Jump to content

Recommended Posts

Posted

O desenvolvimento actual é tão rápido que já há muita coisa a nível de desenvolvimento gráfico para Python pelo que o melhor é fazerem uma pesquisa séria sobre o tema, mas aqui fica um exemplo de como se pode criar ambientes gráficos em Python.

Já há ferramentas de desenvolvimento integradas (IDE) para Python que permitem de uma forma visual criar GUIs em Python como o blackAdder entre outros, mas debaixo das cortinas são utilizados os módulos gráficos como o pyGTK ou o Tkinter. O Tkinter é instalado por defeito no windows e o GTK+ no Linux o que pode pesar na escolha.

Exemplo usando o Tkinter (explicação no fim):

from Tkinter import *

def resize(ev=None):
label.config(font='Helvetica -%d bold' % \
			scale.get())

top = Tk()
top.geometry('250x150')

label = Label(toptext='Hello World', font='Helvetica -12 bold')
label.pack(fill=Y, expand=1)

scale = Scale(top, from_=10, to=40,
		  orient=HORIZONTAL, command=resize)
scale.set(12)
scale.pack(fill=X, expand=1)

quit = Button(top, text='QUIT', command=top.quit, activeforeground='white',
		  activebackground='red')
quit.pack()

mainloop()

Importa-se o módulo a usar, neste caso o Tkinter.

from Tkinter import *

Cria-se um objecto que é a janela principal da app.

Normalmente usa-se o nome top para essa janela.

top = Tk()
top.geometry('250x150')

O objecto top têm várias propriedades que podem ser lidas ou alteradas para configurar a janela.

Criação de um objecto do tipo label.

label = Label(toptext='Hello World', font='Helvetica -12 bold')
label.pack(fill=Y, expand=1)

Na função de inicialização do objecto passam-se alguns valores para o objecto e pode-se sempre ler ou alterar as propriedades como qualquer outro objecto... No python é tudo objectos com métodos e propriedades.

Para gerir os eventos cria-se uma função com respectivos comandos. (def serve para declarar funções ou métodos).

def resize(ev=None):
label.config(font='Helvetica -%d bold' % \
			scale.get())

E depois dá-se o nome dessa função ao comando de um objecto, neste caso uma barra de escala.

scale = Scale(top, from_=10, to=40,
		  orient=HORIZONTAL, command=resize)

O evento é chamado com o parâmetro command, e sempre que se activar o objecto scale (mexer na barra) é executado o evento resize.

No evento resize é alterado o tamanho da fonte do objecto label.

Mais algumas das características do desenvolvimento em Python.

teckV

h2k5

[Artigo no Wiki]

  • 2 years later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.