Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boa tarde,

Gostaria de saber como desenhar gráficos em C#, ou seja, tenho uma tabela na base de dados com a seguinte estrutura:

Chave primária: IDDadSeg

Atributos: - IDVoo

-Rotacao

-Nivel_Combustivel

-TemperaturaCHD

-TemperaturaEGT

Agora tenho que fazer gráficos de vôo com os valores dos atributos (ex: gráfico de combustivel com o nivel de combustivel ao longo do vôo) mas não sei como fazer. Disseram-me que o próprio visual studio permitia fazer gráficos mas pelo que vi apenas desenha linhas, e o que eu queria era um gráfico que tivesse também os dois eixos (x e y) com o nome de cada eixo e os respectivos valores, alguém me ajuda??

• 1 month later...
Posted

Qualquer um que queira iniciar os estudos e desenhos de gráficos em C# usando Windows Forms deve obrigatoriamente entender um pouco de GDI e GDI+. GDI é o acrônimo de Graphics Device Interface e GDI+ é o seu sucessor em versões mais recentes do Microsoft Windows. Com a indepedência do GDI+ podemos desenhar em um formulário, na tela ou impressora sem qualquer modificação no código. O próprio GDI+ se encarrega dos detalhes da implementação de cada um destes diferentes dispositivos.

O GDI+ é uma interface de programação de aplicações (API) que forma o sub-sistema do sistema operacional Microsoft Windows XP. Esta API é a responsável pela exibição de informações na tela e impressoras. O GDI+ é uma DLL Win32 chamada de gdiplus.dll que é distribuída com o Windows XP e versões mais recentes do Windows. Esta DLL está também disponível para uso em versões do Windows anteriores ao XP.

A plataforma .NET encapsula as funcionalidades do GDI+ nos seguintes namespaces: System.Drawing, System.Drawing.Drawing2D, System.Drawing.Imaging, System.Drawing.Text e System.Drawing.Printing.

Antes de iniciar seus desenhos em C# e Windows Forms, é importante entender o sistema de coordenadas do GDI+. Este sistema usa a medida de pixels ("picture elements"), que é a menor unidade de resolução no display de um monitor. Assim, o canto superior esquerdo de um controle GUI (um formulário, um painel, botão, etc) tem as coordenadas (0, 0), ou seja, x = 0 e y = 0. Lembre-se de que x é o eixo horizontal e y é o eixo vertical.

A classe Graphics, do pacote System.Drawing, é quem fornece boa parte dos métodos que usamos para desenhar em C# e Windows Forms. Veja sua posição na hierarquia de classes da plataforma .NET:

System.Object

System.MarshalByRefObject

System.Drawing.Graphics

Um objeto desta classe pode ser obtido com uma chamada ao método CreateGraphics() a partir de um objeto que herda de System.Windows.Forms.Control ou gerenciando o evento Paint do controle e acessando a propriedade Graphics da classe System.Windows.Forms.PaintEventArgs.

Veja um trecho de código no qual desenhamos uma linha horizontal no formulário a partir do clique de um botão:

private void button1_Click(object sender, EventArgs e){

// vamos obter o Graphics do formulário

Graphics g = this.CreateGraphics();

// vamos desenhar uma linha horizontal de 300 pixels na

// cor preta e espessura de 1 pixel

g.DrawLine(new Pen(Color.Black, 1), new Point(20, 80),

new Point(320, 80));

// vamos liberar o objeto Graphics

g.Dispose();

}