Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

andretahhir

ASP ou PHP. Qual a linguagem mais adequada.

Mensagens Recomendadas

andretahhir

Boas pessoal,

Estou com um projecto em mente para os meus tempos livres.

O que tenho em mente é algo que requer bastante interacção com o utilizador. E também base de dados.  A minha dúvida pode parecer um pouco descabida, mas a minha dúvida é usar ASP ou PHP. Eu vou precisar de "timers" e interacções.

E agora a porquê esta dúvida? Porque estou familiarizado minimamente com o ASP, visto que estou a fazer o meu projecto final de curso nessa linguagem. E PHP porque é uma linguagem que pouco ou nada sei, e tenho noção que preciso de saber, mas nesse aspecto demoro mais. E também preciso de saber as potencialidades do mesmo.

Peço desculpa por poder estar a ser pouco explicito também. Obrigado!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

O que podes fazer com uma (no geral), fazes também com a outra, por isso é apenas uma questão de gosto pessoal.

Se já usas e conheces ASP.NET, então penso que deves seguir por ai.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Existem diferenças base quanto aos requerimentos para correr asp.net e php.

ASP.NET

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/t6dbcb8d(v=vs.71).aspx

PHP

O PHP pode correr em ambiente windows, linux ou Mac OS X. Para que seja executado pela web precisa de um servidor web como por exemplo Apache ou IIS. A stack mais comum para usar PHP é WAMP ou LAMP (Windows/Linux + Apache + MySQL + PHP) http://www.apachefriends.org/pt_br/xampp.html

Existem diferenças significativas quanto ao custo de cada um dos ambientes utilizados.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mesquitan

eu estou de acordo com o jpaulino, ou seja, usa a que for mais fácil para ti, assim perdes menos tempo a reinventar a roda.....

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco

Eu não gosto de nenhuma delas, por razões diferentes. Mas entre uma e outra, para mim a escolha é clara o PHP.

Em primeiro lugar ASP.net, não te vai permitir fazer tudo. Ainda tens que saber outras duas linguagens (Javascript e outra para o server side). Já com o PHP só precisas de saber mais o javascript para client size.

Em segundo lugar ASP.net significa ficar preso à plataforma da micro$oft. Já o PHP corre em todo o lado até no ii$ e na cloud da m$.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234

Eu não gosto de nenhuma delas, por razões diferentes. Mas entre uma e outra, para mim a escolha é clara o PHP.

Em primeiro lugar ASP.net, não te vai permitir fazer tudo. Ainda tens que saber outras duas linguagens (Javascript e outra para o server side). Já com o PHP só precisas de saber mais o javascript para client size.

Em segundo lugar ASP.net significa ficar preso à plataforma da micro$oft. Já o PHP corre em todo o lado até no ii$ e na cloud da m$.

ASP .net é uma framework, não uma linguagem, só precisas de saber uma linguagem e a client side.

Também não precisas de windows para programar e alojar asp .net, é tudo possivel em linux e sem custos associados.

Utilizar servidores e ferramentas microsoft é uma mais valia e não uma obrigatoriedade.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
Também não precisas de windows para programar e alojar asp .net, é tudo possivel em linux e sem custos associados.

Isso não é, pura e simplesmente, verdade. O Mono está a milhas de estar preparado para emular decentemente a .NET. Além disso (ou talvez por isso mesmo), nenhum hoster decente arrisca suporte para ASP sem ser numa máquina Windows.

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234

Isso não é, pura e simplesmente, verdade. O Mono está a milhas de estar preparado para emular decentemente a .NET. Além disso (ou talvez por isso mesmo), nenhum hoster decente arrisca suporte para ASP sem ser numa máquina Windows.

E porque dizes isso?

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado

E porque dizes isso?

Conta aqui os quadradinhos vermelhos e amarelos (o que mais me faz impressão são as EntityFrameworks, que devia ter sido a primeira coisa a ser portada).

O resto, é contar os hosters que disponibilizam ASP sem ser em Windows, e desses, contar quantos são de referência (pista: nenhum).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
mjamado
A maioria está verde.

