Jump to content
Waffles

Quanto recebe um programador de PHP à hora? 2.5€/hora?

Recommended Posts

bubulindo

Eu fiz isso e ganho 10€/h. Há muito mais factores além de um diploma.

Experiência e trabalho para mostrar... Mas certamente que não comecaste a ganhar fortunas.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

mAiN_iNfEcTiOn

É complicado e falo por experiência própria. Eu tenho o 12º ano e 90% dos anúncios para onde envio currículos pede Eng., a cada 5 currículos, 4 solicitam "os meus serviços". Mas porquê? Porque vem uma boa oportunidade de pagarem pouco e receberem (a nível de trabalho) o mesmo ou mais que um Eng.

Eles sabem que se contratarem um Eng. o preço acordado será uma verba bastante superior à acordada comigo. É por isso que tenho declinado bastantes propostas. Torna-se não proveitoso para mim ir para um sítio longe e onde vou ganhar pouco.

Mas compreendo que só tenho o 12º e que deva receber menos por não ter experiência palpável no ramo.

Talvez até me sujeitasse inicialmente, mas terá de ser obrigatoriamente um sítio não muito longe da minha zona.

Isso é relativo...

Eu tenho uns míseros 4 anos de experiência profissional, numa software house, o que faz de mim um bom candidato em entrevistas.

Não tenho licenciatura, no entanto posso dizer-te desde já que sou o único no departamento de desenvolvimento que não a tem.

Se me candidato a empregos que considero "ideais", fazem-me a entrevista, os testes e no fim "sabe, você é mesmo o candidato ideal...! Mas não tem licenciatura e o nosso cliente pretende um técnico licenciado".

No entanto, em certos casos, um Eng.º diferencia-se por permitir à empresa candidatar-se a determinados concursos (públicos ou não) que requerem - pelo menos um - Eng.º na equipa.

É um facto que é limitativo para que não tem... Mas não se deve desvalorizar uma licenciatura. Eu adorava ter a licenciatura em Eng.ª Informática, para adquirir bases para novos conhecimentos!

Adoro PHP, aprendi sozinho também... Aquilo que sei hoje foi a experimentar e tentar fazer coisas que não sabia mas havia quem soubesse (e ensinasse na net). E ao fim deste tempo, continuo a aprender!

gorthik

Desculpem-me intrometer mas, eu por acaso até estou a pensar em começar a lançar-me como freelancer. No entanto há várias questões a ultrapassar.

Pergunto então a vocês, que ao que parece já passaram pelo mesmo e já trabalham à algum tempo, por onde devo começar?

mAiN_iNfEcTiOn

Ora bem, deves ver se tens clientes para a tua área de negócio. Deves inclusive estruturar um modelo de negocio, um publico-alvo.

Deves colectar-te (finanças)... Não é obrigatório, mas é a via legal.

Se for a primeira vez que te colectas tens (ou pelo menos tinhas na altura em que me colectei) algumas regalias... Isenção de pagamento de IVA se o montante não exceder os 10 000 € anuais (if not mistaken).

Quanto a seg. social, not sure. Sei no entanto que quem faz desconto de seg. social num emprego por conta de outrém, não necessita de fazer da sua actividade.

Assim, poderás passar o recibo quando te pedirem para fazeres projectos. Isso é importante para (algumas) empresas e para projectos de montantes elevados, para as empresas darem a saída correcta do montante à contabilidade.

mAiN_iNfEcTiOn

Se estavas a falar de, "onde se arranja trabalhos freelancing mais facilmente?" ...

Eis aqui uns locais porreiros (nacionais e internacionais):

NACIONAL:

http://www.cargadetrabalhos.net/

http://www.net-empregos.com/

http://www.trabalholivre.com/ (Este não sei até que ponto é nacional... mas pronto é lusitano)

INTERNACIONAL

http://www.odesk.com/

http://www.peopleperhour.com/

http://www.allfreelancework.com/

Espero ter ajudado

falco
É complicado e falo por experiência própria. Eu tenho o 12º ano e 90% dos anúncios para onde envio currículos pede Eng., a cada 5 currículos, 4 solicitam "os meus serviços". Mas porquê? Porque vem uma boa oportunidade de pagarem pouco e receberem (a nível de trabalho) o mesmo ou mais que um Eng.

90% também não quer realmente saber se tens o curso, ou não e metem isso nos anúncios, por meter. Se tiveres uma forma de demonstrar que de facto sabes fazer o que eles querem eles vão considerar isso e não teu curso. Mas claro que nem todos actuam desta forma. Mas queres mesmo trabalhar numa empresa em que o que vale é teres um certificado num papél, em vez do que vale é teres os conhecimentos?

Eles sabem que se contratarem um Eng. o preço acordado será uma verba bastante superior à acordada comigo. É por isso que tenho declinado bastantes propostas. Torna-se não proveitoso para mim ir para um sítio longe e onde vou ganhar pouco.

Tirando em grandes empresas, que existem há muito anos e que contratam pessoal para o quadro, a maior parte delas não faz essa distinção salarial .As empresas tendem a pagar de acordo com a tua experiência profissional e o com o que os seus clientes lhes pagam. É a minha experiência tendo já passado por diversas empresas.

E sim conheço bastante gente em TI sem licenciatura na área e com muitos e bons conhecimentos... Ás vezes até sabem mais que alguns que têm licenciatura...

gorthik

Ajudaste sim. Relativamente à primeira parte dos recibos verdes. Sei que no 1º ano se tem isenção de Seg. Social.

Mas sim, a minha pergunta também era muito virada para a parte de "onde arranjar", onde procurar. Sim, porque sites há vários pela net, falta é saber o quão fidedignos são. E podendo ouvir de experiência de outras pessoas, é sempre melhor neh :D

Obrigado pela resposta :thumbsup:

Waffles

Bem, deixo aqui um "update" do que tem acontecido, fiz uma média de 4 horas/dia, agora dos 200€ para este mês passou para "quase" 200€ e ainda não fui pago(começei dia 28 de Dexembro trabalho "prático" antes disso foram emails e telefonemas sobre a possível contratação)... não sei se fico ou vou para o lidl...

mAiN_iNfEcTiOn

O LIDL é mais certo... mais duro, mas mais certo... e recebes mais até em part-time ;-)

bubulindo

Bem, deixo aqui um "update" do que tem acontecido, fiz uma média de 4 horas/dia, agora dos 200€ para este mês passou para "quase" 200€ e ainda não fui pago(começei dia 28 de Dexembro trabalho "prático" antes disso foram emails e telefonemas sobre a possível contratação)... não sei se fico ou vou para o lidl...

Estás a aprender algo, ou a tirar fotocópias? Se não pagarem, manda-os passear... mas se pagarem pouco e realmente estiveres sempre a aprender se calhar vale mais que o LIDL.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Waffles

Estás a aprender algo, ou a tirar fotocópias? Se não pagarem, manda-os passear... mas se pagarem pouco e realmente estiveres sempre a aprender se calhar vale mais que o LIDL.

Até agora não recebi um cêntimo que seja.

E o que aprendo só com pesquisas na net, mas até agora não houve nada fora do que já sabia.

E ao menos no Lidl estou em contacto com outros vertebrados...  :)

• Vote 1