Ir para o conteúdo
rexmage

Como funciona um motor de pesquisa (search engine)

Mensagens Recomendadas

rexmage    1
rexmage

Ora viva pessoal,

Ando a fazer um levantamento de informação para um projecto e gostaria de obter algumas opiniões, ideias e até mesmo se possível partilhassem também pdf's ou documentos para esta pesquisa que estou a fazer.

Como indica o titulo procuro compreender de uma forma mais aprofundada como funciona o motor de pesquisa como o google ou sapo ou yahoo.

Alguém trabalha / tem conhecimentos nesta área que possa partilhar informação ?

Cumprimentos,

Cristiano Perdigão.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
rexmage    1
rexmage

Boas,

esse eu já tinha visto e percebi como funciona o do google.

Mas Existe mais complexidade sobre este tema obviamente e gostaria de aprofunda-lo de forma a obter mais informação útil não só para mim mas claro, acredito que exista muita gente que não compreende também todos os processos do funcionamento desse algoritmo.

E eu com este tópico, pretendia expor mais ideias, conhecimentos. Será que o yahoo, google e o sapo por exemplo recorrem todos ao mesmo método?

Ou os métodos são diferentes ? Que diferenças são essas ? O que faz o do google ser tão conhecido e não dar espaço quase para os outros motores de busca. Eu pessoalmente conheço muita gente e 97% usa google.

Cumpz

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
rexmage    1
rexmage

Principais dúvidas:

- Como funciona a pesquisa de informação empresarial (Exemplo quando pesquiso: "Restaurante lugar raro" ele vai me devolver a morada, os contactos, etc etc. Se meter cinema zon lusomundo lisboa aparece logo os filmes a serem exibidos e as horas)

- Principais vantagens da utilização (o que nos leva realmente a usar um motor de busca ? eu noto que existe uma necessidade de encontrar rapidamente o que procuro e nao perder tempo.)

- Arquitetura do motor de pesquisa (podemos generalizar ? ou seja um motor de busca tem obrigatoriamente de fazer vários processos ?)

Cumprimentos

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado    47
mjamado

O campo é muito vasto, tens de explicar melhor o que é que pretendes saber.

Podem ser coisas tão hardcore como algoritmos de stemming, análise léxica ou categorização automática, podem ser coisas mais abrangentes como o uso de agentes inteligentes e/ou redes neuronais, pode ser relacionado com a indexação e crawlers, pode ser sobre a forma como a informação é organizada e disponibilizada, os vários factores de ranking... and so on...

Tens que ter a noção que motores de busca é toda uma área...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
rexmage    1
rexmage

Certo, estou a ver que tenho aqui um longo percurso.

Portanto indexação, crawlers, raking, organização da informação penso que é aquilo que devo compreender primeiro.

Conhecem artigos para eu começar a ler ou trabalhos ou enfim, toda a informação que for possível partilhar ?

Cumpz

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Th3Alchemist    1
Th3Alchemist

Conhecem artigos para eu começar a ler ou trabalhos ou enfim, toda a informação que for possível partilhar ?

Chegaste a ver o 2º link que postei antes?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade