etc.. (conforme a BD) e lá dentro verifica isso... também com um campo adicional.
nunopicado Posted January 16, 2012 at 11:12 AM Author Report #432710 Posted January 16, 2012 at 11:12 AM Pois, estou um bocado limitado no que posso fazer... Tirar as permissões não posso, porque o componente que estou a usar precisa de poder escrever nessa tabela. Gerir eu as linhas read only não posso também, porque toda a intervenção nessa tabela é feita por esse componente, que não é open source Mexer no componente também não, pelo motivo que mencionei As únicas hipoteses seriam: 1. O proprio componente gerir isso (estou à espera de confirmação do produtor, mas neste momento, tanto quanto eu sei, infelizmente não o faz) 2. Algo do lado do servidor (que pelos vistos também não) Vou fazer a coisa de outra maneira. Guardo essas linhas numa tabela de backup, e de cada vez que a aplicação arranca, comparo as duas, e se aquelas linhas não existirem ou tiverem sido alteradas, volto a inseri-las... Acho que é a melhor hipotese dadas as condições. Muito obrigado de qualquer forma. "A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!" > Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.
Recommended Posts