Se o teu carro tivesse "a maioria" dos pneus, andavas com ele?

Os hosters não disponibilizam .net em linux, porque pela diferença de preço, não compensa estar a limitar.

Deves estar a brincar! Para os hosters compensa de largo um sistema Linux. Mesmo uma licença puxada como a do cPanel não é nada comparado com os CAL da Microsoft.

Os hosters não disponibilizam .NET em Linux porque não é seguro de um ponto de vista de negócio. No dia em que um só cliente quisesse usar uma dessas coisas que não está "na maioria" dos verdes, era um monumental tiro no pé da credibilidade. Em hosting, a reputação é fundamental.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Se o teu carro tivesse "a maioria" dos pneus, andavas com ele?

Acho que o pessoal está a desviar-se um pouco do tópico, pois para quem desenvolve (na maioria dos casos) isso pouco interessa, porque a diferença de preços que ele terá de pagar pelo alojamento, isso sim, tem pouca diferença.

Já para desenvolvimento existem ferramentas gratuitas para ambos os casos, embora a versão profissional do Visual Studio seja muito superior. Mas também existem versões gratuitas do VS Pro para estudantes, através do programa DreamSpark

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Acho que o pessoal está a desviar-se um pouco do tópico, pois para quem desenvolve (na maioria dos casos) isso pouco interessa, porque a diferença de preços que ele terá de pagar pelo alojamento, isso sim, tem pouca diferença.

Sim... em ambiente de desenvolvimento "qualquer coisa" serve... agora em ambiente de produção a conversa é outra...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Sim... em ambiente de desenvolvimento "qualquer coisa" serve... agora em ambiente de produção a conversa é outra...

Mas o que é que o ambiente de produção interessa, neste caso?

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

O OP pergunta no título do tópico qual a linguagem mais adequada... se o ambiente de produção for Linux, ASP pode não ser a linguagem mais adequada.

Ou pode até nem haver ambiente de produção... nesse caso o meu conselho será para usar a linguagem em que for mais produtivo.

Eu também me iniciei por ASP... fazia pequenas coisas... até que um dia conheci uma rapariga irmã de um developer do webmonkey e nessa altura quando lhe fiz exactamente esta pergunta, ele me sugeriu a stack LAMP. A partir daí... nunca mais estudei ASP  :)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
apocsantos

Bom dia,

Uma vez que se trata de um projecto hobbie, e estás confortável com ASP.NET penso que ASP seja uma boa opção. Se  tempo que tens para a realização for mais alargado, podes optar por PHP e aproveitar para aprender PHP, pois o conhecimento não ocupa lugar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
andretahhir

Antes de mais, obrigado a todos pela a ajuda.

Agora surgiram-me algumas dúvidas, porque estou mesmo a querer virar-me para o PHP visto que é uma linguagem mais "generalista"(espero ter-me feito perceber  :) ). Sem contar com o facto muito importante que é o problema de um dia ter um trabalho em que seja preciso trabalhar com php. Mas agora surgem dúvidas básicas como, php funciona com algum tipo de classes? É que eu preciso de repetir varios metodos e isso. Peço desculpa pela minha "burrice", mas depois de tanto tempo a trabalhar com linguagens orientadas a objectos é difícil perceber outras.

EDIT: Se tiveram opinião sobe outra linguagem WEB, estou aberto a tudo.

Mais uma vez muito obrigado pelas opiniões, já se sabe que nesta area da programaçao é dificil de concluir qual "a melhor"!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

estou mesmo a querer virar-me para o PHP visto que é uma linguagem mais "generalista"(espero ter-me feito perceber  :) ).

Não entendi!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Ele quis dizer mais usada.

generalista é muito diferente de usada e que eu saiba, em projectos profissionais, ambas são bastante utilizadas.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
yoda

generalista é muito diferente de usada e que eu saiba, em projectos profissionais, ambas são bastante utilizadas.

Eu trabalho na área e comprovo que a quantidade de projectos / pessoas a usar PHP é bem superior ao ASP. Factos são factos e estatísticas há aos pontapés pela internet.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
jpaulino

Eu trabalho na área e comprovo que a quantidade de projectos / pessoas a usar PHP é bem superior ao ASP. Factos são factos e estatísticas há aos pontapés pela internet.

Isso de trabalhares na área e de comprovares não rigorosamente diz nada. Como tu trabalhas em php é óbvio que conheces mais essa área (clientes, páginas, etc).

Eu vou, por exemplo, a uma página de empregos(das melhores que conheço de tecnologia) em Portugal e vejo os resultados:

ASP.NET = 180 ofertas

http://www.itjobs.pt/emprego?q=asp.net

PHP = 50 ofertas

http://www.itjobs.pt/emprego?q=php

É apenas uma página de emprego e provavelmente em outras páginas os resultados até podem ser um pouco diferentes, mas se calhar não é bem como dizes.

Além de que ASP.NET obriga a conhecimentos de outras linguagens como VB.NET ou C# que podem ser utilizadas em outras plataformas que não apenas web.

Mas não quero iniciar um "luta"  sobre qual tem mais mercado ou não, ou qual a melhor, apenas dizer que ambas têm muita saída e que ele deve escolher (na minha opinião) a que se sente mais à vontade e não a mais "generalista" (o que quererá isso dizer)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
falco
ASP .net é uma framework, não uma linguagem, só precisas de saber uma linguagem e a client side.

Utilizar servidores e ferramentas microsoft é uma mais valia e não uma obrigatoriedade.

As frameworks de programação, para serem utilizadas precisam de uma linguagem de programação. Por si só não serve para nada, só quando utilizada com uma linguagem do lado do servidor é que serve. Por isso não não é verdade que só precise de saber uma linguagem do lado do cliente.

Utilizar as ferramentas da microsoft é uma necessidade real, por diversos motivos. Em primeiro lugar porque as diversas alternativas incluindo o mono (que é a mais completa), não estão tecnicamente ao mesmo nível. Em segundo lugar porque o mono nunca teve grande apoio da comunidade de Software Livre e o seu maior apoiante a Novell tem estado a retirar-lhe apoio (a despedir os funcionários que trabalhavam no seu desenvolvimento).

Quanto à utilização de PHP e ASP.net. O primeiro é largamente mais utilizado em aplicações que são expostas nas WWW, enquanto que o segundo em ferramentas internas. Mas o PHP é de longe mais utilizado. Porque há muito mais WWW, do que web interna em empresas...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rechousa

Viva!

Sou da opinião de que se deve experimentar várias linguagens e "escolher" a que mais gostamos. Já programei em PHP, ASP e ASP.Net (C#) e assumo que de longe prefiro ASP.Net. Porquê? Porque sou melhor em ASP.Net, sou mais produtivo e obtenho resultados muito mais rapidamente, mas isso sou eu, outras pessoas poderão ser rentáveis em PHP.

Em relação aos custos de alojamentos, conheço hosters (exemplo: http://www.rackspot.com) cujo custo de alojamento é igual para plataformas Windows e plataformas Linux.

Quanto à questão inicial deste debate, do andretahhir:

O que tenho em mente é algo que requer bastante interacção com o utilizador. E também base de dados.  A minha dúvida pode parecer um pouco descabida, mas a minha dúvida é usar ASP ou PHP. Eu vou precisar de "timers" e interacções.

E agora a porquê esta dúvida? Porque estou familiarizado minimamente com o ASP, visto que estou a fazer o meu projecto final de curso nessa linguagem. E PHP porque é uma linguagem que pouco ou nada sei, e tenho noção que preciso de saber, mas nesse aspecto demoro mais. E também preciso de saber as potencialidades do mesmo.

És melhor em ASP? (Estamos a falar de ASP.Net, certo?)

Tens um projecto para apresentar? O que interessa são os resultados, verdade?

Se tiveres valorização em utilizar plataformas abertas, então deves utilizar essas plataformas. Se não tiveres qualquer tipo de valorização, então usa a linguagem que mais sabes.

É a minha opinião.

Boa sorte!

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.