Ir para o conteúdo
fpinto

"Vamos ficar 24 horas sem Google e Facebook"

Mensagens Recomendadas

fpinto    0
fpinto

A nova regra contra os chamados “pirataria” da propriedade intelectual nos EUA e conhecida como SOPA (Stop Lei Pirataria Online) tem aquecido os espíritos das grandes empresas ligadas ao mundo da Internet, de tal forma que estão a promover um ‘blackout’, já encabeçado pela Wikipedia.

Amazon, Google, eBay, AOL e Facebook terão chegado a um consenso para desligar os seus servidores dia 23 de Janeiro em protesto contra esta lei anti-pirataria da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Estaremos preparados para viver 24 horas sem estes serviços?

Os gigantes como Amazon, Google, eBay, AOL e Facebook poderiam-se juntar numa operação sem precedentes para alertar os utilizadores da Internet das reais consequências da SOPA, seria uma “opção nuclear de protesto”, conforme refere a ExtremeTech.

Estes regulamentos, ainda em projecto de lei, destinam-se a bloquear o acesso a qualquer site que infringe direitos de autor e os serviços que alojam esses sites online.

Embora não exista uma data específica para este ‘apagão’ que, hipoteticamente, afectaria milhões de utilizadores ao redor do mundo, de acordo com algumas fontes o dia 23 seria uma probabilidade, tendo em conta que um dia mais tarde, dia 24 de Janeiro, o Congresso Norte Americano irá debater esta controversa lei.

As empresas que se poderiam juntar a estes protestos são: AOL, eBay, Etsy, Facebook, Foursquare, Google, IAC, LinkedIn, Mozilla, OpenDNS, PayPal, Twitter, Wikimedia Foundation, Yahoo! e Zynga.

Estaria o mundo preparado para viver sem estas empresas?

link

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

Eu concordo com esta ação, e acho bom que grandes empresas sejam contra a tentativa dos EUA de controlar a Internet. Nem todos os fins justificam os meios, e retirar a liberdade da Internet traria mais problemas que soluções. :(

Anyway, quem é que quer sopa? :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Sr Inovação    4
Sr Inovação

Sem Facebook vivia bem,agora sem Google não... ahahahahah

a SOPA pode ser nociva para muitos dos utilizadores ironia

Interessante é a Microsoft nao estar nesta lista, dia 24 pode ser o dia Bing(o) para esse serviço, sempre a ver teorias  da conspirações nestas coisas ahahah

Sem facebook vivia bem,alias acho que até que ando a perder demasiado tempo naquilo confesso........

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

@Sr Inovação Dia sem Facebook para mim é um dia normal. Dia sem Google ou Wikipedia é um dia mau. :( Dia sem Twitter é um dia diferente. :P

PS: Até que ponto uma lei aprovada pelos americanos afetaria as pessoas em Portugal? Não tenho bem a certeza, mas se nós estivermos completamente dependentes deles para a Internet funcionar normalmente, acho uma catástrofe.  :hmm:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
HappyHippyHippo    1134
HappyHippyHippo

toda a gente fala do google, facebook, ebay ...

não é por causa de um dia que ficar sem o google (tirando o email) faz alguma diferença ... o que não falta são motores de busca

facebook : nem comento ...

ebay, amazon ... comprasse no dia seguinte ...

quero é ver se o PayPal entra na corrida.

é de lembrar que é um serviço que muitos sites comerciais usam ... isso sim ... vai fazer moça

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
scorch    19
scorch

Mas o objectivo não é fazer moça propriamente dita. O objectivo é alertar as pessoas para a SOPA. Por exemplo, no ano passado, o Google foi o site com uma maior média de visitantes únicos por mês. Ora, vê a quantidade de pessoas que vão ao Google num dia: milhões de pessoas que não sabiam nada sobre a lei e que vão passar a saber. Já para não falar que o facto de o Google ir abaixo por um dia (se realmente for) será provavelmente mais noticia que o projecto lei SOPA alguma vez foi! :(

A pressão política será muito maior! :P

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
FDomingos    13
FDomingos
Wikipedia encerra 24 horas contra lei anti-pirataria

A versão inglesa da Wikipedia vai suspender o funcionamento por 24 horas, na quarta-feira, em protesto contra uma proposta de lei anti-pirataria nos Estados Unidos.

A notícia foi confirmada hoje por  Jimmy Wales, o fundador da enciclopédia online gratuita.

Das 5h00 da manhã de quarta-feira às 5h00 da manhã de quinta (horas de Lisboa), a Wikipedia vai encerrar, à semelhança de outros serviços, como o reddit.

