Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

paulojf

Fonte de Alimentação 5V, 12V e 0-15V

Mensagens Recomendadas

paulojf

Caríssimos:

Alguém me pode informar onde posso arranjar um esquema de uma fonte de alimentação que possibilite, em simultâneo, as seguintes saídas:

- Tensão fixa 5V / 1A

- Tensão fixa 12V /1A

- Tensão ajustável 0-15V /1A

Obrigado,

Paulo Ferreira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

Em tempos fiz uma de 0-30V mas sinceramente não aconselho muito. Gastei uma pipa de massa em ferramentas e partes e deu demasiado trabalho. Mas como tinha pouco conehcimento de electrónica na altura, não sabia. Aprende-se muito com erros :/.

Não tenho aqui o esquema comigo, mas sinceramente tambem nunca o percebi. Foi um amigo que mo passou eu implementei aquilo sem perceber bem como funcionava.

Um dia destes hei-de fazer outra mas não peça a peça, vou modificar uma fonte de alimentação de um computador que é o que te aconselho. Dá muito menos trabalho. Para as duas primeiras não precisas de grandes confusões pois ela já dá essas voltagens e consegue essa corrente sem problemas. É só mesmo questão de ligare uns crocodilos e colocares botões, interruptores,  e outros acessório a gosto.

Para voltagens maiores de 12 tambem podes usar uma fonte de tensão de um PC porque elas têm saídas de +12 e -12v, ou seja, consegues ir buscar uma tesão de 24v.

Podes usar por exemplo este regulador de tensão:

http://www.national.com/mpf/LM/LM338.html#Overview

Segue o link, tem lá um esquema extremamente simples, só com dois condensadores, uma resistência e um potenciómetro.

A parte mais dificil para mim não é a electrónica, é mesmo a serrelharia. Ter  que andar a cortar chapa e afins requere algum equipamento.

Outra coisa que aconselho é ler os datasheets. Sem analisar graficos e tabelas ao detalhe, mas ler a informação e ver os exemplos que lá vêm. É mais acessível do que parece e ensina muito.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

O meu conselho é o mesmo, pega numa fonte dum computador e já ficas com algo bom. Tens é de ter em atenção que as correntes não são simultâneas em todas as tensões e talvez precises de criar uma filtragem extra nas saídas da fonte do computador. Isso vai depender de caso para caso.

Se quiseres criar uma fonte de raíz com essas tensões, o ideal é começar com um transformador multi saída para diferentes tensões. Depois apenas tens de rectificar e podes colocar um lm338 ou 780X para a tensão que pretendes sem perdas.

Nota que tens de criar dissipadores para esses componentes.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
paulojf

Caríssimos:

Antes de mais, muito obrigado pelas vossas respostas. De facto, já me tinha lembrado de usar uma fonte de PC para o efeito, porque as tensões de 5V e 12V são fornecidas directamente por essas fontes. O problema esta(va) na tensão ajustável 0-15V. Sendo assim, e seguindo a v/ sugestão - utilizando o LM338 - como teria que fazer p/ obter os tais 24V (eu percebo de onde vem, matematicamente, este valor, só não percebo como implementá-lo na prática)? Daquilo que dizem, o que posso concluir é que teria que ligar +12V em Vin e fazer dos -12V a referência, como se fosse a massa... é isso??

Obrigado,

Paulo Ferreira

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

Podes fazer 24V e depois criar um ponto central com duas resistências. Assim ficas com +12 e -12. Eu estou a assumir que essas tensões não serão usadas com muita tensão, logo não será de todo descabido fazer assim.

Encontrei uns links ao pesquisar isto da tomada central...

http://www.electronicsteacher.com/circuits-and-diagrams/power-supplies-and-control-schematics/

O problema de usar o LM338 é que numa gama de 1 a 15V é que tens de adicionar um dissipador e as correntes não serão muito elevadas.

Tens aqui um bom documento a explicar fontes comutadas:

http://www.national.com/assets/en/appnotes/f5.pdf

Dito isto, se não me engano, podes adicionar um Transistor ao LM338 e ele já consegue fornecer mais corrente. ;)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pedrotuga

A minha montagem tinha um transitor, mas não fui eu que desenhei o esquema, nunca percebi a lógica do circuito. Curiosamente o transistor tambem precisava de ser montado com um dissipador e aquecia tão ou mais que o regulador, o que me deixou ainda mais confuso.

Um amigo meu que fez uma igual, usou-a para alimentar uma tesla-coil a 10V, pelo que deduzo que aquilo é capaz de dar correntes elevadas a menos de 15 volts, mas lá está, era uma montagem como transistor.

Paulojf, podes fazer isso, não estou a ver nenhum impedimento. Mas estou aqui com uma fezada que não precisas nem de tensões variáveis nem de correntes muito elevadas para nada.

Que tipo de circuito estás a pensar alimentar com a fonte?

PS: Agora puseram-me o bichinho da electrónica outra vez.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bubulindo

A corrente passava por ambos, daí a dissipação em ambos? Um dos problemas com os circuitos destas fontes na net é que ainda usam BJTs em vez de FETs para evitar dissipações elevadas.

Eu estou com o pedrotuga, provavelmente as tensões fixas standard e tensões +\- 12 ou 15 volt serão o que precisas. E as negativas só precisarás se estiveres a tentar montar um circuito com amplificadores operacionais, etc...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.