Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

pabkil

Alocação dinâmica em C

Mensagens Recomendadas

pabkil

Olá pessoal, estou começando no assunto de alocação dinâmica na linguagem C, estou a dois dias no mesmo problema e não consigo identifica-lo de forma nenhuma, aí vai o código:

#include <stdio.h>

#include <stdlib.h>

#define max 100

int main(){

struct end{

char nome[max];

}*p;

int num, i = 0, j = 0;

char c;

scanf("%d",&num);

p = malloc(num * sizeof(struct end));

if(p == NULL){

printf("Erro");

}

for(i = 0;i < num; i++){

c = getchar();

while(c != '\n'){

p[i].nome[j] = c;

j++;

}

p[i].nome[j] = '\0';

j = 0;

printf("Registro: %d\n",i);

printf("Nome: %s\n",p[i].nome);

}

return 0;

}

No caso o objetivo do programa é alocar dinâmicamente memória para uma struct e depois selecionar o número de nomes a serem digitados, ao final tudo é impresso. A principio o código aparenta estar certo, mas ocorre de ele imprimir instantaneamente um nome não digitado ainda e segmentation fault...

Desde já agradeço a ajuda!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Diutsu

O ciclo while é um ciclo infinito, repara que estás sempre a incrementar o j, mas a condição de paragem está dependente de c que é constante.

E se correres o programa, reparas noutro problema: quando fazes c=getchar(); da 1ª vez ele vai-te buscar um \n ao buffer do teclado, e portanto essa 1ª iteração do for é desperdiçada.

XX SINFO - Semana Informática

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pabkil

Fiz correções indicadas:

for(i = 0;i < num; i++){
            if((c = getchar()) != \n){
               p[i].nome[j] = c;
               j++;
            }
            printf("Registro: %d\n",i+1);
            printf("Nome: %s\n",p[i].nome);
          }