teckV Posted October 21, 2005 at 05:12 AM Report #5597 Posted October 21, 2005 at 05:12 AM O desenvolvimento actual é tão rápido que já há muita coisa a nível de desenvolvimento gráfico para Python pelo que o melhor é fazerem uma pesquisa séria sobre o tema, mas aqui fica um exemplo de como se pode criar ambientes gráficos em Python. Já há ferramentas de desenvolvimento integradas (IDE) para Python que permitem de uma forma visual criar GUIs em Python como o blackAdder entre outros, mas debaixo das cortinas são utilizados os módulos gráficos como o pyGTK ou o Tkinter. O Tkinter é instalado por defeito no windows e o GTK+ no Linux o que pode pesar na escolha. Exemplo usando o Tkinter (explicação no fim): from Tkinter import * def resize(ev=None): label.config(font='Helvetica -%d bold' % \ scale.get()) top = Tk() top.geometry('250x150') label = Label(toptext='Hello World', font='Helvetica -12 bold') label.pack(fill=Y, expand=1) scale = Scale(top, from_=10, to=40, orient=HORIZONTAL, command=resize) scale.set(12) scale.pack(fill=X, expand=1) quit = Button(top, text='QUIT', command=top.quit, activeforeground='white', activebackground='red') quit.pack() mainloop() Importa-se o módulo a usar, neste caso o Tkinter. from Tkinter import * Cria-se um objecto que é a janela principal da app. Normalmente usa-se o nome top para essa janela. top = Tk() top.geometry('250x150') O objecto top têm várias propriedades que podem ser lidas ou alteradas para configurar a janela. Criação de um objecto do tipo label. label = Label(toptext='Hello World', font='Helvetica -12 bold') label.pack(fill=Y, expand=1) Na função de inicialização do objecto passam-se alguns valores para o objecto e pode-se sempre ler ou alterar as propriedades como qualquer outro objecto... No python é tudo objectos com métodos e propriedades. Para gerir os eventos cria-se uma função com respectivos comandos. (def serve para declarar funções ou métodos). def resize(ev=None): label.config(font='Helvetica -%d bold' % \ scale.get()) E depois dá-se o nome dessa função ao comando de um objecto, neste caso uma barra de escala. scale = Scale(top, from_=10, to=40, orient=HORIZONTAL, command=resize) O evento é chamado com o parâmetro command, e sempre que se activar o objecto scale (mexer na barra) é executado o evento resize. No evento resize é alterado o tamanho da fonte do objecto label. Mais algumas das características do desenvolvimento em Python. teckV h2k5 [Artigo no Wiki]
Knitter Posted October 2, 2008 at 08:37 PM Report #214986 Posted October 2, 2008 at 08:37 PM Este tutorial encontra-se na wiki em http://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral:python:gui_em_tkinter
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