Ir para o conteúdo
Gonka

O que vocês fazem no trabalho?

Mensagens Recomendadas

Gonka    3
Gonka

Esta é uma das questões que mais gostaria de esclarecer e ouvir opiniões de quem já trabalha. Já me falta pouco para acabar a licenciatura e não sei qual área seguir, muito pelo facto de não saber o que se faz no mercado de trabalho...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco
como escravo de mim próprio faço o que o cliente pedir ... caso contrário não cai o pilim ...

Isso não é ser escravo de ti próprio é ser escravo do cliente.

Fazer tudo o que o cliente quer é errado. Eu só faço o que faz sentido tecnicamente, não é eticamente errado e não é ilegal. E é assim que se deve agir. Caso contrário estás a prejudicar a sociedade com o mal que eventualmente lhe faças, a prejudicar os outros profissionais da tua área (porque quantos mais agirem dessa forma, mais os clientes vão exigir que todos os outros o façam) e porque ao fazeres as coisas que sabes serem erradas, vais ser infeliz.

Eu sou consultor que combina duas áreas Software Livre e sistemas de telecomunicações. Sendo que tecnicamente sou especializado em programação com Perl, em ambientes GNU/Linux (e Unix de forma geral). Tenho muitas mais competências, mas estas que uso todos os dias, durante todo o dia (enquanto trabalho)...

O que nós fazemos é irrelevante para o que tu queres fazer. Primeiro tens que saber o que tu gostas de fazer. E é isso que deves procurar fazer.

Devemos ser profissionais com ética e que trabalham naquilo que gostam e não mercenários.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco    33
falco

Isso depende muito de quem são os clientes e do que fazem os clientes. Eu por exemplo tenho trabalhado principalmente no sector das telecomunicações e por isso tenho desenvolvido e mantido sistemas de suporte à operação de telecomunicações e sistemas de suporte ao negócio das telecomunicações... Mas outros fazem coisas completamente diferentes, porque os clientes deles são de outros sectores... Ou seja, a reposta à tua pergunta é entre todos fazemos tudo.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Caça    24
Caça

Eu basicamente é sempre com projectos de gestão, aplicações locais e web, web services, construção e manutenção de bases de dados, reporting, etc.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gonka    3
Gonka

@falco, mas era mesmo isso que eu gostava de saber, percebes? Ter uma noção do que se faz "lá fora". É claro que não vou seguir a tecnologia X só porque alguém disse que trabalha nessa tecnologia. Só gostava de ter umas noções do que se faz, dos cargos que existem e o que representam para a empresa. Coisas dessas :(

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
M6    79
M6

Basicamente, faço de tudo.

Bato código, faço testes, escrevo especificações, envio propostas, negoceio rates, melgo os clientes para pagarem, ...

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade