Ir para o conteúdo
solidsnake

de zero à esquerda a bom programador é possivel?

Mensagens Recomendadas

solidsnake    0
solidsnake

Será que uma pessoa que não pesque nada de programação pode tornar-se boa nessa área?

Refiro-me a alguém que não tenha o jeito inato.....like me

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Andrepereira9    4
Andrepereira9

Ninguém nasce ensinado  :D

Eu, nunca tinha mexido em programação, nem sequer fazia ideia do que era, até ter entrado para um curso de informática (12º ano), e agora dou-me bem nessa área (não sou nenhum Master, mas para o que eu faço, chega), apesar de não fazer disso carreira

1º Estuda / Pratica a lógica da programação (Algoritmia, Fluxogramas, Pseudo-código,..)

2º Depois escolhe uma linguagem (escolhe uma mais simples para começar), arranja uns livros sobre essa língua, e vai fazendo pequenos programas

Claro que isso não se aprende do dia para a noite, mas com o tempo, chegas lá

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Gonka    3
Gonka

Sobretudo tens que gostar do que estás a fazer. É obvio que ninguém nasce ensinado, mas se quiseres aprender e perceber do assunto, porque não?

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
XEV2012    0
XEV2012

Olá,

O querer saber como as coisas funcionam sempre foi uma grande força motivadora para nos impulsionar numa determinada direção. Isso foi o que aconteceu comigo a alguns (bastantes) anos atrás: queria saber como é que havia pessoas a conseguir colocar as máquinas a fazerem coisas para a nossa utilização...

Foi com alguma perseverança e noites perdidas a ler, a estudar, a fazer exemplos, a tentar compreender como funcionava as coisas que consegui lá chegar...

Segue o que diz o Andrepereira9, é um bom começo, meio, e fim :-)

Depois, com a experiencia, as coisas vão fluir com muito mais naturalidade....

Tenta sempre estar dentro das novas tecnologias, novas ferramentas, etc...

No inicio até pode ser um pouco "assustador", mas com calma (e tempo) vais ver que não é nenhum bicho papão e é uma área deveras interessante...

Cumprimentos,

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo    112
bubulindo

Algo também importante é ter boas bases e definir as coisas correcta e completamente. Se tiveres boas bases, tudo o resto aparece naturalmente e com cada vez menos esforço. Sem bases as coisas só se tornam mais difíceis.

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
KTachyon    272
KTachyon

O querer saber como as coisas funcionam sempre foi uma grande força motivadora para nos impulsionar numa determinada direção. Isso foi o que aconteceu comigo a alguns (bastantes) anos atrás: queria saber como é que havia pessoas a conseguir colocar as máquinas a fazerem coisas para a nossa utilização...

Penso que a diferença entre "querer saber" e "ter que saber" se aplica a qualquer disciplina. Aquilo que tens que saber é muitas vezes aborrecido e parece sempre inútil. Mas se queres saber, normalmente fazes um esforço maior para perceber mesmo as partes mais aborrecidas.

Isto acontece porque tens um objectivo e um objectivo é uma grande força motivadora. E o mais interessante é que, aparentemente, o pessoal pode criar objectivos do nada e conseguir motivar muita gente a cumpri-los.

Basta olhar para aquilo que acontece hoje em dia com a gamificação de tudo e mais alguma coisa. As pessoas são capazes de fazer as coisas mais aborrecidas e inúteis do mundo, só para conseguirem ganhar um "achievement", que muitas vezes não são mais que objectivos estúpidos decorados de forma a parecer que é uma coisa muito boa e que enche muita gente de orgulho. Bons exemplos disto são muitos jogos online que podes encontrar por aí.

Podes aplicar isto à vida real de várias formas. O problema é que quando traças os teus objectivos demasiado altos tens tendência a desmotivar porque estás a ver que nunca mais lá chegas. O truque é criares sub-objectivos mais fáceis de atingir e que te levam aos poucos a atingir o objectivo maior :(

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
pikax    172
pikax

Vou contar um bocado da minha história na programação que é pouca, mas como toda a gente tambem comecei sem perceber nada e pensei que era um bicho de sete cabeças.