"Espero que a Wikipedia derreta os sistemas telefónicos em Washington na quarta-feira. Digam a toda a gente que conhecerem!", escreveu Jimmy Wales na rede social Twitter.

De acordo com o fundador da Wikipedia, mais de 100 milhões de pessoas serão afectadas pelo corte, com a suspensão do serviço nas outras línguas a ser deixada à escolha das respectivas comunidades.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=46811

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Amanhã vou ver como fica a página. Decerto que vão colocar um texto anti-SOPA a explicar porque estará a Wikipedia encerrada, texto esse que quero ler.

Eu sou a favor desta atitude por parte dos grandes nomes da web. Os EUA andam a ver se são os campeões da ditadura. É a web, é as agências de notação, é tudo... :thumbdown:

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Noco    1
Noco

Bom, parece que o melhor professor da actualidade vai tirar um dia de férias, com os outros posso bem , agora dia sem Google vai ficar um bocado mais difícil isso é garantido.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

agora dia sem Google vai ficar um bocado mais difícil isso é garantido.

Usa o Bing, por exemplo. Que eu saiba, a MS não disse que se unia ao "movimento" anti-SOPA.

Não nos podemos restringir só ao Google. Há mais serviços e com a sua qualidade.

Olha que antes do Google eu lembro-me que o Sapo e o IOL eram as ferramentas de busca da época. ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Bom, parece que o melhor professor da actualidade vai tirar um dia de férias, com os outros posso bem , agora dia sem Google vai ficar um bocado mais difícil isso é garantido.

É verdade, a Wikipedia vai fechar já amanhã.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

É só a versão inglesa que vai aderir ao protesto.

Eu sei, mas segundo a notícia:

De acordo com o fundador da Wikipedia, mais de 100 milhões de pessoas serão afectadas pelo corte, com a suspensão do serviço nas outras línguas a ser deixada à escolha das respectivas comunidades.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=26&did=46811

Por isso me interroguei. :thumbsup:

Ainda não tinha visto, obrigado. ;)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous    31
Baderous
anolsi    16
anolsi
Wikipedia, Google e muitos outros sites estão hoje em protesto contra a legislação antipirataria que está em discussão nos Estados Unidos.   

O Google, o maior motor de busca mundial, publicou na sua versão em inglês: "Diga ao Congresso que não censure a internet" e não permite qualquer pesquisa. O logótipo do Google está coberto com uma faixa negra.

Já nas versões norte-americanas e inglesas da maior enciclopédia online, a Wikipedia, vê-se apenas uma página com fundo negro e um texto a explicar os motivos do protesto e com a frase: "Imagine um Mundo sem conhecimento livre. Os projectos de lei SOPA e PIPA ameaçam as wikipédias em todos os idiomas". Uma mensagem que também se pode ler na versão portuguesa da Wikipedia, embora esta continue acessível para consulta como habitualmente.

Além da Wikipedia e do Google também a  Wordpress, Huffington Post, Boing Boing e muitos outros sites iniciaram hoje um blackout de 24 horas em protesto contra a legislação antipirataria que está em discussão nos Estados Unidos. Há quem avance mesmo que são mais de 10 mil os sites que aderiram ao apagão de 24 horas, mas não existem dados oficiais.

A proposta de lei "Parem a pirataria online" ("Stop Online Piracy Act", ou SOPA, no acrónimo original) tem sido fortemente contestada nos Estados Unidos, desde activistas a empresas de Silicon Valley, tendo a Casa Branca mostrado a sua oposição na semana passada.

Mas esta proposta de lei tem o apoio de muitos representantes da indústria de cinema e de música do país que querem evitar a perda de vendas dos seus produtos distribuídos gratuitamente na web.

O projecto responsabiliza os sites pelo conteúdo publicado ou distribuído ilegalmente pelos utilizadores, sugerindo que as empresas encontrem meios para impedir a pirataria. As penas incluem o encerramento do site e os responsáveis podem incorrer até cinco anos de prisão.

O principal autor da iniciativa, o republicano Lamar Smith, disse que a Sopa procura proteger consumidores, negócios e empregos "de ladrões estrangeiros que roubam propriedade intelectual dos EUA".

Fonte: http://economico.sapo.pt/noticias/internet-esta-em-greve-nos-estados-unidos_136156.html

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
thoga31    611
thoga31

Não cheguei a ver o da Google, só está lá o link. E consigo fazer pesquisas na mesma.

Eles têm publicada a carta que a Google, Facebook, Mozilla, etc etc, escreveram em conjunto lá para os sopistas. Está muito boa, acho.

Gostei especialmente do da Wikipedia e do WordPress. :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade