Jump to content
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Sign in to follow this  
paulojf

Fonte de Alimentação 5V, 12V e 0-15V

Recommended Posts

paulojf

Caríssimos:

Alguém me pode informar onde posso arranjar um esquema de uma fonte de alimentação que possibilite, em simultâneo, as seguintes saídas:

- Tensão fixa 5V / 1A

- Tensão fixa 12V /1A

- Tensão ajustável 0-15V /1A

Obrigado,

Paulo Ferreira

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

Em tempos fiz uma de 0-30V mas sinceramente não aconselho muito. Gastei uma pipa de massa em ferramentas e partes e deu demasiado trabalho. Mas como tinha pouco conehcimento de electrónica na altura, não sabia. Aprende-se muito com erros :/.

Não tenho aqui o esquema comigo, mas sinceramente tambem nunca o percebi. Foi um amigo que mo passou eu implementei aquilo sem perceber bem como funcionava.

Um dia destes hei-de fazer outra mas não peça a peça, vou modificar uma fonte de alimentação de um computador que é o que te aconselho. Dá muito menos trabalho. Para as duas primeiras não precisas de grandes confusões pois ela já dá essas voltagens e consegue essa corrente sem problemas. É só mesmo questão de ligare uns crocodilos e colocares botões, interruptores,  e outros acessório a gosto.

Para voltagens maiores de 12 tambem podes usar uma fonte de tensão de um PC porque elas têm saídas de +12 e -12v, ou seja, consegues ir buscar uma tesão de 24v.

Podes usar por exemplo este regulador de tensão:

http://www.national.com/mpf/LM/LM338.html#Overview

Segue o link, tem lá um esquema extremamente simples, só com dois condensadores, uma resistência e um potenciómetro.

A parte mais dificil para mim não é a electrónica, é mesmo a serrelharia. Ter  que andar a cortar chapa e afins requere algum equipamento.

Outra coisa que aconselho é ler os datasheets. Sem analisar graficos e tabelas ao detalhe, mas ler a informação e ver os exemplos que lá vêm. É mais acessível do que parece e ensina muito.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

O meu conselho é o mesmo, pega numa fonte dum computador e já ficas com algo bom. Tens é de ter em atenção que as correntes não são simultâneas em todas as tensões e talvez precises de criar uma filtragem extra nas saídas da fonte do computador. Isso vai depender de caso para caso.

Se quiseres criar uma fonte de raíz com essas tensões, o ideal é começar com um transformador multi saída para diferentes tensões. Depois apenas tens de rectificar e podes colocar um lm338 ou 780X para a tensão que pretendes sem perdas.

Nota que tens de criar dissipadores para esses componentes.


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites
paulojf

Caríssimos:

Antes de mais, muito obrigado pelas vossas respostas. De facto, já me tinha lembrado de usar uma fonte de PC para o efeito, porque as tensões de 5V e 12V são fornecidas directamente por essas fontes. O problema esta(va) na tensão ajustável 0-15V. Sendo assim, e seguindo a v/ sugestão - utilizando o LM338 - como teria que fazer p/ obter os tais 24V (eu percebo de onde vem, matematicamente, este valor, só não percebo como implementá-lo na prática)? Daquilo que dizem, o que posso concluir é que teria que ligar +12V em Vin e fazer dos -12V a referência, como se fosse a massa... é isso??

Obrigado,

Paulo Ferreira

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

Podes fazer 24V e depois criar um ponto central com duas resistências. Assim ficas com +12 e -12. Eu estou a assumir que essas tensões não serão usadas com muita tensão, logo não será de todo descabido fazer assim.

Encontrei uns links ao pesquisar isto da tomada central...

http://www.electronicsteacher.com/circuits-and-diagrams/power-supplies-and-control-schematics/

O problema de usar o LM338 é que numa gama de 1 a 15V é que tens de adicionar um dissipador e as correntes não serão muito elevadas.

Tens aqui um bom documento a explicar fontes comutadas:

http://www.national.com/assets/en/appnotes/f5.pdf

Dito isto, se não me engano, podes adicionar um Transistor ao LM338 e ele já consegue fornecer mais corrente. ;)


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites
pedrotuga

A minha montagem tinha um transitor, mas não fui eu que desenhei o esquema, nunca percebi a lógica do circuito. Curiosamente o transistor tambem precisava de ser montado com um dissipador e aquecia tão ou mais que o regulador, o que me deixou ainda mais confuso.

Um amigo meu que fez uma igual, usou-a para alimentar uma tesla-coil a 10V, pelo que deduzo que aquilo é capaz de dar correntes elevadas a menos de 15 volts, mas lá está, era uma montagem como transistor.

Paulojf, podes fazer isso, não estou a ver nenhum impedimento. Mas estou aqui com uma fezada que não precisas nem de tensões variáveis nem de correntes muito elevadas para nada.

Que tipo de circuito estás a pensar alimentar com a fonte?

PS: Agora puseram-me o bichinho da electrónica outra vez.

Share this post


Link to post
Share on other sites
bubulindo

A corrente passava por ambos, daí a dissipação em ambos? Um dos problemas com os circuitos destas fontes na net é que ainda usam BJTs em vez de FETs para evitar dissipações elevadas.

Eu estou com o pedrotuga, provavelmente as tensões fixas standard e tensões +\- 12 ou 15 volt serão o que precisas. E as negativas só precisarás se estiveres a tentar montar um circuito com amplificadores operacionais, etc...


include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.