Antes de entrar no curso que tou(Secundário) de programação, tive sempre vontade de aprender programação, programei o tradicional "Hello World" em pascal, escrevi mais umas linhas de texto, mas nunca conseguia fazer algo como calcular 2 numeros.

Isto porque faltava-me as bases, quando entrei para o curso aprendi as bases de programação, programei em C, depois fui para C++.

Nunca tive paciência para criar uma aplicação grafica(sem ser em consola), sem ser em QT.

Comecei a comprar livros após no primeiro mês do curso o meu Professor de Programação, aconcelhou-me o livro Linguagem C - Luis Damas gostei muito de ler o livro e aprendi muito com ele, apesar que cheguei à parte dos mallocs, reallocs e companhia, passei à frente. Apesar de nunca ter gostado de ler, estudar livros sobre programação(devido ao meu objectivo) interessava-me  imenso e gostava.

Já quase no final do ano lectivo o meu prof disse que no ano seguinte iríamos dar C++,  então comprei  2 livros o The C++ Programming Language, este foi o livro mais cansativo que li, por causa do inglês que o autor utiliza, mas o melhor livro que tenho, e comprei o Beginning C++ Through Game Programming muito mais fácil de ler, mas muito limitado em termos de matéria, fez-me bem porque tive algumas bases de OOP(Object-Oriented Programming).

Dei C++ na escola à vontade, então o meu prof falou que tinhamos que pensar em fazer a PAP(Projecto de Aptidão Final), que consistem num software feito com os conhecimentos que temos, que será para entregar no final do 12º ano, pensei/penso fazer um jogo online, em directX 10, então o resto da minhas compras de livros foram relacionadas com AI(Artificial Inteligence), DirectX 10, Arquitectura de Motores de Jogo, Hacking e OpenGL.

Passei dias e dias a ir ao café para meter-me a ler os livros e estudar, agora tou a trabalhar no jogo e por enquanto está a correr bem, agora passo mais tempo a pensar como irei fazer as coisas(que containers usar, algoritmos,etc) do que a programar.

O que importa é que estudes muito, e tens muito que aprender, pratiques muito, que só iras mesmo aprender depois de implementares e perceberes.

Uma pessoa não aprende programação do dia para a noite, eu ando nisto a relativamente à pouco tempo 2 anos e qualquer coisa, estou à vontade em C++, C e PHP. Ainda tenho muito que aprender, a parte de algoritmia(a mais importante) não estou tão à vontade como queria, gostaria de comprar alguns livros, só que são um bocado pó caros.

Eu considero que a aprendizagem de programação é constituida nestas 3 partes:

1-Algoritmia Basica; //aprendizagem do que é um programa e como ele funciona

2-Sintax da Linguagem; //Linguagem C,C++, PHP, Java, Perl, etc,etc

3-Algoritmia Avançada; //Irás aprender durante toda a tua vida de programador, porque sem irão existir novos algoritmos, e durante isso irás voltar algumas vezes para o ponto 2, e irás voltar para o ponto 3

Tens que ter traçado alguns objectivos, como por exemplo o meu é fazer um jogo online ou mesmo um jogo em 3D, não dessistirei pelo o caminho. O teu pode ser outra coisa completamente diferente.

E irás reparar que irás que ter que sub-dividir esse objectivo para pedaços que possas aprender e implementar o mais rápido que possivel.

Um exemplo pessoal é que eu para conseguir fazer um jogo minimanente jogavél tenho que fazer estes objectivos:

1- Comunicar entre 2 pc na rede;

2- Desenhar alguma coisa em 3D;

3- Importar um model feito em 3D para o programa e mexe-lo;

4- Animação do objecto;

5- Reproduzir som no programa;

6- Incorporar uma linguagem de script no Programa;

7- Dar alguma Inteligencia a monstros(Simples Switch State Machine)

8- etc...

vou fazendo um passo de cada vez, já consegui comunicar em rede, já consegui desenhar em 3D, já consegui importar um model. O resto ainda não consegui, mas com o tempo tenho a certeza que irei...

Desculpem lá o posto ENORME :)

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade